Aprovado no concurso PP-DF para Agente de Segurança Penitenciário
Policial (Agente Penitenciário)“Fiz 6 concursos enquanto estudava por outros cursinhos e acabei reprovando em todos. Por isso mudei minha estratégia e adquiri a assinatura do Estratégia.”
Confira a nossa entrevista com Geraldo Cesar, aprovado no concurso PP-DF para Agente de Segurança Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Geraldo Cesar: Meu nome é Geraldo, tenho 26 anos, sou natural de Unaí-MG, porém resido em Brasília há 22 anos. Sou bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) desde 2018 e atualmente estou iniciando minha especialização em Segurança Pública e Investigação Criminal.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Geraldo Cesar: Desde quando era criança, sempre tive admiração e curiosidade pelas carreiras policiais, principalmente quando visualizava as viaturas nas ruas. No final da adolescência, indignado com a violência que assola o Brasil, decidi que um dia me tornaria Delegado de Polícia aqui no Distrito Federal.
A partir disso, meus passos após a conclusão do ensino médio seria almejando o cargo de Delegado, o qual necessitava concluir o curso de Direito, possuir 3 anos de prática jurídica ou policial, bem como a aprovação em concurso público.
No período de faculdade, nunca tive o interesse em advogar nem trabalhar em outra carreira jurídica para ter a prática jurídica, então restou buscar os 3 anos de prática policial.
Em 2019, após concluir o curso de Direito, decidi iniciar os estudos para os concursos policiais. Entre 2019 e 2021, fracassei em 6 oportunidades, porém nunca desisti. Agora, em 2022, finalmente veio o sucesso e minha primeira aprovação dentro das vagas imediatas da Polícia Penal do Distrito Federal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Geraldo Cesar: Sim. Trabalhava no período da manhã entre segunda e sexta e aos domingos.
Não tive muita dificuldade em conciliar, visto que tinha o período da tarde e noite para estudar e treinar para o teste físico.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Geraldo Cesar: Fui aprovado no cargo de Investigador de Polícia da Polícia Civil do Paraná, em 528º lugar, e no cargo de Policial Penal da Polícia Penal do Distrito Federal, em 59º lugar, sendo este nas vagas imediatas.
Atualmente pretendo seguir cursando a pós-graduação e dar início aos estudos para o concurso de Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Geraldo Cesar: Minha vida social durante a preparação para os concursos quase não existiu. Nesse período, faltei aniversários, churrascos, reuniões familiares, reuniões entre amigos, deixei de viajar algumas vezes. Tudo isso por um bem maior, a aprovação em um concurso público.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Geraldo Cesar: Sou solteiro e não possuo filhos.
Meu maior apoio nesse período foi dos meus pais e do meu irmão, desde ajuda financeira até apoio moral e psicológico. Não posso esquecer também de alguns poucos amigos que me restaram nesse período e outros que surgiram, com apoio através de mensagens e muita motivação para não desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Geraldo Cesar: Após 2 anos e meio de estudos, é muito difícil manter a disciplina, uma vez que há um longo período de pressão e cansaço mental. Contudo, o objetivo sempre foi maior que o cansaço mental. Então, nos 6 meses de estudos para a PPDF, tive que manter sempre o pensamento positivo no sonho de ser policial, pois não havia tempo a ser perdido.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Geraldo Cesar: Utilizei os PDFs do Estratégia, uma vez que os materiais contém conteúdo bastante aprofundado e com questões. Após a leitura destes, utilizava os passos estratégicos e muitas questões para me direcionar melhor para o dia da prova.
As vantagens dos PDFs é que são aprofundados e objetivos, perfeitos para o nível atual dos concursos públicos de nível superior. A única desvantagem é que a grande quantidade de leitura pode levar a um cansaço mental maior.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Geraldo Cesar: Conheci através das contratações da professora Adriane Fauth e do professor Thallius Moraes.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Geraldo Cesar: Iniciei minha vida de concurseiro em outros cursos. Porém, todos iguais com materiais incompletos e desatualizados.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Geraldo Cesar: Fiz 6 concursos enquanto estudava por outros cursinhos e acabei reprovando em todos. Por isso mudei minha estratégia e adquiri a assinatura do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Geraldo Cesar: Senti que meu tempo foi otimizado com a objetividade dos PDFs do Estratégia, o qual há conteúdo teórico complementado por questões a cada capítulo do material. Outra ferramenta que utilizei bastante foi o passo estratégico, que me orientou com revisões eficientes e mostrou pontos importantes com alta relevância para o concurso o qual eu estava estudando.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Geraldo Cesar: Montei meu plano de estudos com foco nas matérias que eu tinha maior dificuldade de aprendizagem. Estudava 3 matérias por dia durante um período de 3 a 4 horas líquidas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Geraldo Cesar: Minhas revisões eram através do passo estratégico e por resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Geraldo Cesar: Após o estudo teórico, não há nada mais relevante que resolução de exercícios, visto que revisará conteúdo e aprenderá as técnicas que a banca utiliza para a criação das questões.
Acredito que eu tenha resolvido de 50 a 100 mil questões nos 3 anos de estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Geraldo Cesar: Eu tinha maior dificuldade nas matérias básicas, principalmente português e informática. Então procurei reforçar o conteúdo teórico no meu plano de estudos, bem como dobrar o número de resolução de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Geraldo Cesar: Na semana que antecedeu a prova da Polícia Penal do DF, decidi mudar minha estratégia. Estudei apenas assuntos que eu tinha maior dificuldade para tentar ir com o conteúdo fresco na memória.
No dia que antecedeu a prova, assisti a revisão de véspera do Estratégia.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Geraldo Cesar: Está sendo tranquilo. Estou me preparando para o teste físico há alguns meses junto com alguns amigos que também foram aprovados na PPDF. Quanto as demais etapas, ainda não iniciei a preparação para elas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Geraldo Cesar: Meus principais acertos foram a persistência e a insistência em nunca desistir, e a sempre buscar melhorar a cada dia. E meu principal erro foi o maior problema do concurseiro, a procrastinação em momentos indevidos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Geraldo Cesar: Pensei em desistir todas as vezes que saía o gabarito oficial das provas em que fui reprovado. Contudo, o objetivo e o sonho sempre foram maiores que o pensamento em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Geraldo Cesar: Meu conselho é para que as pessoas lutem por seus sonhos e objetivos, seja com 1h líquida disponível ou com 5, 6 horas líquidas disponíveis. Levem a sério cada segundo estudado. Deixem para trás coisas supérfluas. Estudem calados. Jamais deixem para iniciar com edital aberto, antecipem-se sempre. Não levem a sério opiniões de pessoas que não têm relevância em suas vidas. E lembrem-se, a sensação da aprovação é uma das melhores que existe. Espero que cada um de vocês que estejam lendo sintam, um dia, esse gostinho da aprovação.