Aprovado em 3° no concurso SEFAZ PE para Analista de Apoio Administrativo às Atividades Fazendárias
Fiscal - Estadual (ICMS)“Haverá momentos de dúvidas, de reflexão de falta de confiança, mas procure superar estes momentos, pois estes momentos são sinais de que a vitória está próxima.”
Confira a nossa entrevista com Alberto De Oliveira Lima, aprovado em 3° no concurso SEFAZ PE para Analista de Apoio Administrativo às Atividades Fazendárias
Estratégia: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Alberto De Oliveira Lima: Moro em Olinda. Tenho 48 anos e sou formado em Engenharia.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alberto: Trabalho na área de Tecnologia da Informação. Resolvi voltar aos estudos para retomar um sonho antigo de ser Auditor Fiscal.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal?
Alberto: Por ser uma área de extrema importância para o Estado. O que mais pesou foi o tipo de atividades desenvolvidas por este agente público.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava?
Alberto: Sempre trabalhando e estudando. Continuarei na caminhada até a realização do sonho de ser Auditor, trabalhando e estudando.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Alberto: Fui aprovado em um emprego público em 2004. Após minha retomada, passei em Cadastro de Reserva para alguns concursos. Este é o primeiro dentro das vagas.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça?
Alberto: Sim, estudei mesmo sem edital. Minha motivação sempre foi e sempre será minha família e meu sonho.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alberto: Quando decidi por retomar os estudos para concurso, ouvia alguns colegas falando do Estratégia. Pesquisei na Internet e logo fiz minha primeira assinatura.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Alberto: Qualidade dos materiais em PDF. Como gosto de estudar pelos livros digitais, vi que o material do Estratégia era completo.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Alberto: Sim, recomendaria
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso?
Alberto: Para este concurso, utilizei um pouco mais de videoaulas, sempre em modo acelerado. Como tinha base na maioria das matérias, fiz uma revisão mais focada em videoaulas.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Alberto: Algo em torno de 4 horas líquidas por dia. Finais de semana por volta de 5 a 6 horas líquidas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Alberto: Estudo usando ciclo de estudos, alternando as matérias durante toda a semana. Depois de um tempo de estudo, comecei a montar caderno de erro para cada matéria que tinha mais dificuldade. Estes cadernos foram construídos com base nos erros e dificuldades nas questões que realizava.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)?
Alberto: Minhas maiores dificuldades sempre foram Português e Contabilidade. Diria que hoje estão superadas. Para resolver estas dificuldades fazia muitas questões.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro?
Alberto: Sou casado e tenho dois filhos. Sempre me apoiaram. Abraçaram o meu sonho como algo importante para toda família. Eles entendem muitas das minhas ausência devido aos estudos, mas sempre procuro ter um momento com eles de descanso e descontração.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Alberto: Procuro sempre ter alguns momentos com minha família. Reservo um tempo para eles.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Alberto: Este ainda não é o concurso dos meus sonhos. Meu objetivo é ser Auditor Fiscal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Alberto: Para este concurso, um mês. Estava estudando para outros concursos da área fiscal. De qualquer forma, já tinha uma base em praticamente todas as disciplinas deste concurso.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Alberto: Uma alegria enorme. Ver seu nome dentro das vagas nos passa uma sensação de que o caminho está correto e que os objetivos estão próximos de serem alcançados.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Alberto: Tenho hábito de estudar até minutos antes da prova. Só deixo de ver algo no momento em que me dirijo a sala onde farei a prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Alberto: Considero um erro nesta trajetória de concursos não ter preparado algum material de revisão. Acredito que estes materiais ajudam bastante nas metas de revisão. O maior acerto foi não desanimar e manter os estudos mesmo sem edital publicado.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Alberto: Nunca pensei em desistir, por isso continuo na luta para alcançar o meu objetivo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Alberto: A fé em Deus e nos propósitos que ele nos reserva e minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alberto: Não desistir nunca de seus sonhos. Acreditar que passar em concurso público é possível para todos. Para chegar lá, é só não desistir. Haverá momentos de dúvidas, de reflexão de falta de confiança, mas procure superar estes momentos, pois estes momentos são sinais de que a vitória está próxima.