Aprovado em 8º lugar no concurso ISS BH para Auditor Fiscal De Tributos Municipais
Fiscal - Municipal (ISS)“Quando me encontrava desmotivado procurava pensar no motivo de eu ter optado pelos estudos para concurso, na futura aprovação e nas possibilidades que ela me reservava […]”
Confira nossa entrevista com Ricardo Vivas Thiers, aprovado em 8º lugar no concurso ISS BH para Auditor Fiscal De Tributos Municipais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco mais sobre você para que os leitores possam conhecê-lo. De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Ricardo Vivas Thiers: Sou do Rio de Janeiro, tenho 28 anos, sou formado em Engenharia de Petróleo e estou cursando Ciências Contábeis.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ricardo: Não cheguei a trabalhar na área de engenharia e decidi estudar para concursos especialmente pela maior segurança e estabilidade profissional que esse ramo proporciona.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Ricardo: Desde o início da minha trajetória nos concursos a área fiscal me pareceu bem atrativa, pois apresenta carreiras de altíssimo nível e reconhecimento no serviço público e a maioria dos seus concursos não exige formação superior em áreas específicas. Além disso, o fato de já ter tido contato com algumas das disciplinas na faculdade, principalmente as da área de exatas, contribuiu para minha decisão.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Ricardo: Felizmente, tive a oportunidade de me dedicar apenas aos estudos durante a minha preparação.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Ricardo: O último concurso que realizei foi o da SEFAZ ES, no qual terminei na 80ª posição no geral, dentro do cadastro de reserva.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Ricardo: Durante a maior parte do tempo estudei sem edital, ainda mais com a pandemia da COVID 19. Nesse período meu foco era compreender bem as matérias do “ciclo básico” para construir uma boa base que me permitisse focar nas disciplinas mais específicas no pós-edital. Sem um objetivo no curto prazo é realmente mais difícil manter a disciplina, mas eu costumava me perguntar se estaria preparado caso o edital saísse naquele momento e isso me motivava a estudar mais já que o tempo no pós-edital é realmente escasso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ricardo: Não me lembro ao certo, mas provavelmente por meio das redes sociais ou da internet no geral.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ricardo: O que eu acho mais interessante é que há uma grande variedade de materiais (PDF completo ou simplificado, resumos, mapas mentais, aulas em vídeo) que podem ser usados dependendo do perfil do aluno. A assinatura também é bem interessante, pois permite o acesso a materiais de diferentes cursos. As trilhas estratégicas, pelo menos no meu caso, ajudaram bastante também.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Ricardo: Sim, recomendaria.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso?
Ricardo: Eu usei um pouco de tudo. Acho que o tipo de material que eu mais usei foram os PDFs, especialmente os que tinham marcação dos aprovados. Mas também assisti muito aos vídeos, principalmente quando eu julgava necessário uma maior compreensão da matéria ou mesmo quando estava cansado para continuar com o material escrito em determinado dia. Além disso, também aproveitava muito os vídeos e o Estratégia Cast enquanto fazia outras tarefas, exercícios, dirigia etc. Assim conseguia transformar esse tempo “perdido” com outras atividades em tempo útil em termos de estudo. Por fim, particularmente nos meses anteriores à prova, eu fiz muitas questões por meio do sistema próprio do Estratégia.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Ricardo: Eu não costumava fazer uma contagem muito precisa de horas de estudo, no geral no começo dos meus estudos e antes do edital eu progredia de uma forma não muito disciplinada, mas no pós-edital da SEFAZ ES e do ISS BH eu estudei durante todo o tempo do dia que eu tinha disponível, praticamente todos os dias, seguindo a trilha estratégica do concurso.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Ricardo: Para o ISS BH eu praticamente segui a trilha estratégica apenas, mas anotava ou “printava” alguns assuntos ou questões que eu achava mais relevantes ou que me pareciam mais complicados para rever nas semanas anteriores à prova. Além disso, fiz uma revisão bem abrangente, relendo todo o material em PDF e fazendo resumos escritos da disciplina de Legislação Tributária Municipal pois tinha um peso alto na prova e poderia ser cobrada na discursiva. No entanto, em minha opinião, esse método só deu certo porque eu já tinha dedicado bastante tempo às matérias do ciclo básico e tinha estudado um pouco antes para o concurso da SEFAZ ES, que teve um edital bem extenso com disciplinas em comum. Assim, a maioria das tarefas da trilha estratégica acabava sendo de revisão e eu conseguia administrar o tempo para me dedicar às matérias específicas. Para quem está começando agora, acho que o ritmo da trilha pós-edital pode ser complicado se houver muitas disciplinas para começar do zero.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina?
