Aprovada em 1º lugar (colocação em cota) no concurso TCE-RJ para o cargo de Analista de Controle Externo na especialidade Controle Externo:
“Tudo o que eu tinha planejado foi por ‘água abaixo’ e surgiram dificuldades que eu nunca pensei que teria. Mas, curiosamente, quanto menos opção eu tinha, maior era o meu foco e vontade de estudar. Durante os estudos vi uma frase no Instagram que eu sempre usava como motivação: Quando o fracasso não é uma opção, o sucesso é inevitável!”
Confira nossa entrevista com Andrea de Mendonça Soares, aprovada em 1º lugar (colocação em cota) no concurso TCE-RJ para o cargo de Analista de Controle Externo na especialidade Controle Externo:
Estratégia Conursos: Olá! Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual sua idade? De onde você é? Qual sua formação?
Andrea de Mendonça: Tenho 45 anos. Nasci em São Gonçalo, mas moro na cidade do Rio de Janeiro. Eu me formei em Jornalismo na UERJ.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Andrea: Trabalhei como jornalista por mais de seis anos na EBC, onde ingressei por concurso público, pois é uma empresa pública.
Comecei a estudar para concursos há muitos anos, já ocupei cargos públicos de nível médio, mas em 2012 optei por ser jornalista de empresa pública. Só que com a possibilidade de a EBC ser privatizada, fiquei com medo de perder o emprego e resolvi voltar a estudar para concursos. No final de 2018, aderi ao Plano de Demissão Voluntária da EBC e decidi me dedicar somente aos estudos por um tempo.
Estratégia: Como foi a escolha pela área de controle? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Andrea: Quando saí da EBC, eu tinha a intenção de fazer qualquer concurso que surgisse, não tinha uma área definida. Antes mesmo de sair da EBC, no segundo semestre de 2018 eu já tinha feito concurso para o TRT RJ e fiquei no cadastro de reserva. Fiz também o concurso do MPRJ. Só que os concursos começaram a rarear, e eu li em um site especializado que o TCE-RJ planejava fazer concurso, então resolvi tentar, já que o salário era bom. Eu nunca tinha feito concursos da área de controle e fiscal.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Andrea: Comecei a estudar para o TCE-RJ em fevereiro de 2019 e me dedicava totalmente aos estudos. A partir do segundo semestre do ano passado, as dificuldades aumentaram e comecei a procurar emprego. Até participei de uma entrevista aqui no Estratégia Concursos para o cargo de Jornalista, mas não consegui ficar com a vaga. Minha ideia era conciliar trabalho e estudos, mas não consegui arrumar emprego, então continuei só estudando.
Estratégia: Você já foi aprovada em outros concursos? Se sim, qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Andrea: Já passei para vários concursos, a maioria de nível médio. Fui aprovada dentro das vagas na ampla concorrência e trabalhei nos seguintes cargos: Assistente de Administração (UFF); Agente Administrativo (Ministério da Saúde); Assistente de Ciência e Tecnologia (Inca); Jornalista (EBC). Também passei para Assistente de Administração no Colégio Pedro II, fui a 11ª nas cotas raciais, nomeada no início de 2020, mas por motivos particulares não pude assumir, pois estava morando em outro estado. Além disso, atualmente estou no cadastro de reserva das cotas raciais do TRT RJ nos cargos de Técnico e de Analista Administrativo.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Andrea: Comecei a estudar para o TCE-RJ em fevereiro de 2019, muito antes de o edital ser lançado, inclusive a matéria que eu mais estudei, Contabilidade Geral, não caiu dessa vez no meu cargo. Estudava desde o início de 6 a 8 horas por dia. Para manter a disciplina eu pensava na necessidade que tinha de passar, já que deixei meu emprego público para estudar e no dinheiro que estava acabando rsrs. Também gostava de me ver no cargo de auditor do TCE-RJ. Acho que isso ajudou a me motivar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Andrea: Já conhecia o Estratégia há muitos anos, mas nunca tinha estudado com o material de vocês.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor pra você? Videoaulas, pdfs, livros?
