Aprovado em 16° no concurso SEFAZ AM para Técnico de Arrecadação da Fazenda Estadual
Fiscal - Estadual (ICMS)“Não se preocupem em aprender 100% de tudo em um curto prazo, leva um tempo conseguir absorver muito conteúdo. Paciência e disciplina são a chave.”
Confira nossa entrevista com Luiz José Costa Neto, aprovado em 16° no concurso SEFAZ AM para Técnico de Arrecadação da Fazenda Estadual:
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Luiz: Sou de Fortaleza – CE. Tenho 31 anos. Sou formado em Engenharia Mecânica.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luiz: Sim, trabalhei cerca de 1 ano na minha área de formação. O que me levou a estudar para concurso foi o desejo da estabilidade.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Luiz: A escolha pela área fiscal no primeiro momento se deu pelo valor atrativo que é pago pelos serviços prestados. Saber que poderei dar a minha família conforto foi um dos pontos que me ajudou a definir esse foco.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Luiz: Graças ao apoio dos meus pais, eu pude apenas estudar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Luiz: Fui aprovado apenas nesse. Técnico de Arrecadação de Tributo Estadual. Fiquei em 16° lugar.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Luiz: Estudo desde 2016. Mantive-me focado em vista da necessidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luiz: Conheci o Estratégia por meio de amigos que já estudavam e me recomendaram.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luiz: Organização em um local só, o que me economizou muito tempo, visto que não precisei ir atrás de mais nenhum outro.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Luiz: Com certeza.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Luiz: Apenas os PDFs. Estudava do começo ao fim deles e, quando acabava, voltava ao início e via tudo de novo.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Luiz: Nunca gostei de mensurar horas/dia, pois achava que me dava uma métrica não realista, visto que sábado e domingo eram dias que eu estudava menos. Sempre medi meu desempenho com médias semanais, que ficavam em torno de 30h semanais em pré-edital, e 40h semanais em pós-edital.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Luiz: Estudava 6 blocos de matérias diferentes por dia de segunda a sexta e 4 blocos de matéria por dia sábados e domingos. Gostava de ler e reler várias e várias vezes o PDF. Só ia para questões para medir o nível de absorção de conteúdo. E eu mesmo montava meus planos de estudos, sempre aprendendo com os erros que cometia em planos anteriores.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Luiz: Direito Administrativo e Direito Constitucional, pela grande quantidade de detalhes a serem decorados. Foi relendo muitas e muitas vezes que fui absorvendo.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Luiz: Sou solteiro, mas namorei quase toda a jornada, sem filhos e moro com meus pais. Todos sempre me apoiaram, nunca tive nada o que me preocupar em pressão vinda deles.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Luiz: Quase radical, saía apenas com poucos amigos e com minha ex-namorada.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Luiz: Acredito que seja válido se você não tem condições de focar direto no que você almeja.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Luiz: 6 anos
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Luiz: Fiquei sem reação por um bom tempo, depois de uma imensa felicidade.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Luiz: A semana que antecede as provas sempre acabo estudando menos, porém na véspera da prova eu estudei mais que qualquer outro dia. Inclusive acordei 3h da manhã para revisar assuntos antes da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Luiz: No início deixei-me influenciar muito por “métodos” que diziam ser os melhores (como algum universal). E um dos maiores acertos foi me libertar de tentar me encaixar nesses “métodos” e estudar como achava que seria melhor para meu aprendizado.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Luiz: O mais difícil foi o término do meu namoro. Mas nunca pensei em desistir.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Luiz: Conseguir dar conforto a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luiz: Não se preocupem em aprender 100% de tudo em um curto prazo, leva um tempo conseguir absorver muito conteúdo. Paciência e disciplina são a chave.