Aprovada em 32º lugar no concurso da Câmara dos Deputados para o cargo de Analista Legislativo - Técnica Legislativa
Legislativo“[…] A recompensa pelo esforço e dedicação chega. Não desista!”
Confira nossa entrevista com Clarissa Lino Passos Machado, aprovada em 32º lugar no concurso da Câmara dos Deputados para o cargo de Analista Legislativo – Técnica Legislativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Clarissa Lino Passos Machado: Meu nome é Clarissa Lino Passos Machado, tenho 40 anos, sou formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), sou natural de Volta Redonda, mas já resido há mais de 20 anos na cidade do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Clarissa: Já na faculdade, minha pretensão era fazer concursos. Após me formar em 2007, fui convocada em 2009 num concurso de uma empresa estatal, na qual permeneci por quase 12 anos. Em 2021, sai da empresa e resolvi retomar os estudos para concurso, vislumbrando melhores oportunidades.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Clarissa: Ao sair da empresa me planejei para exclusivamente estudar por um período.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Clarissa: Aprovada e nomeada para concurso da Petrobras Distribuidora em 2008, para cargo de advogado, em 12° lugar; Aprovada para concurso da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro de 2008 no cadastro de reserva, para o cargo de técnico superior de procuradoria; Aprovada para o concurso do Ministério Público de Santa Catarina em 2022 para o cargo de auxiliar do Ministério Público, na posição 191°.
Com a aprovação no concurso da Câmara dos Deputados pretendo encerrar meus estudos para concursos!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Clarissa: Minha vida social ficou bem reduzida ao longo da minha preparação. Mantive apenas encontros com familiares mais próximos, aniversários de pais, irmãos, sobrinhas. E encontros com alguns amigos esporadicamente. Contudo, na reta final para o concurso da Câmara eu realmente desapareci, fiquei inteiramente focada na prova.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Clarissa: Sim, tive a sorte de ter o apoio irrestrito da minha familia e dos amigos. Em especial do meu marido, meu maior incentivador. E tanto a família, quanto os amigos compreenderam o meu momento de afastamento e ausência. Por exemplo, na reta final para o concurso da Câmara, fiquei por 4 meses sem ir a casa dos meus pais, que residem em outra cidade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Clarissa: Para o concurso da Câmara dos Deputados, iniciei os estudos em maio de 2023, portanto, considero que estudei, exclusivamente, direcionado para a Câmara por cerca de 6 meses. Mas, já havia estudado para o Senado no ano anterior, então aproveitei bastante o estudo anterior já realizado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Clarissa: Na maior parte do tempo, meu estudo se resumia à leitura dos PDFs. Usei videoaulas para matérias específicas, como português (assiti ao curso integral da professora Adriana Figueiredo “As Novas Perspectivas da FGV”); também assisti algumas videoaulas para RLM com o professor Bruno Lima; e vídeos da Professora Elizabeth Moreia de Administração Geral e Pública para alguns pontos de dúvida das matérias.
Em especial, usei muito, como material de revisão, os resumos do professor Stefan Fantini que ficam ao final dos PDFs.
Algumas vezes também recorri ao passo estratégico de algumas matérias para otimizar a leitura de matérias que já havia estudado anteriormente.
O PDF vejo como vantagem o fato dele permitir um avanço mais célere da matéria, quando comparado às videoaulas. Enquanto que, as videoaulas são vantajosas para explicações de pontos de maior dúvida ou dificuldade. E, ainda, entendo que as videoaulas podem ser vantajosas por possibilitarem fácil memorização das dicas e explicações que os professores ensinam repetidamente nas aulas. Tem algumas videoaulas que me recordo da fala exata do professor sobre determinado tema. Como as aulas da professora Nelma Fontana, por quem tenho profunda admiração, como dos mantras e dicas imperdíveis da professora Adriana Figueiredo. Das aulas de AFO da professora Gabriela.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Clarissa: Por meio de uma rápida pesquisa na internet sobre cursos para concursos, assisti a algumas aulas gratuitas do Estratégia e vi a qualidade dos professores e contratei inicialmente a assinatura básica anual por um ano. Depois, contratei a assinatura premium.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Clarissa: Tinha uma agenda diária de estudos na qual estudava 3 matérias por dia. Diariamente, fazia leitura ativa dos PDFs, fazia questões e revisões espaçadas. Nessa agenda diária, já estava definido os horários para cada matéria, por exemplo, iniciava meus estudos as 6 da manhã, já tinha horários destinados para pausas, descanso, lanches, almoço, etc. Tentava cumprir ao máximo a agenda de estudo.
