Aprovado em 1° lugar no concurso PC MS para o cargo de Perito Médico Legista
Policial (Peritos, Papiloscopistas)“Meu conselho para quem está iniciando estudos para concurso é que estude, de forma prioritária, as matérias mais prevalentes na prova. Identifique os assuntos mais cobrados, faça exercícios e simulados. Somente após estar bastante confiante nas matérias principais, parta para aquelas matérias com menor influência na nota final.”
Confira nossa entrevista com Antonio Carlos de Carvalho Filho, aprovado em 1° lugar no concurso PC MS para o cargo de Perito Médico Legista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Antonio Carlos: Meu nome é Antonio Carlos de Carvalho Filho, sou médico formado pela Universidade UNIDERP Campo Grande-MS, em 2014, e depois especializado em Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) em Passo Fundo-RS até 2017. Nasci no interior do Rio de Janeiro, em uma cidade chamada Vassouras-RJ, durante o período em que meus pais estudavam lá, mas logo retornamos à Corumbá-MS, onde mora a nossa família. Tenho 30 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Antonio: Apesar de estar trabalhando como médico ortopedista e cirurgião de quadril há cerca de 3 anos, senti a necessidade de conseguir um trabalho que me garantisse estabilidade, segurança e possibilidades de aposentadoria de qualidade futuramente.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Antonio: Sim, trabalhava e estudava. É uma questão de organizar os horários e a agenda para permitir fazer as duas coisas. Nos últimos 10 dias antes do concurso, tirei férias do trabalho para permitir um estudo mais intensivo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Antonio: Esse é o primeiro concurso que faço. Não pretendo mudar de cidade, pois já tenho consultório e outras atividades que realizo aqui. Acredito que futuramente tentarei algum concurso municipal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Antonio: Sim, continuei saindo com amigos e família normalmente. É apenas uma questão de organização para permitir algumas horas diárias de estudo.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Antonio: Sou amasiado e possuo dois filhos. A família sempre me apoiou em todas as decisões, e nessa não foi diferente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Antonio: Para ser sincero, estudei por cerca de 30 dias. Sei que existem concursos extremamente concorridos e disputados, como as carreiras de delegado, carreiras jurídicas e outras mais, que demandam anos de preparação. Na área da perícia médica, não vejo dessa forma, a concorrência e disputa não é tão intensa assim. É claro que é necessário estudo, ainda mais visto que o conteúdo da prova (medicina legal, português e noções de várias áreas do direito) não são rotineiras na minha prática diária. Mas este tempo foi suficiente para que conseguisse a aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Antonio: Utilizei o material on-line em videoaulas sobre o tema medicina legal, que correspondia a quase 50% da prova. A principal vantagem foi ter acesso ao extenso conteúdo de forma sintetizada, rápida e resumida, permitindo estudo em tempo reduzido.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Antonio: Fiz buscas na internet sobre cursos de medicina legal para o concurso da PC-MS. Assim encontrei o curso do Estratégia, que me chamou atenção por ser acessível e abranger todo o conteúdo necessário.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Antonio: Não tenho dúvida que o curso preparatório foi determinante na minha aprovação. Sou médico ortopedista e, pouco tempo antes do concurso, eu não tinha conhecimento específico na área de medicina legal. Acertei 23 de 25 questões dessa matéria.
As videoaulas foram muito explicativas, com conteúdo rápido, resumido, focado nos principais assuntos do concurso, com resolução de várias questões durante as aulas, permitindo que, no momento da prova, eu estivesse bastante seguro para responder as perguntas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Antonio: Como já disse acima, estudei por cerca de 30 dias. Inicialmente, estudava cerca de 3 horas diárias (uma ou duas videoaulas). Nos últimos 10 dias, tirei férias então pude aumentar o tempo de estudo para cerca de 8h diárias. Foquei os estudos na medicina legal, matéria que correspondia a quase metade da prova.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Antonio: Sempre estudo fazendo resumos. O fato de escrever e fazer pequenos fluxogramas me ajuda a não esquecer o assunto e me permite revisar o assunto posteriormente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Antonio: A resolução de exercícios é muito importante, pois permite a identificação dos assuntos mais pertinentes e a forma como são cobrados nos concursos. Em todas as videoaulas que assisti, foram realizadas resolução de vários exercícios, com detalhamento de cada alternativa até chegar à resposta correta, e creio que essa é uma excelente forma de estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Antonio: Não tenho muito conhecimento em Português para concursos. Entretanto, apesar de não ter focado nessa matéria durante os estudos, a prova não foi difícil e consegui ter um desempenho satisfatório também.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Antonio: Tirei férias para poder intensificar os estudos nos últimos 10 dias. Assistia cerca de 4 videoaulas por dia e fazia resumos. Como moro a 420 km de Campo Grande-MS, onde foi realizada a prova, no dia anterior me preparei para a viagem e descansei bem, para viajar essa distância e fazer a prova de forma tranquila.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Antonio: Acredito que o principal acerto foi saber o que estudar. Saber em quais matérias apenas o conhecimento prévio me permitiria ter um desempenho suficiente e em quais matérias (no caso medicina legal) era necessário aprofundar os estudos de forma intensiva para que conseguisse a aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Antonio: Não.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Antonio: Meu conselho para quem está iniciando estudos para concurso é que estude, de forma prioritária, as matérias mais prevalentes na prova. Identifique os assuntos mais cobrados, faça exercícios e simulados. Somente após estar bastante confiante nas matérias principais, parta para aquelas matérias com menor influência na nota final.
Além disso, nas horas vagas e de repouso, exercite a mente, leia livros, jornais, matérias, assuntos aleatórios. Conhecimentos gerais e experiências vividas permitem que você acerte várias questões em concursos mesmo sem ter focado os estudos naquele assunto específico.