Aprovada em 6° lugar para Auditor Fiscal do Tesouro Municipal no concurso ISS Barra Mansa
Concursos Públicos“Para aqueles que querem seguir por este caminho eu digo: Estabeleçam seus objetivos e só param quando atingi-los. Ainda que demore, o sucesso virá […]”
Confira nossa entrevista com Alessandra Cristina de Souza, aprovada em 6° lugar no concurso ISS Barra Mansa (RJ) para o cargo de Auditor Fiscal do Tesouro Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Alessandra Cristina de Souza: Tenho 49 anos, sou formada em Administração e sou natural de Barra Mansa.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alessandra: Eu sempre gostei de estudar, não queria ser apenas uma simples dona de casa. Meu marido também pensava assim, então me incentivou a estudar e fazer concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Alessandra: Sim, como sou plantonista, isso me permitiu estudar com tranquilidade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Alessandra: Em 2001 eu passei em 8° lugar para Agente Administrativo da Secretaria Estadual de Saúde do RJ, cargo de nível médio que irei deixar em breve . Em 2015 me formei em Administração e em 2019 retomei meus estudos para mudar para um cargo de nível superior. Fiz vários concursos de lá pra cá. Sempre passava, mas fora das vagas. Agora que atingi meu objetivo pretendo aposentar a concurseira.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Alessandra: Sempre fui muito caseira e levo uma vida bem reservada. Tenho apoio do meu marido, que também é servidor e concurseiro. Saímos muito pouco. Então nosso estilo de vida nos favorece nesse sentido.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Alessandra: Como disse, sempre gostei de estudar e tenho o apoio da minha família. Meu marido e meu filho, que também está seguindo nossos passos, me ajudam muito nas tarefas domésticas. Ainda mais que tenho 22 gatos. Dá um trabalhão cuidar deles. Mas eles me divertem!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Alessandra: Eu estava me preparando para o CNU quando abriu o edital para Barra Mansa, eu nem estava pensando em fazer, principalmente porque era para área fiscal, pois meu foco sempre foi a carreira de tribunais. Mas meu marido insistiu e eu já estava pensando em deixar o CNU, então mudei minha grade de estudos e me preparei durante uns dois meses.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Alessandra: Eu gosto de estudar por videoaulas e PDF. Mas só assistia vídeoaula quando o assunto era novo ou ainda não tinha muito domínio. Para ganhar tempo, aquelas matérias que eu já dominava bem, eu lia a aula simplificada e fazia as questões da aula completa. Isso funcionava muito bem para mim.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alessandra: Foi indicação de uma amiga que só estudava pelo Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Alessandra: Fiz diversos cursos diferentes, presencial e a distância, mas prefiro a distância. O problema era que muitos desses materiais nem sempre estavam organizados, ou eram muito enxutos e quase não tinham questões. Isso me irritava bastante.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Alessandra: Sim, vários. Até conseguia aprovação, mas a classificação não era muito boa a ponto de ficar dentro das vagas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Alessandra: A diferença do material do estratégia é enorme em comparação aos outros. Depois que passei a estudar por ele, meu nome já começou a figurar mais próximo do topo da lista. Como comentei antes, minha preparação envolvia assistir videoaulas, ler os PDFs simplificados, resolver questões da aula completa. As vezes gerava caderno com mais questões, quando não estava me sentindo muito segura. Também fazia os simulados que o estratégia disponibilizava. O que eu mais gosto no estratégia é a organização dos cursos e dos materiais. Sem falar na riqueza do conteúdo e na quantidade generosa de questões por aula.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alessandra: Nos meus estudos eu sempre procurava focar nas disciplinas que tinham maior peso. Deixava as mais fáceis e as que eu dominava para estudar/revisar mais próximo da prova. Sempre fazia duas disciplinas por vez. Estudava em média 4 horas por dia, mais que isso eu ficava cansada. E sempre tirava o domingo para descansar.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Alessandra: O Passo Estratégico é uma ferramenta valiosa para fazer revisões rápidas e objetivas, porque ele vai direto ao ponto. Fazer simulados também ajuda muito. Os simulados do estratégia me ajudavam a ver onde eu estava errando muito e ainda precisava melhorar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Alessandra: A prática leva a perfeição, por isso fazer questões é fundamental. Eu não contabilizei a quantidade de questões que eu fiz, mas posso dizer com segurança que foram milhares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Alessandra: Não era muito boa em interpretação de texto e não via lógica e Raciocínio Lógico. Assisti muitas videoaulas e procurei resolver muitas provas. Isso me ajudou demais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alessandra: Na semana da prova eu priorizo as videoaulas de retas finais e faço simulados e provas anteriores. Também gosto de assistir as revisões de véspera. Muitas dicas que os professores dão nessas ocasiões nos ajudam bastante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alessandra: Meu principal erro foi não acreditar em mim mesma e no meu potencial. Tenho baixa autoestima e isso sempre me atrapalhou em tudo. Mas acertei ao escutar os conselhos e dicas do meu marido que sempre me apoiou e me ajudou. Ele é o cara!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Alessandra: Acho que tem momentos, que todos que escolhem esse caminho, chegam a pensar em desistir. Afinal, é um caminho difícil e cansativo. Cheio de frustrações. Mas, para mim é um caminho sem volta. Só dá para seguir em frente e só parar quando atingir o objetivo. Quando me sentia esgotada eu dava um tempinho suficiente para recobrar as forças e logo voltava. Mas ter apoio das pessoas que amamos nos ajuda e nos motiva!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alessandra: Para aqueles que querem seguir por este caminho eu digo: Estabeleçam seus objetivos e só param quando atingi-los. Ainda que demore, o sucesso virá. É questão de tempo e cada um tem o seu. Não se comparem aos outros. Respeitem seus limites, apenas façam o seu melhor e não se cobrem demais, aprendam com os erros e fiquem perto daqueles que te amam!