Aprovado em 6° lugar para Auditor no concurso ISS Passo Fundo RS
Fiscal - Municipal (ISS)“Pude contar com o apoio da minha família e também existem ótimas ferramentas no mercado que ajudam no processo. O processo é difícil, mas o resultado compensa. Eu tenho que fazer a minha parte, pois para alcançar os objetivos depende de mim.”
Confira a nossa entrevista com André Luiz Aristimunho Ribeiro, aprovado em 6° lugar para Auditor no concurso ISS Passo Fundo RS:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
André Luiz Aristimunho Ribeiro: Sou bacharel em Direito e tecnólogo em Comércio Exterior. Tenho 38 anos e nasci no Rio Grande do Sul.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
André Luiz: Eu já trabalhava em uma estatal como concursado, mas não estava satisfeito com minha atividade. Desde muito tempo almejo trabalhar na área fiscal, como servidor público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
André Luiz: Não. Só voltei a estudar para concursos depois de ter pedido demissão.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
André Luiz: Em 2003 fui aprovado no Banco do Brasil, onde trabalhei por 16 anos. Comecei a estudar para concursos no final de 2021 e até agora fui aprovado no ISS Balneário Piçarras (8º), ISS Blumenau (88º), ISS Bento Gonçalves (43º), ISS Erechim (16º – provisório) e ISS Chapecó (32º), porém fora das vagas. No ISS Passo Fundo fiquei em 6º lugar, dentro das vagas. Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
André Luiz: Sou bastante caseiro e tenho filha pequena. Os estudos não causaram uma severa restrição para atividades sociais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
André Luiz: Sim, sem o apoio de minha esposa não conseguiria ter tempo para estudar. E pude contar com a ajuda e o incentivo de meus pais e meus sogros.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
André Luiz: Na verdade eu estava focado no ISS Chapecó. Estudei por 2 meses para esse concurso. As provas do ISS Passo Fundo foram na mesma época, então pude aproveitar bastante conteúdo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
André Luiz: Minha tática é assistir à videoaula e, em seguida, ler o pdf fazendo marcações. Posteriormente, eu reviso somente as marcações.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
André Luiz: Pela internet, redes sociais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
André Luiz: Sim, quando comecei a estudar para área fiscal fiz um curso pós-edital de um concorrente. O curso é bom, não tenho do que reclamar.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
André Luiz: Sim, fiz o concurso de analista da SEFAZ SC mas fui eliminado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
André Luiz: Posso apontar dois diferenciais do Estratégia em relação ao outro material: na videoaula, a tela cheia para o aluno enquanto o professor explica e vai escrevendo; e o pdf tem uma diagramação “mais amigável”, o que torna a leitura melhor.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
André Luiz: Dividi cada dia em dois turnos: tarde e noite. Em cada turno estudava uma matéria, cuidando para não repetir matéria no mesmo dia. O objetivo era fazer uma aula em cada turno. Cada turno rendia de 3 a 4 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
André Luiz: Para as aulas do Estratégia não fazia resumos, apenas a marcação e algumas anotações no pdf. Para a legislação seca, fazia leitura, marcação e reescrevia a lei resumida/esquematizada. Fiz o simulado do ISS Chapecó.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
André Luiz: Em razão do tempo, fazia poucos exercícios.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
André Luiz: Ainda tenho dificuldades com contabilidade, talvez por eu ter formação em direito. É uma falha minha, ainda não dei a atenção que essa matéria demanda.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
André Luiz: Finalizei a programação normal de estudos e no dia pré-prova a última leitura da lei seca e revisão das marcações do pdf.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
André Luiz: No primeiro concurso que fiz nessa retomada, o de analista da SEFAZ SC, aprendi que não se deve abandonar nenhuma matéria, ainda que tenha pouco peso na nota final. Também tenho consciência que devo dedicar mais tempo para resolução de questões. De acerto, é um ponto subjetivo, mas acredito que encontrei a forma de estudar que funciona para mim.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
André Luiz: Não penso em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
André Luiz: Não me sinto em condições de dar conselho para outras pessoas, mas posso dizer o que penso com relação a mim. Ter a certeza de que é isso o que quero e entender o porquê. Fazer isso por mim e pelos meus. Pude contar com o apoio da minha família e também existem ótimas ferramentas no mercado que ajudam no processo. O processo é difícil, mas o resultado compensa. Eu tenho que fazer a minha parte, pois para alcançar os objetivos depende de mim.