Aprovado em 14° lugar no concurso da ALECE para o cargo de Técnico Legislativo
Legislativo“Joguem conforme as regras, você não precisa saber tudo, precisa saber apenas o suficiente para marcar a bolinha no lugar certo. Vai ser provavelmente sua fase mais difícil, porém é muito gratificante ver seu nome na lista de aprovados, é de fato recompensador”.
Confira nossa entrevista com Daniel Nunes, aprovado em 14° lugar no concurso da ALECE para o cargo de Técnico Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Daniel Nunes: Sou do interior do Ceará, tenho 24 anos e estou no último semestre de Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniel Nunes: O curso passou a não despertar mais meu interesse, então eu vi no concurso público a chance de me realocar.
Estratégia: Por que a área legislativa?
Daniel Nunes: Na realidade eu estudo para área fiscal, porém, como as matérias eram bem semelhantes, fui tentar fazer a prova e acabei tendo um ótimo desempenho.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Daniel Nunes: Minha faculdade é em período integral e eu ainda faço estágio, então todo o tempo livre eu tava estudando.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Daniel Nunes: Essa foi minha primeira aprovação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Daniel Nunes: Tive que ser radical, pois não tinha nenhum tempo livre.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Daniel Nunes: Aqui em casa, somos eu e minha mãe apenas. Ela sempre apoiou como pode. Sou solteiro e sem filhos, então essa era hora de me dedicar aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Daniel Nunes: Estudo desde 2020 para área fiscal, então quando vi a oportunidade de um concurso escada que não exigiria nenhum conhecimento além dos que eu já tinha, não pensei duas vezes antes de fazer. A constância é fruto da sua motivação. Você precisa ter um motivo forte pra continuar estudando.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniel Nunes: Conheci através de pesquisas na internet
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Daniel Nunes: O estratégia foi o único material que usei, até porque era o único que eu conseguia pagar, pois faço parte do Corujinha Social.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Daniel Nunes: O diferencial é o ótimo material em PDF bem aprofundados ou simplificados. Sempre a gosto do estudante.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Daniel Nunes: 100% do estudo que faço é por PDF. Mais rápido, mais ativo, possível marcar, posso pular o que achar desnecessário.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Daniel Nunes: Vídeos no youtube ensinando técnicas de organização e por depoimentos de aprovados. Atualmente estudo cerca de 20 matérias ao mesmo tempo. Estudo cerca de 5 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Daniel Nunes: Resumo só faço das questões que erro no site de questões e das formulas de exatas. Minhas revisões são 90% por questões e 10% consultas por resumo e lei. Resumo é um grande aliado nas 2 semanas finais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Daniel Nunes: Atualmente estou com mais de 30 mil questões resolvidas no site de questões. Exercícios são fundamentais. Pra passar você precisa marcar a bolinha no lugar certo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Daniel Nunes: A maior dificuldade foram alguns direitos e matérias que exigiam decorebas pesadas de lei. Superei as dificuldades fazendo mais questões da banca até eu garantir que se caísse qualquer coisa igual ou parecida com o que já foi cobrado, eu acertaria.
Estratégia: Você fez alguma tabelinha com prazos, datas, quóruns, para auxiliar na memorização de tanta informação? Pregou post it no quarto, algo do tipo?
Daniel Nunes: Anotava prazos e datas sempre que errava uma questão. Com o tempo eles vão ficando mais fáceis de lembrar.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniel Nunes: Sono é inegociável, precisa estar em dia para não criar em você um déficit de atenção. Perdia muitas questões nas provas por desatenção. Pontos que me custaram aprovações da PF e na Sefaz CE. Recomendo dormir bem na última semana e não tentar aprender nada novo. Você ganhará mais pontos revisando o que já estudou.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Daniel Nunes: Não estudei. Só pequei o formato de como a Cespe cobra. Sou bom com redação desde os tempos de ENEM. Meu diferencial nessa prova da ALCE foi a discursiva. Tirei 68 de 70.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Daniel Nunes: Privar sono achando que renderia mais, não definir um método de estudo fixo desde o começo. Não ter um plano definido desde o começo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniel Nunes: Isso nunca. Coloquei na minha cabeça que não tenho plano B é estudar até passar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniel Nunes: Não privem seu sono pra estudar. Joguem conforme as regras, você não precisa saber tudo, precisa saber apenas o suficiente para marcar a bolinha no lugar certo. Vai ser provavelmente sua fase mais difícil, porém é muito gratificante ver seu nome na lista de aprovados, é de fato recompensador.