“Confie! A trajetória não será fácil, é desafiadora, mas você é capaz. Tenha claro quais são seus objetivos e que esse esforço mudará sua vida e será recompensador. Você consegue e a vaga já é sua!”
Confira nossa entrevista com Celina Albuquerque, aprovada em 1º lugar no concurso EsFCEx para o cargo de Endodontia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Celina Albuquerque: Sou natural de Manaus, tenho 27 anos, cirurgiã-dentista desde 2019 e especialista em endodontia. Atualmente sou mestranda em odontologia, na área de reabilitação oral com ênfase em endodontia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Celina: Sempre soube que gostaria de prestar concurso na área que escolhi, a odontologia, principalmente pela estabilidade profissional e as possibilidades que um cargo público pode oferecer. Então, desde a faculdade imaginei que depois de formada tentaria esse caminho e em especial, sempre admirei a carreira militar, mas sabia que era um caminho bem difícil de alcançar na minha área.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Celina: No meu primeiro ano de estudos conciliava os estudos com o trabalho, estudava nos tempos livres entre um atendimento e outro e quando estava em casa. No ano da minha aprovação, iniciei o mestrado e sabia que eu tinha que escolher entre trabalhar e estudar para concursos, pois o mestrado possuía uma carga horária de 40h semanais. Quando eu não estava estudando, eu estava estudando, dividia e planejava meu tempo entre os estudos do mestrado e os do concurso.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Celina: Foi necessário filtrar e abdicar bastante do lazer, mas também tentar equilibrar e encontrar um tempo pra mim, para meus familiares e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Celina: Entenderam e me apoiaram demais! O caminho até a aprovação não é fácil e se não eu tivesse tido o apoio dos meus familiares e amigos teria sido muito mais difícil. Eles me davam forças me incentivando e não me cobrando nos momentos que precisei ficar ausente, me deram todo o suporte necessário principalmente na reta final dos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Celina: Estudei durante 2 anos para o concurso da ESFCEX e uma das coisas que me ajudou muito foi sempre planejar meus estudos de forma semanal, todo início de semana eu verificava como estaria meus dias e planejava meus estudos, incluindo meu treinamento físico de acordo com isso, tentava seguir ao máximo e dessa forma consegui ter uma melhor disciplina
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Celina: Utilizei para os estudos os livros da minha especialidade e os PDFs do Estratégia, lia todos eles de forma completa e só ia para o próximo após responder todas as questões e depois revisada os PDFs simplificados. Como meu concurso alvo incluía o TAF, durante meu treinamento de corrida eu escutava algumas videoaulas e isso me ajudava bastante a absorver o conteúdo. Gostava também de revisar alguns assuntos através de Mapas Mentais e, quando se aproximou da data da prova, os assuntos que não consegui fechar, eu tentei ao máximo assistir as videoaulas e também usava elas pra revisar alguns conteúdos que já tinha estudado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Celina: Conheci pela internet quando eu estava pesquisando sobre um concurso que iria ter da prefeitura da minha cidade e foi quando fiz minha primeira assinatura anual.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Celina: Logo quando conheci o Estratégia fiz a assinatura regular que abrangia os principais concursos da minha área e depois que determinei o meu concurso foco eu adquiri o curso específico para ESFCEX.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Celina: Sim, eu cheguei a estudar em um curso preparatório na minha cidade, mas o fato de ser aulas apenas presenciais, seguir um planejamento fixo e não ter um estudo bem direcionado não me ajudava na forma que eu aprendia e estudava, a facilidade de ter os cursos em uma plataforma e poder estudar de acordo com meu tempo realmente foi o que melhor me ajudou.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Celina: Sim, eu realizei todas as provas das forças armadas que tiveram para minha especialidade como forma de eu me “testar” e verificar quais eram meus erros e acertos, mas não cheguei a ser aprovada em nenhum deles.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Celina: O que mais me ajudou foi a flexibilidade da plataforma, de eu poder me organizar e planejar meus estudos de acordo com minha rotina e não precisar seguir um cronograma fixo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Celina: Eu dividia de acordo com o assunto que eu iria estudar e todos os dias estudava a disciplina específica da minha especialidade. Tirava um dia e estudava somente a parte de endodontia, no outro dia mesclava entre odonto geral e endodontia e assim fazia meu cronograma de acordo com a minha semana. Quando eu tinha o dia todo livre eu estudava em média 7 a 8 horas por dia, iniciava por volta das 7 horas da manhã, pausava para o almoço e retornava os estudos a tarde e ficava com a noite livre para poder fazer minhas coisas pessoais. Nos dias que eu não tinha tudo vago eu planejava estudar o turno que eu tivesse livre e tentava compensar as horas que não estudava. Nos dias mais corridos em que eu precisava passar o dia todo na faculdade eu tentava fechar o dia com resoluções de questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Celina: No início dos estudos eu fazia resumos, mas percebi que perdia muito tempo fazendo eles, então, comecei a revisar pelos PDFs Simplificados, videoaulas, Mapas Mentais e também resoluções de questões dos assuntos que eu já tinha estudado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Celina: Não lembro ao certo a média de questões feitas, mas tentava resolver o máximo que conseguia e percebia a importância de resolvê-las. Conforme eu ia resolvendo eu via os detalhes que eram mudados de uma questão para outra, algumas questões muito parecidas e que se completavam, então quanto mais a gente faz, mais “treinado” a gente fica nos detalhes.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Celina: Em endodontia o assunto que sempre mais tive dificuldade foi a parte de instrumentos endodônticos e em odontologia geral os que menos gostava e eram mais difíceis para mim foram periodontia e anatomia. A forma que fiz para tentar me ajudar foi deixar esses assuntos por últimos e estudá-los mais próximos da prova, me ajudou a fixar e ficar mais fresco na minha memória.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Celina: Uma loucura! Na última semana eu realmente vivi em função da prova e todo o tempo que tinha eu estudava, revisava e fazia questões, inclusive na véspera. Eu sou dessas que estuda até o último minuto, no caminho de fazer a prova eu estava lá lendo palavras chaves. Na véspera também assisti a Revisão de Véspera do Estratégia que, sem dúvidas, foi essencial. As apostas que estavam lá apareceram na prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Celina: O meu principal erro acredito que seja da maioria dos concurseiros, que é não acreditar 100% que é possível, achar que por mais que queiramos é algo meio distante. Quando comecei a mudar esse pensamento e colocar na mente que eu precisava apenas de uma vaga eu comecei a fluir melhor. Dentre os acertos, eu acho que o que mais me ajudou foi meu planejamento e saber exatamente o que eu precisava estudar, saber meu tempo disponível e a partir disso administrar meus assuntos. Todo domingo eu planejava minha semana com base no que eu tinha para fazer e com isso eu encaixava as matérias e os assuntos dos dias e tentava seguir ao máximo o planejado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Celina: Sim, a trajetória de estudo é bem difícil, solitária e é você contra você mesmo todos os dias e isso é extremamente desafiador. O que me ajudou a realmente não desistir foi ter sempre em mente muito claro onde eu queria chegar, como eu queria estar no futuro, me imaginava com a minha tão sonhada farda e dando orgulho para meus pais. Sem dúvidas isso foi o que mais me motivou a continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Celina: Confie! A trajetória não será fácil, é desafiadora, mas você é capaz. Tenha claro quais são seus objetivos e que esse esforço mudará sua vida e será recompensador. Você consegue e a vaga já é sua!