Ricardo: Inicialmente, sendo formado em um curso de exatas, tive dificuldade com as disciplinas de direito, por serem bem diferentes de praticamente tudo que eu tinha estudado até então. Eu superei essa dificuldade aos poucos, procurando compreender bem os assuntos mais básicos, em especial o direito constitucional, antes de passar aos mais complexos. As aulas em vídeo foram bem úteis para compreender melhor essas disciplinas.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Ricardo: Eu namoro, moro com meus pais e não tenho filhos. Eles entenderam a minha opção e sempre me apoiaram, em especial permitindo que eu tivesse um ambiente em que pudesse me dedicar totalmente à minha preparação. Sem eles, sem dúvidas não teria alcançado a aprovação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Ricardo: No começo dos estudos e no pré-edital eu progredia nos estudos, mas de uma forma não muito disciplinada, então ainda reservava um tempo para sair com os amigos e família. Já no pós-edital, eu procurava aproveitar todo o tempo que tivesse à disposição para estudar, fosse por PDF, vídeos, ouvindo os casts, fazendo questões etc. Foram uns meses de dedicação praticamente exclusiva aos estudos que foram complicados, abrangendo os períodos festivos de fim de ano, por exemplo, em que eu passei grande parte desses dias focando nos estudos e deixando família e amigos um pouco de lado.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Ricardo: Eu comecei meus estudos de olho na Receita Federal, honestamente, e hoje estou muito feliz com essa aprovação para BH. Então sim, vale a pena fazer outros concursos, desde que seja na mesma área de estudo ou pelo menos próxima.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Ricardo: Eu estudei durante um bom tempo para área fiscal em geral, então tive um tempo grande para me dedicar e dominar as matérias do “ciclo básico”. Para o ISS BH especificamente eu comecei a estudar aproximadamente uma ou duas semanas antes da publicação edital, mas já tinha uma boa base nas disciplinas básicas e vinha de um concurso pra SEFAZ ES que exigiu uma preparação bem extensa e que eu pude aproveitar bem para o ISS BH.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Ricardo: Bastante felicidade e um pouco de alívio também.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Ricardo: A minha última semana foi de revisão intensa, fazendo muitas questões. Na véspera eu revisei alguns pontos específicos que eu tinha destacado previamente, mas não nada muito cansativo.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ricardo: Eu estudei basicamente pelo curso de discursivas disponível para o concurso em específico, sem correção. Eu fiz todas as questões e redações propostas, além de outras relativas a temas que julguei relevante ao longo dos estudos. O meu conselho para as discursivas é praticar bastante, principalmente para controlar o tempo durante a prova, e dominar as disciplinas passíveis de cobrança.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Ricardo: No início dos meus estudos, eu até avançava, mas de uma forma meio desordenada. Acredito que se tivesse sido um pouco mais organizado poderia ter tido mais eficiência nesse período e economizado tempo, mas também acredito que justamente por demorar um pouco mais nas disciplinas mais básicas eu pude obter um entendimento grande dessas matérias, o que me rendeu frutos posteriormente.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Ricardo: O mais difícil, para mim, é realmente manter a disciplina nos estudos e abrir mão de tempo, comemorações e outros eventos com amigos e familiares para alcançar o seu objetivo. No entanto, quando decidi por esse caminho sabia que seria assim e, por mais que houvesse dias em que estivesse bem desmotivado, nunca cogitei desistir.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Ricardo: Quando me encontrava desmotivado procurava pensar no motivo de eu ter optado pelos estudos para concurso, na futura aprovação e nas possibilidades que ela me reservava, além do fato de que o estudo e a preparação, por mais difíceis que pudessem ser, eram etapas necessárias nessa trajetória.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ricardo: A principal mensagem que eu deixo aos que estão começando agora é que acreditem em si mesmos e se dediquem verdadeiramente aos estudos, que mais cedo ou mais tarde certamente seus nomes também estarão na lista de aprovados.