“Estudar um pouco todos os dias vale muito mais do que 12h uma única vez na semana. Os concursos públicos estão cada vez mais concorridos, nossas vidas cada vez mais ocupadas e, a grande maioria das pessoas, não têm 5h todos os dias para estudar. Sabendo disso, faça todo dia um pouquinho, nem que seja apenas 1h, mas faça. Seja resiliente. Encare seus estudos com o mesmo comprometimento de um trabalho.”
Confira nossa entrevista com Chalana Oliveira, aprovada em 1º lugar no concurso PCMS para Perito Criminal Veterinário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Chalana Oliveira: Meu nome é Chalana Oliveira, tenho 32 anos, sou paulistana e formada em Medicina Veterinária pela USP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Chalana: Em 2018, estava no 4º ano da faculdade de Medicina Veterinária e ainda não tinha decidido em qual área iria trabalhar. Então, passei a buscar o que o mercado de trabalho tinha a oferecer, tanto na iniciativa privada, quanto no serviço público. Foi assim que conheci o peculiar mundo dos concursos públicos. De todos os cargos disponíveis para a veterinária, o de perito criminal foi o que mais me chamou a atenção. Comecei uma longa pesquisa sobre a atuação do profissional, li todos os últimos editais disponíveis, assisti vídeos sobre o tema, fiz uma mega planilha com as informações sobre os editais de todos os estados e, em dezembro de 2018, tomei a decisão que seria perita criminal oficial e comecei os estudos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Chalana: Sim. Estudei 3 anos para concurso público. Em 2019 e 2020, eu fazia faculdade Medicina Veterinária em tempo integral, das 8h às 18h, e trabalhava como professora de inglês no período das 19h às 22h e também o dia todo aos sábados. Eu apenas estudava para concurso, durante a semana caso houvesse alguma janela na faculdade. Aos fins de semana, só era possível aos domingos. A maior parte do meu estudo, durante esse período, ocorria nos meses de dezembro, janeiro e julho, nos quais eu estava de férias da faculdade e era possível estudar diariamente entre 4 e 6h. Ao final de 2020, em plena pandemia, veio a grande surpresa: a empresa na qual eu trabalhava faliu e fiquei desempregada. Foi um choque enorme ficar sem fonte de renda, ainda fazendo faculdade integral e no meio da pandemia. Passado o susto inicial, avaliei a situação e resolvi transformar a adversidade em oportunidade. Fiz alguns cálculos de quanto receberia de seguro-desemprego, rescisão, somados com um dinheiro que tinha guardado e percebi que seria o suficiente para sobreviver com o básico durante um ano e tomei a difícil decisão: ficaria 2021 inteiro apenas estudando. O plano era focar no estudo até 31 de dezembro de 2021 e se eu não conseguisse passar em nada, em 1º de janeiro de 2022 começaria a entregar currículos para voltar ao mercado de trabalho. Ao longo do ano, estudei entre 5 e 6h líquidas diariamente, 6x na semana, fiz 4 provas de concurso público, sendo aprovada em duas. No dia 29 de dezembro de 2021, faltando dois dias para o prazo final do meu ano focados nos estudos, saiu a aprovação em 1º lugar para Perito Criminal Veterinário da PCMS.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Chalana: Fui aprovada em dois concursos: 1º lugar para Perito Criminal Veterinário na PCMS e em 4º lugar para Papiloscopista na PCPR (objetiva). Vou prestar concurso para Perito Criminal na PCPB em fevereiro de 2022. Meu objetivo final é a perícia criminal, mas ainda não decidi em qual estado pretendo trabalhar, então é possível que eu continue estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Chalana: Eu sou uma pessoa bem tranquila no aspecto vida social, então saio bem pouco. Sempre que possível eu me reunia com amigos e família normalmente.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Chalana: Solteira e sem filhos. Minha família sempre me apoiou de todas as formas que pôde e sou muito grata a ela.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Chalana: Quando o edital saiu e fui conferir o conteúdo programático, me dei conta de que já tinha estudado todas as matérias, com exceção da Legislação Policial da PCMS a qual tive o primeiro contato apenas no pós-edital. Isso me deu uma grande vantagem pois não tive que aprender conteúdos novos no escasso período de 45 dias entre o edital e a prova e pude focar apenas na resolução de questões e revisão. Inclusive, durante esse período, resolvi cerca de 2 mil questões apenas para este certame. Um ponto que considero essencial para minha aprovação foi a estratégia acerca da matéria de Legislação Policial da PCMS. Na prova cairiam 5 questões sobre esse tema e resolvi dar prioridade, pois sabia que poucos candidatos teriam tempo hábil para estudar essas legislações. Meu objetivo, assim, era garantir o acerto delas para poder sair a frente dos outros candidatos. Deu certo! Bom, sempre fui muito disciplinada e, no pós edital não foi diferente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Chalana: Ao longo dos 3 anos, utilizei a maioria das ferramentas disponíveis na plataforma do Estratégia: videoaulas, PDFs, Trilha Estratégica, Passo Estratégico, simulados, maratonas, reta final, Estratégia Cast e cursos específicos de alguns professores. Os materiais que mais utilizei foram as videoaulas e os PDFs, sendo aquelas no primeiro contato com as matérias e estas para complementar o estudo. Como forma de revisão, utilizei os vídeos das maratonas e reta final. A maior vantagem é a qualidade do material e alta qualificação do corpo docente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Chalana: Conheci o Estratégia a partir de PDFs de aula 0 disponibilizados gratuitamente pela plataforma. Gostei da qualidade do material e resolvi fazer a assinatura.