Aprovado em 3º lugar no concurso ISS para Auditor Fiscal
Concursos PúblicosFiscal - Municipal (ISS)“Todo mundo tem alguma dificuldade e acho que manter a disciplina é a minha maior. Pra mim sempre é uma tarefa hercúlea manter a disciplina. Mas precisamos lidar com as nossas dificuldades e não sermos reféns delas. “
Confira nossa entrevista com Bruno Figueira, aprovado em 3º lugar no concurso ISS para Auditor Fiscal:
Estratégia: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Bruno Figueira: Sou de Belo Horizonte, tenho 37 anos e minha formação é de administrador
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Bruno: Sim, até começar a estudar, trabalhei por 15 anos na iniciativa privada. Fiz de tudo um pouco. A decisão de estudar veio em um domingo a tarde em novembro de 2018. Fomos almoçar na casa dos meus pais e depois do almoço a minha esposa me chamou no canto pra conversar e começou a testemunhar a respeito do quão importante foi o concurso público na vida da família dela. O falecido avô dela era Auditor Fiscal do SEFAZ MG. Quando o avô faleceu, ficou a pensão pra avó e isso abençoou a vida de várias gerações, desde a própria avó, passando pelos filhos, os netos e os bisnetos, que nesse último caso eram os meus filhos. E quando ela foi falando sobre isso, tocou demais o meu coração e eu decidi estudar.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Bruno: Partiu desse histórico do avô da minha esposa, como Auditor Fiscal do SEFAZ MG. Então já tendo uma noção da remuneração e tudo o mais, acabou sendo um caminho natural, sendo a questão da remuneração o ponto-chave da escolha.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava?
Bruno: Eu tive o privilégio de poder me dedicar exclusivamente aos estudos. Uma parte desse período com recursos próprios e outra parte com ajuda dos meus pais.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Bruno: Petrobras – Administrador – 31º (23 vagas+118 CR)
ISS Contagem – Auditor Fiscal – 3º
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Bruno: Sim, no início a ideia era passar na RFB como é para a maioria. Todo mundo tem alguma dificuldade e acho que manter a disciplina é a minha maior. Pra mim sempre é uma tarefa hercúlea manter a disciplina. Mas precisamos lidar com as nossas dificuldades e não sermos reféns delas. Então o que eu fazia e continuo fazendo é ser radical com tudo o que me leva a procrastinar:
- Celular é proibido no meu ambiente de estudo.
- Os melhores amigos da disciplina são a ROTINA e o PLANEJAMENTO.
- Horários de estudo bem definidos. Intervalos.
- O ciclo de estudo bem definido.
- Quais matérias.
- Carga horária de cada matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Bruno: Através da minha esposa que seguia um ex coach do Estratégia no Instagram (Diogo Moreira – Auditor RFB)
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Bruno: O Estratégia tem um portfólio muito grande de recursos pra preparação.
Eu sou apaixonado pelos PDFs. MUITO didáticos!!! Parecem uma aula particular. Tem um dinamismo e uma interação entre o professor e o aluno que é muito interessante. Me fazia me sentir menos solitário durante as longas horas de estudo. rsrs
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Bruno: Recomendo de olhos fechados pra todo mundo que eu tenho oportunidade de conversar a respeito de preparação de concurso público.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso?
Bruno: Fora os PDFs, usei muito o Sistema de questões, a Trilha Estratégica e o Bizu Estratégico. Praticamente zero de videoaula, zero de livro. Mas recomendaria muito as videoaulas pra pessoas que tem um tempo muito contado pra estudar.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Bruno:
- Velocidade de Cruzeiro – 06h a 07h (líquidas)
- Pós-Edital – 08h a 09:30h (líquidas)
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Bruno:
- Acho que ninguém chega com o edital todo memorizado.
- Se você quer uma preparação adequada, você vai fechar o edital e nas últimas semanas antes prova você vai fazer um caminhão de questões pra revisar e chegar com a memória de curto prazo afiada.
- Eu nunca consegui fechar o edital. Sempre faltava umas 2 semanas rsrs
- Normalmente, ciclo de 4 matérias.
