Aprovado em 5° lugar para oficial PM no concurso PM RN
Policial (PM/BM - Oficial)“O caminho não vai ser fácil, mas com perseverança, constância e disciplina a vitória é certa. Desistir não deve ser uma opção.”
Confira a nossa entrevista com Lucas Do Nascimento Alves de Albuquerque, aprovado em 5° lugar para oficial PM no concurso PM RN:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas do Nascimento: Tenho 26 anos de idade e sou natural de João Pessoa, capital da Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Lucas do Nascimento: A estabilidade financeira é algo que chama atenção no mundo dos concursos públicos. Além disso, sempre admirei a carreira policial. Então, juntei o útil ao agradável e iniciei minha preparação para os concursos públicos focando na área policial.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lucas do Nascimento: Sim, atualmente sou soldado da polícia militar do estado da Paraíba. Estudava nos dias que estava de folga e também nos horários reservados para o descanso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Lucas do Nascimento: Fui aprovado no concurso de soldado da polícia militar da Paraíba. Além disso, já bati na trave em outros concursos policiais : PF, PCPB, PPCE, PMPE, dentre outros. Estou muito feliz com a aprovação para o CFO-PMRN, mas pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lucas do Nascimento: Minha vida social durante a preparação para o concurso era razoável. saía com familiares e amigos, porém, priorizava os estudos de rotina. No dia que tinha algum compromisso familiar, estudava alguma disciplina para o dia não passar em branco.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas do Nascimento: Sou casado e tenho um filho pequeno. Minha família me apoiou nos meus momentos de estudo e entendiam que o sacrifício e a dedicação aos estudos tinha um propósito maior. Os amigos também me apoiaram, pois a maioria estuda para concurso também e entende esse caminho.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas do Nascimento: Estudei em média 4 meses direcionado para o último concurso, mas o que me ajudou muito foram os estudos de rotina que sempre busco manter. Entendo que a constância e a disciplina são as maiores ferramentas para a aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas do Nascimento: Utilizei em maior parte para minha preparação os materiais em PDF do Estratégia Concursos, pois conseguia revisar um grande número de assuntos em menor tempo. Conciliava também com as questões comentadas que tinham ao final do material teórico. Quando era um assunto de maior complexidade, recorria ao vídeo aula.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas do Nascimento: Através de amigos e da internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas do Nascimento: Sim, o grande diferencial que notei foi a forma como o material em PDF é montado e esquematizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas do Nascimento: Montei meu plano de estudo em ciclos de disciplinas e estudos de modo que dividia em 3 ou 4 matérias por dia. Antes do edital, estudava em média 3 horas líquidas diárias. Após o edital, aumentei a intensidade para uma média de 6 horas líquidas diárias. Importante ressaltar que todos os dias resolvia diversas questões do assunto que eu estudava.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas do Nascimento: Minhas revisões sempre foram baseadas em questões e PDF resumido.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas do Nascimento: Acredito que a resolução de questões é o principal aliado da aprovação, após o estudo teórico. Quanto maior a resolução de questões, melhor. Resolvi mais de 6 mil questões durante minha trajetória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas do Nascimento: Disciplinas de legislações específicas que não são tão comuns. Quando não entendia a disciplina, recorria ao vídeo aula.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas do Nascimento: Não tem segredo: muitas questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Lucas do Nascimento: Aconselho uma preparação com um profissional da área. Além disso, não pode relaxar nem deixar de praticar as redações, pois é uma matéria que faz o diferencial na aprovação.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Lucas do Nascimento: Tenho praticado treinos de rotina durante a semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas do Nascimento: O principal erro durante outros concursos que não obtive a aprovação foi deixar para estudar depois do edital. E o principal acerto para essa aprovação foi começar os estudos de forma antecipada.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas do Nascimento: Desistir não é opção. Minha principal motivação é o meu filho e minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas do Nascimento: O caminho não vai ser fácil, mas com perseverança, constância e disciplina a vitória é certa. Desistir não deve ser uma opção. FÉ EM DEUS.