Aprovado em 2° no concurso ELETROBRAS na vaga de Técnico em Eletrotécnica - Angra dos Reis
Engenharias e TIConcursos Públicos“Eu sempre saía mal em Português e depois que fiz o curso em 2019 eu fui aprovado no EAGS e mantive boas notas nos próximos concursos. Eu achei a combinação de videoaula e PDF por si só bem eficiente.”
Confira a nossa entrevista com Daniel Cesar Dias Edson Belmiro da Silva, aprovado em 2° no concurso ELETROBRAS na vaga de Técnico em Eletrotécnica – Angra dos Reis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniel César Dias Edson Belmiro da Silva: Sou técnico em eletrotécnica, estudante de engenharia elétrica. Tenho 25 anos, nasci em Niterói-RJ, porém residi apenas no Rio de Janeiro, e recentemente me mudei para Barra Mansa.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniel César: Meu interesse nas forças armadas. Dos concursos fora da área militar, minha motivação foi pelo fato da seleção dos concursos ser bem técnica. Quando eu tentava arrumar emprego ou estágio, eu quase nunca era avaliado de forma técnica, e sim por meio de entrevistas subjetivas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Daniel César: Quando comecei, eu não trabalhava formalmente, apenas poucas horas por semana. Agora, trabalhando em horário integral foi difícil. Eu usava o horário de almoço e fazia exercícios quando estava com tempo livre no trabalho, mas o tempo principal era de noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Daniel César: EAGS (Aeronáutica) em 9º e 13º lugar (não cheguei a entrar, pois fui eliminado em outras etapas). Agente de combate ao vetor (Prefeitura de Barra Mansa), 3º lugar. Tive boa colocação em algumas outras provas, mas não fiquei dentro do número de vagas. Pretendo continuar estudando, dessa vez para Engenharia Elétrica, mas no momento devo focar na minha formação e depois vou focar em concursos na área.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Daniel César: Eu nunca tive vida social muito ativa. Eu saía poucas vezes e não era algo que afetava os estudos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Daniel César: Sou solteiro, sem filhos. Apoiaram, principalmente financeiramente. Concursos acabam saindo caro, principalmente quando há etapas fora da cidade em horários ruins.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Daniel César: Cerca de 1 mês. Porém antes eu estava estudando para outro concurso, do IF-RJ, meu foco principal era as matérias de direito/legislação. Eu precisei estudar muito durante esse tempo, aproveitando cada minuto que eu conseguia no trabalho.
Eu sabia que essa era minha melhor oportunidade, pois na prova caía quase exatamente o que eu tinha estudado no meu curso na área de específica, e tinha inglês, que é uma matéria que muitos concorrentes têm dificuldade, mas eu não porque já leio e consumo conteúdo em inglês durante meu tempo de lazer. O fato de ser minha melhor oportunidade foi o que me fez ter disciplina. Eu me assustei um pouco com a quantidade de inscritos, porém eu mantive o foco.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Daniel César: Provas antigas, material didático do curso técnico e videoaulas. Eu fiz um curso de português para o EAGS, e no caso foi completo, com videoaulas e PDFs. A desvantagem do curso é principalmente o tempo, precisa ter tempo. A vantagem é que não deixa buracos no aprendizado.
As vantagens e desvantagens de material e videoaulas avulsas são justamente o contrário do curso, dá para estudar mais conteúdo em menos tempo, porém é difícil estudar tudo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniel César: Conheci quando precisava estudar português para o EAGS (Aeronáutica), achei um curso de português avulso para técnico em administração da EAGS. Porém como a prova de português é igual para todos os cargos eu comprei.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Daniel César: Sim, o que me incomodava mais era a duração do curso ser muito curta para quantidade de videoaulas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Daniel César: Não fui aprovado e mais recentemente fora do número de vagas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Daniel César: Senti diferença em Português, pois eu sempre saía mal em Português e depois que fiz o curso em 2019 eu fui aprovado no EAGS e mantive boas notas nos próximos concursos. Eu achei a combinação de videoaula e PDF por si só bem eficiente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Daniel César: Eu não tinha um plano de estudos para dividir meu tempo, para específica eu tinha um papel que organizei as matérias que caíam, para português meu foco foi em conteúdo mais resumido, lives no canal do Estratégia. Estudava cerca de no mínimo 2 horas e no máximo 8, em média 4 horas. A quantidade de horas dependia muito do meu trabalho e se eu conseguia mais tempo, além do horário de almoço. Como eu só precisava estudar 2 matérias eu não precisei fazer nenhum tipo de divisão.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Daniel César: Meus resumos foram mais escrever fórmulas pouco usadas, eu focava muito na prática em si. Meus simulados eram as provas antigas, eu sempre procurei fazer primeiro as provas mais antigas e por último, na semana da prova, fazer a prova mais recente como uma espécie de teste. Eu treinava também com provas de Engenharia Elétrica, que apesar de estarem acima do meu nível tinham boas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Daniel César: A importância é saber meus pontos fracos. Além de ser importante no processo de aprendizagem. Eu não lembro a quantidade de questões, mas no dia a dia eu fazia algumas poucas questões e nos dias que eu tinha tempo eu resolvia várias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Daniel César: Português. Como meu foco sempre foi mais nas exatas, Português ficou muito de lado. Para superar tive que ter disciplina e estudei o material do curso completamente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniel César: Eu passei a estudar mais superficialmente na parte de específica, assisti um vídeo de 4 horas, de resoluções de questões da Cesgranrio de Engenharia Elétrica, foi uma live no canal do Estratégia, algumas questões não caem em provas de nível técnico, mas no geral foi bem produtivo. Na semana da prova não dá tempo de aprofundar muito numa matéria específica.
Na semana da prova eu procurei em vez de fazer provas antigas inteiras, fazer apenas as questões que eu tinha errado e anotado. Para Português eu procurei apenas continuar assistindo lives antigas do Estratégia. No dia pré-prova estudei pouco. Geralmente nesses dias eu não estudo muito. A prova por si só já é cansativa, antes da prova é bom descansar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniel César: Meu principal erro foi não ter revisado matérias importantes que tive na minha formação e ter que estudar tudo em cima da hora. Meu principal acerto foi ter feito muitas provas no passado e ganhado experiência.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniel César: Talvez, eu nunca fui de desistir. Eu quando perdia a motivação procrastinava ou estudava pouco. O que me motivou a estudar muito, dessa vez foi a minha perspectiva de vida se eu continuar no meu trabalho atual.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniel César: Eu aconselho a se inscrever nos concursos e fazer provas o mais cedo possível, para ganhar experiência. É importante também procurar ter bom desempenho durante a formação do curso técnico ou superior exigido pelo concurso, assim se pode garantir boa nota na prova específica do concurso, e se pode focar nas outras matérias. Recomendo também considerar processos seletivos e concursos mais fáceis, quem estuda para concursos mais difíceis muitas vezes consegue passar em provas mais fáceis e depois continuar estudando.