- Nada de resumos, MUITO exercício.
- O foco era nos PDFs e resolução de exercícios. Na primeira fase do meu estudo eu fazia muita revisão dos grifos, hoje eu dou mais importância na revisão por questões.
- O meu plano de estudos eu faço numa planilha de Excel bem direitinho, tudo controlado
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais?
Bruno: Sim. Contabilidade, estatística e algumas matérias de RLM. Eu enfiei na minha cabeça que por mais que eu não gostasse ou tivesse dificuldade com essas matérias eu tinha que encarar elas, simples assim. Eu preciso passar por elas e ponto final. Além disso, eu sempre orava a Deus pedindo sabedoria pra lidar com elas e agradecia pelo privilégio de estar estudando
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro?
Bruno: Casado, 4 filhos. Minha família me apoiou demais. Jamais conseguiria tocar esse projeto sozinho. Foi tudo feito com muitas mãos. Todo dia eu contava com Deus ali no campo de batalha, estudando, mas eu tinha a minha esposa segurando o rojão cuidando da casa, dos meus filhos, de mim. Também os meus pais que me apoiaram financeiramente, moralmente, meus sogros também.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Bruno: Na reta final eu fui bastante radical. No período mais longo eu priorizava alguns compromissos, mas, certamente, abri mão de muita coisa.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Bruno: Com foco diferente não. Só se estivesse muito maduro e fosse muito oportuno. A minha esposa falou que o concurso dos meus sonhos é o SEFAZ MG e não a RFB rsrsrs. Estamos nos organizando pro SEFAZ MG.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Bruno: Creio que em torno de 4 meses.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Bruno: É uma alegria que não cabe dentro da gente. Senti MUITA gratidão a Deus, esposa, filhos, pais, sogros, meu coach, todo mundo que me apoiou.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Bruno: Estudei até o meu limite. Muitas questões, fiz muitas questões discursivas. Avancei com a matéria o máximo que pude. Véspera da prova pra mim é correria total, aproveito cada segundo até a prova. Trabalho muito a minha memória de curto prazo. Descanso pra mim, só depois da prova.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Bruno: Busquei me encher ao máximo de conteúdo e treinei muitas questões discursivas. Fiquei relendo antes da prova. Treinei letra cursiva pra ter uma boa estética e causar uma boa impressão na pessoa que iria corrigir a prova. Acho que esse é um bom conselho.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Bruno: Na minha primeira fase de estudos (2018 a 2020), eu acho que eu gastava muito tempo com revisão de grifos. Eu gastaria mais tempo resolvendo questões.
Quando eu voltei a estudar em janeiro desse ano, eu contratei o Coach do Estratégia pra me auxiliar com o meu planejamento estratégico. O tempo era muito curto, não tinha tempo pra errar e foi muito bom. Contratar o Coach foi uma decisão muito acertada pra poder focar nos estudos. De modo geral, o negócio é sentar a bunda na cadeira e estudar.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Bruno: Pra falar a verdade eu desisti em 2020 e tenho convicção que Deus usou a minha esposa pra me colocar de volta nessa trilha. Eu tinha um negócio de frango assado e fechei ele pra poder me dedicar integralmente aos estudos.
Eu tenho uma enorme dificuldade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, então sabia que a dedicação precisava ser integral, foco total. Era a única forma de dar certo e deu.
No início era só pro concurso da Petrobras, pois o concurso do ISS Contagem estava suspenso desde o início da pandemia e por uma grata surpresa foi reaberto bem na época que eu tinha voltado a estudar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Bruno: Foi a questão financeira mesmo. O que eu ganhava com o frango ainda não era suficiente pra sustentar a minha família e a minha reserva financeira estava caminhando para o fim. Então veio a intervenção de Deus através da minha esposa e aqui estamos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Bruno:
- A primeira coisa é aprender a estudar para concurso público.
- Escolha uma área específica, seja ela qual for.
- Faça um trabalho sólido, com planejamento e foco.
- Todo mundo tem alguma dificuldade, lide com as suas.
- Não desista!