Andrea: O que eu mais utilizei foram os PDF’s do curso. Mas usei também as videoaulas da Preparação Turbo para revisar. Sou muito inconstante, toda hora eu refazia meu plano de estudo, então, em alguns períodos, utilizei as trilhas estratégicas para me guiar. Não utilizei nenhum livro na preparação.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Andrea: No ano de 2019, estudava de 6 a 8 horas diárias, de segunda a sexta e não estudava nos finais de semana. Já em 2020, com edital na praça, passei a estudar no mínimo 8 horas por dia. Só que aí veio a pandemia e bagunçou minha rotina. Tive que me virar porque as escolas fecharam e meus dois filhos (de 5 e 7 anos), que até então estudavam em tempo integral, passaram a ficar em casa. Com isso, eu passava as manhãs acompanhando as crianças nas aulas online e depois do almoço começava a rotina de estudos. Continuei estudando 8 horas por dia, mas de um jeito bem caótico, pois era interrompida a todo momento pelas crianças e, muitas vezes, tinha que parar no meio do estudo para separar as brigas deles rsrs.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Andrea: Comecei estudando todas as matérias que caíram no concurso anterior do TCE-RJ, mas como estava com muita dificuldade em Contabilidade Geral, mudei meu plano de estudos e fiquei dois meses estudando somente essa matéria. Com isso, melhorei muito em Contabilidade Geral, mas como contei, essa matéria acabou não sendo cobrada no meu cargo.
Depois disso, passei a estudar todas as matérias do concurso ao mesmo tempo. Dividi o conteúdo em um ciclo de 40 horas que eu tentava cumprir em uma semana.
Não costumo fazer resumos manuais. Geralmente, eu estudo o PDF, faço os exercícios e a partir dos erros nas questões vou complementando o resumo do Estratégia Concursos.
Com a pandemia, passei a focar mais em exercícios porque eu já tinha fechado o edital.
Meu plano de estudos mudava toda hora, pois eu sou muito inconstante e fico sempre achando que não estou aprendendo nada. Então eu sempre mudava a carga horária das matérias para privilegiar as disciplinas em que eu estava indo pior nas questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Andrea: Tive muita dificuldade com Análise de Informações. Aumentei a carga horária dela, fiz muitos exercícios, mas não adiantou muito. Acho que eu não consegui superar as dificuldades nessa disciplina rs. Foi minha pior matéria na prova do TCE-RJ, me fez perder pontos. Se eu tivesse deixado todas as questões de Análise de Informações em branco, teria uma nota maior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Andrea: Sempre tive dificuldade para estudar nos finais de semana porque era o momento em que a casa ficava mais cheia. Além disso, eu aproveitava o final de semana para ficar mais com os filhos, levá-los na pracinha e para outras atividades.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Andrea: Estou muito feliz por ter sido aprovada para o TCE-RJ, mas ainda estou decidindo se paro por aqui ou se foco no Sefaz RJ.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Andrea: Estudei especificamente para o TCE-RJ por mais de dois anos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Andrea: Minha rotina foi insana. Bateu um desespero e uma insegurança e fiz tudo o que dizem para não fazer. Estudei loucamente, aumentei a carga horária para quase todas as horas do dia. Até na véspera da prova eu estudei demais. Acho até que isso me prejudicou um pouco, pois fui fazer a prova bastante cansada.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Andrea: Fiz muitas discursivas para treinar durante a preparação. Inclusive, no início da preparação, tive algumas discursivas corrigidas pelo Estratégia.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Andrea: Acho que os maiores erros foram na reta final, ter estudado demais nos últimos dias e na véspera da prova. Além do fato de eu não fazer nenhuma atividade física. Foi um período de muito estresse. Hoje eu tentaria relaxar um pouco mais.
Como acertos, eu citaria a regularidade e a disciplina, pois mesmo nos dias em que estava com dificuldades emocionais e tendo que me virar para estudar e tomar conta das crianças ao mesmo tempo, eu não desisti.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Andrea: Pensei em desistir várias vezes, mas como eu não tinha outra opção na vida, seguia em frente nos estudos.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Andrea: Foi sensacional. Saí da prova desanimada, pois achei muito difícil, tive medo de nem conseguir ter a discursiva corrigida. Quando saiu o resultado e vi o meu nome, nem acreditei. Fiquei muito feliz!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Andrea: Não desista! Saiba onde quer chegar e não deixe que as dificuldades do dia a dia te desanimem. É preciso aceitar que não temos o controle de tudo. A gente planeja os estudos, imagina como vai ser o período, aí vem a vida e muda tudo. No meu caso, quando saí da EBC, achei que poderia ficar me preparando tranquilamente sem me preocupar com questões financeiras no período, aí tive alguns problemas pessoais e até uma pandemia apareceu no meu caminho. Tudo o que eu tinha planejado foi por água abaixo e surgiram dificuldades que eu nunca pensei que teria. Mas, curiosamente, quanto menos opção eu tinha, maior era o meu foco e vontade de estudar. Durante os estudos vi uma frase no Instagram que eu sempre usava como motivação: “Quando o fracasso não é uma opção, o sucesso é inevitável”!