Aprovada em 18º lugar no concurso TJMS para Analista Judiciário - Área Fim Campo Grande – MS
Tribunais“Tente se encontrar e imaginar onde quer chegar, não deixe interferências externas te influenciarem (problemas familiares, psicológicos, cognitivos, etc). Se inevitavelmente elas agiram contra o seu progresso, sempre há tempo de recomeçar. Nunca é tarde! A vida é ser feliz no caminho e não só no fim.”
Confira a nossa entrevista com Karin Thais Aires Gall, aprovada em 18º lugar no concurso TJMS para Analista Judiciário – Área Fim Campo Grande – MS:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Karin Thais Aires Gall: Sou formada em direito pela Universidade Católica de Brasília, nascida e criada em Brasília.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Karin Thais: Desde a graduação tive a certeza que gostaria de trilhar o caminho dos concursos, mas até pouco tempo não tinha certeza absoluta de qual área escolher, até que vi oportunidade na área de tribunais com o TJDFT, TJMS e outros.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Karin Thais: Trabalhei por um período como estagiária em pós-graduação no MPF, para adquirir experiência prática, mas sempre tive o suporte da minha mãe.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Karin Thais: Eu fui aprovada para técnico do TJDFT também, na fase objetiva do TJGO para analista judiciário, na fase objetiva do TJDFT para analista judiciário e em 18º para analista judiciário no TJMS. Pretendo continuar estudando porque ainda não atingi meu objetivo final, que é a nomeação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Karin Thais: Assim que comecei a estudar para os tribunais em agosto do ano passado, minha vida social diminuiu drasticamente, senti que era necessário para intensificar os estudos. Entretanto, não radicalizei, saia eventualmente, só que com ritmo bem menor.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Karin Thais: Não sou casada e nem tenho filhos, admiro bastante quem consegue estudar com filhos pequenos! Minha família e amigos me apoiaram integralmente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Karin Thais: Estava estudando desde agosto de 2021, ou seja, 10 meses de estudo. Para manter o foco, tinha metas diárias e as cumpria rigorosamente, apenas as postergava quando surgiam compromissos inadiáveis.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Karin Thais: Eu estudei pelo material PDF do Estratégia e por questões anteriores. Através do PDF era possível fazer leituras mais rápidas, dinâmicas, para assuntos que eu já tinha certo domínio ou que ainda lembrava bem. Grifava partes relevantes e as relia depois, também li algumas vezes o passo estratégico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Karin Thais: Um colega me apresentou a plataforma na época da faculdade.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Karin Thais: Fiz o TJGO em dezembro do ano passado como teste, quando ainda não tinha concluído o edital para o qual eu estava estudando, nem estava em fase de revisão. Acabei aprovada para correção da discursiva na colocação 156ª. O edital previa correção da discursiva dos primeiros 400 colocados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Karin Thais: O que mais me atrai no Estratégia é a busca constante da plataforma de ajudar o aluno em suas revisões, indicando os temas mais importantes através dos grifos dos aprovados e também do passo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Karin Thais: Tive ajuda essencial na montagem do cronograma. Estudava várias matérias por dia. Em média 8 horas liquidas por dia de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Karin Thais: Lia meus grifos no PDF depois de 30 dias de estudo regular, os passos estratégicos na reta final e fazia mais questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Karin Thais: A Resolução de exercícios é fundamental para conhecer os assuntos que a banca gosta e a forma de cobrança.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Karin Thais: Tive dificuldade em português da FGV, não conseguia compreender o que a banca buscava do candidato. Busquei fazer o máximo de questões possíveis. Mesmo assim, no concurso do TJDFT, eu não fui bem nessa matéria. Acredito que por conta de ansiedade e nervosismo, pois uma semana depois quase gabaritei português da mesma banca FGV na prova do TJMS e ambas tiveram o mesmo nível de dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Karin Thais: Estudei todos os dias antes da prova até o TJDFT, inclusive no dia anterior até 21 hs. Quando fiz o TJMS, uma semana depois, diminui bastante o ritmo e diminui o nervosismo, isso me ajudou muito a superar as falhas do concurso anterior.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Karin Thais: Aconselho focar bastante nas questões discursivas, pois, por mais que o candidato saiba a matéria, é muito importante saber argumentar sobre ela e sem a prática recorrente, a forma de dissertar acaba por ser prejudicada.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Karin Thais: Meu maior acerto foi o foco e disciplina que tive. Meu maior erro foi priorizar pouco a prática de questões discursivas, sabia o conteúdo, mas não sabia concatenar as ideias e escrever conceitos da forma que o espelho de resposta pedia, por isso, acabei reprovando em dois concursos na parte discursiva.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Karin Thais: Antes de agosto do ano passado, desisti e reiniciei várias vezes os estudos para várias áreas porque não tinha encontrado o que queria, pensava em vários caminhos e não achava nenhum certo para o momento, porém, quando finalmente me encontrei, decidir ir até o final e dar todo o esforço que estava ao meu alcance.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Karin Thais: Tente se encontrar e imaginar você onde quer chegar, não deixe interferências externas te influenciarem (problemas familiares, psicológicos, cognitivos, etc). Se inevitavelmente elas agiram contra o seu progresso, sempre há tempo de recomeçar. Nunca é tarde! A vida é ser feliz no caminho e não só no fim.