Aprovado em 3° lugar para Técnico Judiciário - Área Administrativa | Cadastro Reserva no concurso TRT MT
Tribunais“Comecem o quanto antes, escolham um método eficiente de estudo e não subestimem o poder da constância. Faça chuva ou sol, estude. Se você se predispôs a estudar, só pare quando estiver aprovado.”
Confira a nossa entrevista com Arthur Pontes de Santana, aprovado em 03° no concurso TRT MT para Técnico Judiciário – Área Administrativa | Cadastro Reserva:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Arthur Pontes de Santana: Meu nome é Arthur Pontes, nasci em Salvador, tenho 22 anos, sou estudante de Direito de uma universidade estadual no interior da Bahia. Atualmente estou no 4º semestre.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Arthur: Minha namorada (futura esposa), que é do Mato Grosso. O concurso público era a forma mais segura de mudar para outro estado com estabilidade financeira e, sem sombra de dúvidas, o TRT era a melhor oportunidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Arthur: Larguei os bicos que fazia para estudar para o concurso. Apenas conciliava os estudos com a faculdade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Arthur: Além do TRT-MT, fui aprovado em 15º lugar na DPE-MT – Técnico de Apoio Administrativo, área fim. Pretendo continuar estudando para o cargo de procurador.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Arthur: Não tinha vida social. Abdiquei de quase tudo para estudar: amigos, futebol, praia, festas etc. Raras vezes ia a um local e não demorava para voltar e continuar estudando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Arthur: Minha futura esposa me apoiou bastante. Chegou a me ajudar comprando materiais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Arthur: Foram exatos 4 meses e 10 dias. A minha constância foi fruto do meu querer. Eu queria muito ser aprovado para conseguir me mudar. Simplesmente não podia falhar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Arthur: Utilizei, quase que unicamente, os PDFs. Não existem desvantagens. Sem sombra de dúvidas, os PDFs do Estratégia são os melhores do mercado. Raras vezes assistia uma aula de resolução de questões de RLM e português.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Arthur: Minha mãe, que é concursada e utilizou o Estratégia durante a preparação, apresentou o curso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Arthur: Sim. Utilizei o portal de uma concorrente, mas os materiais, além de não abordarem o conteúdo com clareza, eram bagunçados. Todos as semanas, quando as matérias novas eram inseridas, eu ficava perdido: não sabia onde tinha parado, se estava estudando na ordem correta, se aquilo ocorria com todas as plataformas etc.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Arthur: Não fiz.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Arthur: Os PDFs muito bem organizados. Apresentam uma didática sem igual: esquemas, cores, grifos nas palavras importantes, questões comentadas etc.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Arthur: Montei sozinho. Como tinha o dia livre – minha faculdade era à noite –, dividia-o em duas matérias: uma pela manhã e a outra pela tarde. Estudava todas as horas disponíveis do meu dia – não cheguei a cronometrar.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Arthur: Fazia as revisões sempre depois de ter lido e marcado todo o material da disciplina. Não fazia resumos, mapas mentais, “flashcards” etc., uma vez que essa elaboração demandava algo que eu não tinha: tempo. Fiz os simulados de reta final, fiquei em primeiro lugar no ranking em dois dos três disponibilizados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Arthur: Sem dúvidas, a resolução de exercício faz parte da “engrenagem da aprovação”. Não lembro exatamente quantas questões fiz, mas fazendo uma conta por alto, devo ter feito algo na casa dos milhares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Arthur: Direito Processual do Trabalho. Como eu tinha dificuldade, fiz mais revisões e questões dessa matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Arthur: Tentei controlar a ansiedade e estudar normalmente – mesmo com os obstáculos que a rotina apresentava, como viagem aérea, preparação das malas, organização dos documentos etc. No dia pré-prova, assisti parte da revisão de véspera aqui do Estratégia, o que me fez acertar uma questão a mais na prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Arthur: Erro: não ter começado antes. Acerto: ter construído um método de estudos simples e eficiente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Arthur: Diversas vezes. Cheguei a pensar que concurso de nível médio (muito concorrido) era mais difícil que os “concursos fins”, pois exigia do candidato quase a perfeição em número de acertos. O que me motivava era justamente a minha namorada. Não podia parar de estudar, porque precisava levar adiante nossa vida conjugal.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Arthur: Comecem o quanto antes, escolham um método eficiente de estudo e não subestimem o poder da constância. Faça chuva ou sol, estude. Se você se predispôs a estudar, só pare quando estiver aprovado.