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Chalana: Antes do Estratégia eu estudava sozinha por meio de vídeos do YouTube, materiais e livros que arrumava na internet. Chegou um ponto que esses materiais já não eram suficientes e passei a buscar um curso preparatório mais completo. Ao começar no Estratégia, senti grande diferença e meus estudos passaram a evoluir de forma mais rápida e consistente. O maior diferencial foi o equilíbrio que os professores têm ao oferecer um conteúdo que, ao mesmo tempo, não é tão superficial a ponto de atrapalhar na resolução das questões e também não é tão aprofundado a ponto de não ser cobrados nas provas. Esse jogo de cintura e equilíbrio em relação a até que ponto certa matéria deve ser ensinada, eu considero essencial para o estudo do concurseiro.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Chalana: A estratégia e a forma de estudo foram variando ao longo dos anos, mas de forma geral, eu estudava 6 dias por semana, 4 matérias por dia, e entre 3 e 6h horas líquidas/dia. As matérias eram distribuídas de acordo com a importância na prova, a dificuldade e a extensão. Gosto de intercalar matérias que considero difíceis com as fáceis e também matérias de exatas com de humanas ou de biológicas. Outra estratégia é intercalar, por exemplo, a leitura de um PDF de uma matéria, com a revisão por videoaula de outra, com a resolução de questões de outra. Assim, o estudo fica mais dinâmico e muito menos maçante.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Chalana: Reviso principalmente resolvendo questões. Também gosto de fazer mapas mentais à mão apenas com os pontos principais da matéria. Além de ajudar na fixação do conteúdo, também serviam como forma de revisão rápida antes das provas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Chalana: Resolver questões é a parte mais importante do estudo para concurso público, afinal, passa na prova não quem sabe mais, e sim, quem acerta mais questões. Resolvi mais de 15 mil ao longo dos 3 anos. Fazia uma média de 30 questões todos os dias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Chalana: Matemática e informática. Superei dando um enfoque maior nessas áreas e resolvendo muitas, mas muitas questões até ir entendendo como essas disciplinas eram cobradas nas provas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Chalana: Na semana da prova eu apenas resolvo questões e, caso surja alguma dúvida, faço uma rápida revisão do meu material. No dia pré prova, levo todos os meus mapas mentais e os leio exaustivamente até o último segundo antes de entrar na sala de prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Chalana: Considero o maior acerto ter estudado todas as matérias desde o início, com calma, na ordem correta e sem pular aulas, pois isso me deu uma base muito forte de conhecimento e facilitou o aprendizado de tudo o que veio na sequência. Ter um caderno digital para cada matéria me ajudou a centralizar tudo o que eu aprendi em um único lugar. Era nele que eu incluía as informações das videoaulas, PDFs, comentários de questões, trechos de livros, imagens e todo e qualquer conteúdo novo sobre determinado assunto. Isso facilitou enormemente as revisões, pois tudo o que precisava estava reunido em um único lugar. Em relação aos erros, sempre que percebia que algo não estava dando certo, mudava a estratégia, tentava fazer de outra forma de modo a melhorar minha performance e ir aperfeiçoando minhas técnicas de estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Chalana: Jamais pensei em desistir. Eu sabia desde o início que a jornada seria longa, cansativa, mas que daria certo em algum momento.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Chalana: As palavras-chaves são CONSTÂNCIA e resiliência. Estudar um pouco todos os dias vale muito mais do que 12h uma única vez na semana. Os concursos públicos estão cada vez mais concorridos, nossas vidas cada vez mais ocupadas e, a grande maioria das pessoas, não têm 5h todos os dias para estudar. Sabendo disso, faça todo dia um pouquinho, nem que seja apenas 1h, mas faça. Seja resiliente. Encare seus estudos com o mesmo comprometimento de um trabalho. A jornada é longa, árdua, mas acredite, no dia em que você ver o seu nome na lista dos aprovados todo o sacrifício valerá muito a pena, então, NÃO DESISTA!