Aprovada em 9° lugar no concurso PCE RJ para o cargo de Perito Legista de 3ª Classe
Policial (Peritos, Papiloscopistas)“O serviço público pode trazer muitos benefícios. Não o fará rico, mas pode trazer uma tranquilidade que não existe em outras áreas. É importante estudar para algo que você goste e que tenha sentido na sua vida. Para manter o foco, fotos do que você deseja adquirir, que ilustrem a vida que você quer ter, podem ser um motivador para as horas difíceis.”
Confira nossa entrevista com Catiúcia Melegário, aprovada em 9° lugar no concurso PCE RJ para o cargo de Perito Legista de 3ª Classe:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Catiúcia Melegário: Eu sou formada em Nutrição pela UFF, fiz metade do curso de Direito também na UFF, e médica pela UFRJ. Tenho 36 anos e sou de Santa Maria Madalena, uma cidade pequena e agradável no interior do Estado do RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Catiúcia: Desde bem jovem sou interessada pelo mundo dos concursos públicos. Filha de servidores públicos, professores, sempre me interessei pela estabilidade e fiz meu primeiro concurso público ainda aos 17 anos. Terminando o curso de Nutrição, aos 21 anos, não estava completamente feliz com o mercado de trabalho da área à época, tanto na iniciativa pública, quanto privada. Decidi iniciar um novo curso superior, direcionada aos concursos públicos, escolhendo o curso de Direito. Para que pudesse manter independência financeira, que já era uma realidade, visto que trabalhava como professora de cursinho pré-vestibular, interessei-me pelo concurso de Inspetor de Polícia Civil do RJ que estava autorizado em 2008. O cargo pareceu ótimo, pois trabalharia aplicando o direito e teria tempo para fazer a graduação. Assim que o edital saiu, dediquei-me intensamente aos estudos, em todas as horas vagas que possuía, enquanto ainda trabalhava como professora. Com 30 dias de estudo, direcionada por um curso preparatório, sem ainda ter iniciado a graduação em Direito, fui aprovada para o cargo de Inspetor de Polícia. A partir daí, vi a importância de ter o direcionamento de um curso preparatório nos estudos para concursos públicos. Em 2010 fui empossada na Polícia Civil, onde estou até hoje, visto que me apaixonei pela carreira policial. Nesse mesmo ano iniciei a graduação em Direito.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Catiúcia: Durante minha caminhada como concurseira, sempre trabalhei e estudei.
Em 2012, trabalhando como Inspetora de Polícia e cursando Direito, iniciei os estudos para Área Fiscal. Porém, quase dois anos após, percebi que estava estudando para a área apenas pela remuneração. Pensei que precisava aliar boa remuneração com algo que trouxesse mais sentido, mais realização pessoal. Foi quando decidi cursar Medicina. À época, meu horário de trabalho como Inspetora de Polícia me permitiria cursar uma faculdade de horário integral, como medicina. Tranquei a matrícula no curso de Direito e iniciei o curso de Medicina.
Em 2019, quando surgiram as primeiras notícias do concurso para Perito Legista da Polícia Civil do RJ, comprei o curso do Estratégia e comecei a estudar. Seria uma ótima oportunidade de permanecer na instituição que gosto muito, porém na minha nova área de atuação, medicina. Já conhecia a qualidade dos PDFs do Estratégia desde que estudava para a Área Fiscal.
Com a pandemia e a suspensão dos concursos, interrompi os estudos, retornando assim que saiu o edital em setembro de 2021.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Catiúcia: Fui aprovada em alguns concursos, para o Corpo de Bombeiros do RJ, PC RJ, para 3 municípios e para a Secretaria Estadual de Saúde RJ, como nutricionista, secretarias municipais de saúde como médica, como Médico Fiscal do CREMERJ, cadastro de Reserva e, por último, na Prova Objetiva para Perito Legista da PCERJ, em 9º lugar.
Pretendo continuar estudando, e estou visando o concurso do INSS no momento.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Catiúcia: Mantenho vida social normal durante os estudos, separando um dia por semana para atividades com família e amigos. Porém, quando o edital é publicado, costumo ser mais radical e estudar longas horas, muitas vezes diminuindo meu horário de trabalho, quando possível.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Catiúcia: Sou casada e ainda não tenho filhos. Minha família, sobretudo meus pais e irmã, acham que eu estou sempre “inventando” algo e que estudo muito. Eu acho que estudo pouco (risos). Mas todos me apoiam, inclusive meu esposo, que sempre me acompanha nas provas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Catiúcia: Estudei por 4 meses em 2019, quando adquiri o curso, e 1 mês antes da prova, em novembro de 2021, tentando equilibrar o estudo para o concurso com o estudo para as provas de Residência Médica. Confesso que é muito mais fácil manter o foco quando a prova está próxima, mas é arriscado não conseguir completar todo o edital.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Catiúcia: Usei muito os PDFs. Imprimi todos de Medicina Legal, encadernei e levava para qualquer lugar. Quando tinha um tempo, estudava.
Baixei também os áudios e colocava para ouvir no carro durante os deslocamentos no trânsito. A desvantagem do áudio é não ver o que o professor está apresentando, mas é útil para aproveitar um tempo que não pode ser usado para estudar, enquanto dirige.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Catiúcia: Conheci o Estratégia por indicações de amigos em 2013, quando ainda estudava para a Área Fiscal.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Catiúcia: Fiz outro curso após estudar pelo material do Estratégia. Por ter estudado Medicina Legal e ser da área médica, senti uma lacuna no material do Estratégia, que é feito por um professor apenas da área jurídica. Havia também pequenos erros em algumas aulas. Por isso, chegando perto da prova, iniciei um curso com uma Médica Legista. As aulas dela complementaram e preencheram as lacunas deixadas pelo material do Estratégia, dando uma abordagem com mais exemplos, com um olhar médico, facilitando a compreensão e fixação do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Catiúcia: Montei plano de estudo bastante amador, apenas com o que deveria dar conta, em termos de conteúdo, a cada dia até a data da prova. Esse quesito é um que preciso aprimorar para próximas provas com conteúdo mais extenso.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Catiúcia: Fazia revisões sem método e sem período certo. Fiz resumos apenas de pontos específicos que necessitavam maior memorização. Fiz poucos simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Catiúcia: Vejo que a resolução de exercícios é muito importante, mas ainda é um ponto a ser aprimorado nos meus estudos.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Catiúcia: Não em relação a este concurso.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Catiúcia: A rotina foi com longas horas de estudo por dia, três dias na semana, visto que reduzi minha carga de trabalho no último mês.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Catiúcia: Estou realizando os exercícios exigidos no TAF sozinha. Já tive o hábito de correr e estou retornando agora.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Catiúcia: Os erros foram falta de método para planejamento de estudo, revisões e resolução de questões, sendo que concentro mais energia na leitura dos materiais. Acertos são a dedicação e o foco.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Catiúcia: Sempre vem pensamentos de desistência. Mas a insatisfação relativa com o presente é uma força motriz para continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Catiúcia: O serviço público pode trazer muitos benefícios. Não o fará rico, mas pode trazer uma tranquilidade que não existe em outras áreas. É importante estudar para algo que você goste e que tenha sentido na sua vida. Para manter o foco, fotos do que você deseja adquirir, que ilustrem a vida que você quer ter, podem ser um motivador para as horas difíceis.