Aprovada em 1° lugar para Analista de Regulação de Serviços Públicos no concurso SP Regula
Agência Reguladora“É preciso sempre acreditar no que podemos conseguir. Esse é o primeiro passo para alcançar nossos objetivos.”
Confira nossa entrevista com Carla Simone Tafuri Marques, aprovada em 1° lugar no concurso SP Regula para o cargo de Analista de Regulação de Serviços Públicos – Área IV – Meio Ambiente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Carla Simone Tafuri Marques: Sou Bacharel, Mestre e Doutora em Química pela UNICAMP. Tenho 53 anos e sou natural de São Paulo, capital.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Carla: Fui Pesquisadora e Professora por 13 anos no Instituto de Estudos Avançados (IEAv/DCTA) do Comando da Aeronáutica (COMAER). Em 2018, solicitei exoneração por não ter mais condições de dar continuidade ao meu trabalho e passei a integrar o Grupo de Pesquisas do Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental (LETE) da Escola Politécnica da USP, bem como a colaborar com o Projeto de Pesquisa da empresa Perto Gestão de Tecnologia SA. Com a Pandemia, não tive mais oportunidade de executar outros Projetos de Pesquisas e resolvi começar a estudar para prestar concursos, já que sempre fui motivada a aplicar os conhecimentos adquiridos em prol da sociedade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Carla: Trabalhava meio período on-line (ainda trabalho como autônoma) e estudava com um plano de estudos por 4-5 horas/dia, aproximadamente 24-30 horas/semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Carla: Cargo de Pesquisadora no IEAv/DCTA em 2004 – 1º lugar e para Analisa de Regulação de Serviços Públicos – Meio Ambiente na SP Regula em 2024 – 1º lugar. Pretendo continuar estudando para o concurso da CETESB.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Carla: Estive sempre em contato com meus familiares, como de costume.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Carla: Minha família sempre apoiou minha caminhada, sempre acreditando que conseguiria.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Carla: Exclusivamente para o concurso da SP Regula, estudei por 12 semanas, 4-5 horas/dia, aproximadamente 24-30 horas/semana. Para manter a disciplina durmo e acordo nos mesmos horários e faço exercícios físicos regularmente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Carla: Cursos em PDF, principalmente, videoaulas e os simulados do Passo Estratégico e as questões selecionadas do Bizu Estratégico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Carla: Pela busca por material de estudo no Google.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Carla: Acredito que o conteúdo do material em PDF e os Simulados do Passo Estratégico e as questões selecionadas do Bizu Estratégico contribuíram de forma significativa para a minha aprovação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Carla: Montei um plano de estudos com quantidade de horas proporcionais ao peso das disciplinas do concurso, estabelecendo a meta de 360 horas no total, distribuídas em 4-5 horas/dia, aproximadamente 24-30 horas/semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Carla: Geralmente usava as videoaulas para revisão e os resumos prontos da plataforma, mas principalmente revisando por questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Carla: Não consigo precisar, foram inúmeras.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Carla: Direito Constitucional e Direito Administrativo. Tentei superar por meio da resolução de muitas questões e pelas videoaulas, que contribuíram muito para a compreensão do conteúdo e memorização por associação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Carla: Aumentei o número de horas de estudo nas duas últimas semanas que antecederam o concurso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Carla: Aconselho a utilizar os materiais disponíveis de provas discursivas. No Estratégia Concursos assisti a várias aulas de resolução de questões discursivas relacionadas ao Meio Ambiente e Direito Ambiental.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Carla: Os principais acertos foram foco, disciplina e perseverança. O principal erro foi desviar o foco para concursos que não tinham afinidade com o que buscava.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Carla: É preciso sempre acreditar no que podemos conseguir. Esse é o primeiro passo para alcançar nossos objetivos.