Aprovado em 2º lugar no concurso TRT 4ª Região para Analista Judiciário – Engenharia
Tribunais“Acredito que os principais conselhos são: não se abalar com as derrotas; não parar com os estudos; estudar as matérias que mais caem em fase pré-edital (português, por exemplo); não criar expectativas com resultados a curto-prazo (se eles vierem, melhor).”
Confira a nossa entrevista com Vinicius Gonçalves, aprovado em 2º lugar no concurso TRT 4ª Região para Analista Judiciário – Engenharia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vinicius Gonçalves: Olá. Finalizei a graduação em engenharia mecânica pela UFSM em 2012. Sou natural de Santa Maria e tenho 33 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vinicius: Já estudo para concursos faz um tempo. Porém, acabei passando em um concurso em 2013, o qual corresponde ao meu emprego atual, e me acomodei e parei de estudar. Entretanto, em 2021 saiu um grande concurso da Petrobras que me atraiu para voltar aos estudos. Então, posso citar vários motivos para voltar a estudar: defasagem salarial no emprego atual; companheira também é concurseira e incentivou; concurso da Petrobras.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Vinicius: Sim. Listo as principais formas de conciliar:
– Diminuição da frequência de atividades de lazer e física;
– Estudar o máximo possível em feriados e finais de semana;
– Tentar tirar férias nas semanas antecedentes aos concursos.
Adotei as estratégias acima para os 2 concursos que fiz esse ano, que foram Petrobras e TRT 4ª Região. E adotarei a mesma estratégia para o concurso TRT MG.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Vinicius: Fui aprovado em 2013 para o concurso da Unipampa, cargo Engenheiro Mecânico. Nesse concurso eu fiquei em 1º lugar.
No concurso da Petrobras de 2021 (prova em 22) eu fiquei no cadastro reserva na colocação 447.
Nesse último do TRT 4ª região eu fiquei em 2º lugar no resultado preliminar.
Pretendo continuar estudando enquanto não for nomeado. Farei o concurso do TRT MG 3ª Região.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Vinicius: Foi quase totalmente focada no estudo, já que sobrava pouco tempo devido a conciliação com trabalho. Diminuí a frequência de encontro com amigos e familiares.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Vinicius: Não. Não. Sim. Minha companheira e família sempre incentivaram e respeitaram a minha decisão de estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Vinicius: Aproximadamente cinquenta dias. Antes disso, eu havia focado no concurso da Petrobras, então posso dizer que já vinha “aquecido” com o estudo. A minha maior motivação para manter a disciplina é a condição financeira que a nova função é capaz de proporcionar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Vinicius: Aulas gravadas, “tira dúvidas”, apostilas em pdf e eventualmente livros de algumas disciplinas do específico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vinicius: Indicação de amigo concurseiro.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vinicius: Sim. Apostilas dinâmicas e questões comentadas realmente fizeram a diferença.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Vinicius: Procurava estudar mais de uma matéria por dia. Geralmente 3 matérias.
Durante a semana estudava em torno de 1,5 hrs-2 hrs líquidas. Nos fins de semana chegava a 8 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Vinicius: Simulados e questões avulsas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vinicius: Fundamental para se acostumar com a forma que a banca cobra os conteúdos e se preparar mentalmente para o que será pedido no dia da prova. Não lembro necessariamente quantas questões, mas se eu fosse estimar, esse ano já devo ter feito mais de 1000 questões (de todas as matérias somadas).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vinicius: Português. Após a prova da Petrobras, eu estudei apenas português de fevereiro a maio. O material do Estratégia foi fundamental.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vinicius: Tirei férias na semana antecedente a prova e estudei o máximo de horas todos os dias.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Vinicius: Fiz muitas redações durante a preparação, sendo no mínimo uma redação por semana. Também estudei um pouco alguns conceitos filosóficos diversos para tentar encaixar argumentos de autoridade no texto.
Aconselho a praticar muito e se acostumar com o ato de escrever à mão (o que hoje já não é algo tão comum).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vinicius: Acredito que acertei em treinar redação e com muitas questões. Errei em não ler atentamente os conteúdos do edital, o que fez eu errar algumas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vinicius: Sim. Já desisti anteriormente. Acabei me acomodando no meu emprego atual e por isso estou há tantos anos nele. Entretanto, o apoio familiar somado à insatisfação com as condições atuais me deram força para perseguir algo melhor. Hoje, estou consciente que é necessário realizar planejamentos a longo prazo para se alcançar resultados satisfatórios.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vinicius: Acredito que os principais conselhos são: não se abalar com as derrotas; não parar com os estudos; estudar as matérias que mais caem em fase pré-edital (português, por exemplo); não criar expectativas com resultados a curto-prazo (se eles vierem, melhor).