Já no pré-edital para a Câmara, estudava cerca de 9 horas líquidas. No pós-edital, estudava cerca de 9 horas e meia de carga horária diária e, na reta final, estudava o número máximo de horas que conseguia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Clarissa: No início, quando retomei os estudos, fazia resumos manuais e anotações próprias para futuras revisões. Mas, para a Câmara dos Deputados, deixei de fazer resumos próprios e passei a usar método de revisão espaçada, por meio de aplicativo. Fiz alguns simulados do Estratégia no último mês antes da prova.
E, na medida do possível, tentei assistir a todas as aulas da Hora da Verdade, Reta Final, que acabam sendo excelentes meios de revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Clarissa: Considero que a resolução de exercícios é determinante para se alcançar sucesso na aprovação. É impossível ir bem numa prova se você não se expor às questões da banca examinadora e entender como ela cobra aquele determinado assunto. Isso se torna ainda mais importante quando a Banca tem suas peculiariedades de cobrança, como é o caso da FGV. Quanto ao número de questões que resolvi ao longo de toda minha trajetória de estudos desde 2021, não sei o número exato. Em especifico, para a Câmara dos Deputados, resolvi aproxidamente 5.400 questões no pós-edital.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Clarissa: Sem dúvida, a disciplina que tive mais dificuldade era Raciocínio Lógico Matemático, vi bastante videoaulas e resolvi muitas questões. E não negligenciei a matéria, como já havia feito no passado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Clarissa: Na semana que antecedeu a prova, foquei na revisão diária das matérias pelo método de revisão espaçada que adotava. Nas matérias que tinha avançado ou já concluído, focava apenas na resolução de questões, priorizando os pontos fracos que identificava por meio de questões que ainda errava. Criava caderno de erros e refazia questões. E ainda assisti a algumas aulas da Hora da Verdade. No dia do pré-prova pela manhã, fiz ainda algumas leituras de pontos que queria relembrar, mas tentei descansar também, porque a prova no dia seguinte seria em dois turnos e demandaria muito empenho.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Clarissa: Para a discursiva eu reservava um dia do fim de semana para treinar, escrevia e cronometrava meu tempo. Me inscrevi num curso de discursiva, para me inteirar de possíveis temas. É essencial treinar a discursiva para desbloquear a escrita. Aconselho a não deixar o treino de discursiva apenas para o último mês (já havia cometido esse erro no passado). O ideal é começar o quanto antes. Acho válido contratar um bom curso de discursiva, com correção inclusa.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Clarissa: Erros: Estudar sem ter uma agenda diária de estudos pré-definida. Estudar e não revisar a matéria estudada, pois torna-se um estudo perdido. Estudar sem medir performance, percentual de acertos/erros. Neglicenciar matérias que possui mais dificuldade.
Com o tempo e aprendizado, fui corrigindo os erros cometidos.
Considero como acertos: Priorizar PDFs, pois otimizam estudo; ter um plano de estudos ajustado a sua situação de vida; ser flexível quanto ao planejado. Ter disciplina quanto a horários e rotina diária de estudo. Estudar aos fins de semana, aproveitando da melhor forma o tempo disponível. Não abdicar de atividade física ao longo da preparação. Buscar dormir bem, sem sacrificar noites de sono.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Clarissa: A gente sempre pensa em desistir, tem dias que sentimos muita insegurança e achamos que não somos capazes. Mas nesse momento, parava, descansava e pensava porque escolhi estudar e focava em visualizar a mudança que queria na minha vida. Acho que esse foco foi o que não me deixou desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Clarissa: Hoje em dia, há uma sobrecarga de informação sobre como estudar, isso é bom, mas confunde e muitas vezes perdemos muito tempo pesquisando a respeito. Portanto, escolha um método de estudo que funcione para você, ajustado a sua realidade-foque em revisar a matéria estudada e fazer questões da banca que são os pontos principais – confie no método que elegeu e não olhe muito para o lado. Invista num bom material de estudo e busque perseverar. Pensando sempre em um dia de cada vez. A recompensa pelo esforço e dedicação chega. Não desista!