“Os professores do Estratégia são experientes, conhecem as bancas, as questões, e principalmente o conteúdo da prova. Eles dão ótimas dicas sobre como resolver as questões, o que priorizar nos estudos e preparam ótimos materiais. Se você seguir tudo o que o curso oferece, e principalmente ouvir o que os professores dão de dicas, você irá se sair muito bem.”
Confira nossa entrevista com Ana Paula Machado, aprovada no Exame de Suficiência do CFC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor.
Ana Paula Machado: Me chamo Ana Paula, me formei em ciências contábeis em dezembro/2020, tenho 22 anos, natural do Rio Grande do Sul, mas atualmente estou morando no Paraná.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava?
Ana Paula: Já era formada em ciências contábeis e trabalhava em período integral das 08h às 17h. Adotei uma rotina de estudos semanal das 07 às 08h e após o trabalho das 18-19h até umas 22h. E nos finais de semana fazia uma média de 5-6h.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Ana Paula: Foi a minha primeira tentativa.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Ana Paula: Eu já esperava ser aprovada, mas a ansiedade me fez ficar com um “pé atrás” sobre o resultado. De qualquer forma, após a confirmação me senti aliviada e recompensada pelo esforço que tive.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame?
Ana Paula: A postura foi mais radical mesmo, saía apenas em alguns finais de semana para descansar, mas nunca afetando os horários que estabeleci.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Ana Paula: Comecei um pouco antes do lançamento do edital, acredito que cerca de 3 meses.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame?
Ana Paula: Utilizei os materiais disponibilizados pelos professores do Estratégia. Os PDFs para leitura e as videoaulas para exemplos e explicações além de resolução de exercícios.
Estratégia: Chegou a usar materiais de outros cursos antes? Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Paula: Já utilizei um curso de Conhecimentos Bancários oferecido pelo Estratégia.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ana Paula: Os materiais do Estratégia são super didáticos, atualizados com a legislação vigente, visualmente bem organizados e com diversos exemplos, assim como questões resolvidas.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Ana Paula: Com certeza! Não tive nenhum problema utilizando a plataforma, os materiais e professores são profissionais e entregam tudo que o aluno precisa para a aprovação.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Ana Paula: Eu segui a recomendação dos professores e me dediquei bastante nas matérias que têm maior número de questões. Assim como aquelas que eles relataram possuir questões mais simples e que garantiriam pontos fáceis. Dentro dessa delimitação, dei uma atenção especial para as matérias que eu tinha mais dificuldade.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Ana Paula: Eu intercalava matérias, um bloco de uma matéria depois de outra, conforme disposição de videoaulas/materiais contidos na plataforma. Como também indicado por um professor, estudei de forma inteligente, utilizando os materiais/recursos prontos e anotando minhas inferências, pontos de atenção e palavras-chave.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Ana Paula: A Contabilidade Geral era estudada todos os dias juntamente com alguma outra matéria.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ana Paula: Eu tinha mais dificuldade em Contabilidade Pública e Contabilidade de Custos pois não eram matérias tão aprofundadas durante a faculdade. Reconhecendo essa dificuldade, estudei os conteúdos com mais cuidado, lendo mais devagar e assistindo mais de uma vez as aulas quando necessário.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Ana Paula: Esse período utilizei para resolver várias questões, conhecer como a banca pode cobrar os assuntos, assim como realizar os simulados do Estratégia. Assisti também às lives de revisão no YouTube do Estratégia.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Ana Paula: Acredito que a prova não é formulada para resolver todas as questões em tempo hábil. Devendo-se, assim, pular questões muito extensas devido ao tempo gasto com a leitura, ou, se possível, identificar rapidamente se apesar do texto é uma questão considerada fácil.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Ana Paula: Acredito que alguns erros foram, assim que comecei a estudar, não priorizar as matérias que possuem maior número de questões. E também procurar outros materiais. Assim que percebi onde deveria focar e que tudo que eu precisava os professores já forneciam, me senti mais confiante e consegui me dedicar melhor.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Ana Paula: Uma das coisas que me ajudou bastante foi ter horários fixos todos os dias para estudar. Penso que talvez quem não estabeleça uma certa responsabilidade com os estudos possa ter mais dificuldades assim como se sentir mais desmotivado.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Ana Paula: O mais difícil é se manter positivo e persistir na rotina de estudos. A principal motivação para conseguir cumprir meus horários diários era pensar nas portas que poderiam se abrir para mim com a aprovação no exame.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Paula: Rotina!
Meu conselho para os próximos aprovados no exame de suficiência, alunos do Estratégia, é que estabeleçam uma rotina de estudos, independentemente da quantidade de horas que consiga estudar por dia, estabeleça um horário e cumpra-o.
Descanse!
Uma técnica que utilizei e me ajudou bastante foi o Pomodoro, consiste em fazer pausas durante o tempo de estudo.
Eu estudava com foco total por 25 minutos, descansava 5 minutos, estudava mais 25 minutos e outros 5 minutos de descanso, por fim, o ciclo se encerrava com mais 25 minutos de estudos e 15 de descanso.
Você pode fazer quantos ciclos quiser. Atualmente já existem aplicativos e sites que você inicia e pausa esses tempos.
Apesar de ocupar um pouco mais de tempo da minha rotina de estudos, eu não me sentia cansada. Dessa forma, se você conseguir achar algum tempo livre, ou já tiver cumprido seu horário e quiser estudar um pouco mais, você não se sentirá cansado.
Escute!
Os professores do Estratégia são experientes, conhecem as bancas, as questões, e principalmente o conteúdo da prova. Eles dão ótimas dicas sobre como resolver as questões, o que priorizar nos estudos e preparam ótimos materiais. Se você seguir tudo o que o curso oferece, e principalmente ouvir o que os professores dão de dicas, você irá se sair muito bem.