Aprovado em 1º lugar no concurso ANP para ATIVIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO – SALVADOR
Agência Reguladora“Não se abatam pelos fracassos, eles sempre ocorrerão. Foque no que você aprendeu com eles, seja resiliente. Nunca desista dos seus sonhos. Se tiver foco e determinação, você chega onde quiser.”
Confira nossa entrevista com Antonio Marcio Sousa da Silva Junior, aprovado em 1º lugar no concurso ANP para ATIVIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO – SALVADOR:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Antonio Marcio Sousa da Silva Junior: Meu nome é Antonio Marcio Sousa da Silva Junior, sou formado em Engenharia elétrica, tenho 35 anos e moro em Salvador/BA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Antonio: Aos 11 anos de idade fiz meu primeiro concurso para o Colégio Militar de Salvador. Ao me formar no Ensino Médio, fiz o concurso para a Academia Militar das Agulhas Negras e por lá fiquei até 2012, quando tive um problema de saúde e precisei abandonar o EB. Ao voltar para Salvador com minha esposa já grávida, tive que estudar para passar no concurso que estava aberto, que era da PMBA. Durante minha estada na PM eu consegui realizar meu sonho de me formar na minha área de atuação e abri minha própria empresa, mas não desisti de tentar uma posição melhor e estável no serviço público, porém conciliando com minha empresa. Passei na PRF, mas perdi na prova física, porém isso não me desanimou. Aos poucos fui continuando os estudos, pois queria uma estabilidade tanto financeira quanto profissional, e no momento tive o prazer de passar na AMAZUL e agora na ANP.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Antonio: Sim. Aproveitava o tempo livre, principalmente a noite e nos finais de semana e feriados.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Antonio: Já passei em alguns concursos. Muitos foi mais por mero treinamento e não quis assumir o cargo, porque financeiramente não era viável para mim. Pretendo continuar estudando sim, pois não quero cair em uma zona de conforto. Quero sempre mais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Antonio: Sinceramente, a vida social teve que ficar de lado. A princípio eu só saio aos finais de semana com as minhas filhas e minha esposa.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Antonio: Sou casado e tenho 2 filhas. Uma de 10 anos e outra de 2 anos. Minha esposa está sempre me apoiando e ajudando nos momentos de estudo. Graças a Deus tenho o apoio que preciso para prosseguir na caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Antonio: Sinceramente, bem no início eu estudei um pouco pelo material do Estratégia Concursos, foram umas 2 semanas. Porém a carga de trabalho aumentou e acabei abandonando os estudos até a véspera da prova, que foi quando tentei realizar uma revisão dos assuntos que eu já tinha em mente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Antonio: Utilizei os PDFs do Curso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Antonio: Já conheço a bastante tempo, desde o concurso da PRF. Na minha visão, é o melhor curso preparatório para concursos de qualquer área.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente? (Caso tenha estudado direto conosco, pode pular esta pergunta e a próxima)
Antonio: Já utilizei materiais de outros cursos sim, porém o PDF e a dinâmica do Estratégia me atraíram e me fizeram conseguir assimilar melhor os conteúdos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Antonio: Os materiais do Estratégia são sem dúvidas o melhor que temos no mercado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Antonio: Para mim o mais importante de tudo é a resolução de exercícios. É pôr em prática tudo o que se aprendeu.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Antonio: Tenho bastante dificuldade nas legislações. A melhor forma para assimilá-las no meu caso foi utilizando os mapas mentais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Antonio: Trabalhando.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Antonio: Como fui militar minha vida toda, desistir nunca é uma opção.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Antonio: Não se abatam pelos fracassos, eles sempre ocorrerão. Foque no que você aprendeu com eles, seja resiliente. Nunca desista dos seus sonhos. Se tiver Foco e Determinação, você chega onde quiser.