Aprovado em 3º lugar no ISS Aracaju para o cargo de Auditor T.I
Fiscal - Municipal (ISS)“Tente ao máximo se descobrir para encontrar logo a melhor forma de ter constância na rotina de estudos. Ter uma rotina que permita constância foi de longe a parte mais importante da minha preparação”.
Confira nossa entrevista com Braulio Livio Dias Cavalcante Junior, aprovado em 3º lugar no ISS Aracaju para o cargo de Auditor T.I:
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Braulio Cavalcante: Campina Grande (PB), tenho 32 anos e tenho Bacharel em Sistemas de Informação (UFS).
Estratégia Concursos: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Braulio Cavalcante: Sim. Estabilidade e boa remuneração.
Estratégia Concursos: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Braulio Cavalcante: Tive experiência anterior com trabalhos em auditoria no atual cargo que exerço, de Analista de Tecnologia no TCE SE. O desejo em trabalhar como Auditor e a leva de oportunidades na área fiscal motivou minha decisão de seguir nesse caminho.
Estratégia Concursos: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Braulio Cavalcante: Trabalhava e estudava. Procurei encaixar o estudo na minha rotina diária para conseguir cumprir as metas.
Estratégia Concursos: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Braulio Cavalcante: Aprovações anteriores: o Banco do Estado de Sergipe (BANESE – 2012); Técnico Bancário III (Informática) – 25º lugar; Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO-2013); Analista de Sistemas – 6º lugar o TRT da Bahia (TRT 5 – 2013); Analista de Sistemas – 61º lugar o Ministério Público de Sergipe (MPE/SE – 2013); Analista de Sistemas – 10º lugar o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE – 2014); Analista de Sistemas – 25º lugar o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE – 2015); Analista de TI – 5º lugar o TRF 5 (2017); Analista de Desenvolvimento – 7° lugar.
Estratégia Concursos: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Braulio Cavalcante: Sim. Metas diárias menores mantiveram minha motivação e possibilitou adquirir constância.
Estratégia Concursos: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Braulio Cavalcante: Pesquisa na internet sobre “melhor material para concursos fiscais”.
Estratégia Concursos: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Braulio Cavalcante: PDF, lei seca, questões, áudio de vídeoaulas.
Estratégia Concursos: Quantas horas por dia costumava estudar?
Braulio Cavalcante: De 3 a 4 horas por dia em média. Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada.
Estratégia Concursos: Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Braulio Cavalcante: Inicialmente estudei apenas 5 disciplinas base e concluí todo o conteúdo delas. Depois adicionei as 9 disciplinas adicionais do concurso. Estudava as 14 disciplinas com frequência de 2 vezes por semana em cada uma, de domingo a domingo. Não fazia resumos. Lia a teoria e depois resolvia questões. Se tivesse bom desempenho, a revisão era feita apenas por questões. Se o desempenho caísse, relia todo o PDF e fazia novas questões até melhorar o percentual.
Estratégia Concursos: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Braulio Cavalcante: Direito Penal e Estatística. Procurei materiais adicionais e utilizei o áudio de vídeo aulas em pontos mais difíceis.
Estratégia Concursos: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Braulio Cavalcante: Casado. Tive apoio da minha família, principalmente em respeitar momentos de estudo.
Estratégia Concursos: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Braulio Cavalcante: Perdi alguns compromissos sociais, mudei minha rotina caseira completamente para conseguir estudar, mas não precisei adotar uma postura radical. Com isso, conseguia sair e passear, apenas de forma menos frequente.
Estratégia Concursos: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Braulio Cavalcante: Para quem ainda não tem um cargo público, o leque de áreas pode ser um pouco maior, principalmente se as matérias estudadas não forem tão diferentes entre os cargos. Mas, para quem já tem um cargo público, e quer continuar, acho fundamental ter foco em uma área específica. Todas as minhas aprovações anteriores foram mais bem direcionadas por foco na área.
Estratégia Concursos: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Braulio Cavalcante: 1 ano e 6 meses.
Estratégia Concursos: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Braulio Cavalcante: “A ficha ainda não caiu.” A reta final é sempre um período estressante.
Estratégia Concursos: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Braulio Cavalcante: No último mês aumentei um pouco a carga de estudos diária e na véspera passei o dia inteiro estudando legislação específica do cargo.
Estratégia Concursos: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Braulio Cavalcante: Não tive uma preparação direcionada para discursivas. Por ter uma base escolar forte na elaboração de dissertações, precisei me concentrar apenas em saber o máximo possível da parte teórica das disciplinas para ter “bagagem” e saber o que escrever.
Estratégia Concursos: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Braulio Cavalcante: ERRO – Não revisar bem questões erradas de todos os assuntos, para evitar novos erros. ACERTO – Conseguir organizar minha rotina pessoal para conseguir estudar todos os dias e ter constância.
Estratégia Concursos: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Braulio Cavalcante: A paciência de aguentar muito tempo estudando para concursos. Não pensei em desistir.
Estratégia Concursos: Qual foi sua principal motivação?
Braulio Cavalcante: A possibilidade de ter uma vida financeira confortável.
Estratégia Concursos: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Braulio Cavalcante: Foque em uma área e procure mentores para te orientar em relação às matérias que possuem maior peso, também em relação a organização da rotina de estudos, além de outros aspectos importantes. Tente ao máximo se descobrir para encontrar logo a melhor forma de ter constância na rotina de estudos. Ter uma rotina que permita constância foi de longe a parte mais importante da minha preparação. Siga firme e cumpra suas metas diárias, com e sem vontade! Você consegue!