Aprovado em 3° lugar no concurso AL CE para o cargo de Analista Legislativo - Ciências Contábeis
Legislativo“Falta tempo? Usa o que tem mesmo, só não dá para não estudar. Falta apoio? Vai só mesmo, no caminho você verá pessoas que estão na minha situação que você e vocês se ajudarão. Concurso é questão de se aperfeiçoar o bastante para aquele edital”
.
Confira nossa entrevista com Albérico Nascimento Aleixo, aprovado em 3° lugar no concurso AL CE para o cargo de Analista Legislativo – Ciências Contábeis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Albérico Nascimento Aleixo: Bem, sou formado em ciências contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco, tenho 27 anos e sou natural de Recife, Pernambuco. Já nasci com a alegria do frevo pernambucano, não tem tempo ruim (rsrs).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Albérico: Acredito que o concurso foi o meio para atingir aquilo que sempre quis. Sempre quis ser útil e ter resultados concretos no trabalho que eu fosse executar. Quando pensei em qual graduação eu poderia escolher, pensei nos cargos que eu poderia assumir, então descobri que eu poderia ser um auditor da receita federal, um auditor do trabalho, um consultor legislativo, etc. Então me abracei aos concursos, em específico aos da área contábil.
Estratégia: Por que a área legislativa? Você tinha alguém na família que o inspirou, gostava de processo legislativo, o que te fez estudar para concursos do legislativo?
Albérico: Sempre ouvi a carreira do legislativo como referência. Reconhecimento profissional, oportunidade de crescimento, colegas de extremamente qualificados, entre outras qualidades. Conheci algumas pessoas que já trabalharam nos legislativos estaduais e todos falavam muito bem dos cargos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseir, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Albérico: Como concurseiro, passei por todas as fases. Tive a fase que só estudava (após a graduação), tive a fase de cuidar do filho e estudar, e tive a fase que trabalhava, cuidava do meu filho e estudava (hoje). Meus amigos brincam, mas é verdade, só comecei a melhorar o meu rendimento quando meu filho nasceu (rsrs). Não houve motivação maior para mim.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Albérico: Classifiquei:
Câmara Municipal de Nazaré da Mata – 15º lugar Técnico de Controle Interno
Secretaria de Saúde do DF – 16º contador
Procuradoria-Geral do Estado de Pernambuco – 16° Calculista
Ministério Público de Contas do Pará – 11º Analista Contábeis
Universidade Federal de Pernambuco – 5° Técnico em Contabilidade
Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – 26° Auditor de Controle Externo em Ciências Contábeis
Codevasf – 30° Analista de Desenvolvimento – Ciências Contábeis
(Vou colocar um em cada linha para parecer que foram muitos kkkkk)
O último foi Analista Legislativo da Assembleia Legislativa do Ceará.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Albérico: Assim como em alguns pontos, acredito que eu não seja muito exemplo no quesito vida social (rsrs). Eu não saía para nada. Quando saía, era para festa de família. Digo que não sou exemplo porque estudo para concurso deve ser equilibrado. A caminhada tende a ser longa, então para ter resistencia é necessário ter saúde mental. Mesmo que eu tenha errado nisso, acredito que esses encontros com a família me deram o gás necessário para me manter no caminho.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Albérico: Neste quesito minha família foi minha força, foi minha equipe. Minha mãe de longe é nosso maior exemplo. Sabe aquela pessoa que tudo que toca, transforma e melhora? Aquela que se dedica, se sacrifica para dar qualidade aos outros? Essa é a minha. Sou o mais novo da casa. Meus pais começaram com o comércio. Meu pai ficou sabendo que havia bons concursos quando minha irmã mais velha já tinha seus 3 anos. Então ele e minha mãe se acertaram e combinaram que enquanto ela trabalhava na loja e cuidava da minha irmã, ele estudava. Ele estudava sempre que podia, de madrugada, de manhã, de tarde, de noite… Minha história é só continuidade do que eles fizeram. Quando meu pai conseguiu um cargo público, minha mãe começou a fazer sua graduação. No meio do curso houve alguns problemas e ela teve que abandonar o curso para cuidar da minha irmã e da família. No caminho nasceu minha irmã do meio e assim foi até mim. Quando falo de sacrifício é disso que falo. Minha mãe abriu mão do sucesso dela para que nós tivéssemos o nosso sucesso.
Meu pai sempre foi meu exemplo, o cara. “O cara sou eu”, de Roberto Carlos. Protetor, amigo e extremo incentivador. Não sou um cara prodígio, sou longe disso. Já fui para recuperação na escola (hehe). Uma delas meu pai pegou duas notas baixas minha e me falou: – filho, estou orgulhoso você cresceu 100%, de 3,0 você subiu para 6,0. Agora preciso que você repita esse desenvolvimento para a próxima prova. “Como alguém pode me dar parabéns quando a situação está ruim assim?” (Kkkkk). Ele não sabia, mas isso me motivou muito. Na recuperação tirei 9,0 (não consegui o 10,0) rsrs.
Dedico essa caminhada também às minhas irmãs e meu cunhado, me ajudaram, me fizeram chegar lá. Enchi muito o saco delas com perguntas infinitas. Minha irmã mais velha foi minha tutora na caminhada. Sempre quis ouvir a opinião dela antes de qualquer passo. Foi por causa dela que consegui evoluir. Cuidou, tratou e me fez evoluir quando a autoconfiança caia (Ex: deixa de mimimi, rapaz). Minha irmã sempre foi exemplo para me ensinar que os problemas devem ser tratados de forma objetiva. Minha irmã do meio foi a amiga que dá apoio, a que professora que precisei quando o assunto era direito. Ela foi meus momentos de descontração e alegria. Foi orientadora e amiga. Minha esposa foi aquela que se desdobrou, construiu, deu-me forças e segurou o que podia segurar. Meu cunhado foi meu guru, meu irmão que a vida me deu. Meus pequenos (filho e sobrinhos) foram a maior força que tive, foram o start, foram a faísca que eu precisava para evoluir.
Como eu disse, não foi minha vitória. Foi nossa vitória.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Albérico: Para a Assembleia Legislativo do Ceará estudei desde que o edital saiu, mas já estudava as matérias básicas para os concursos de contador. São elas: Contabilidade Geral, Custos, Análise das Demonstrações Contábeis, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Administração Financeira e Orçamentária e Contabilidade Pública.
Manter disciplina se torna mais fácil (não é fácil, mas se torna mais fácil) quando se quer muito algo. Não adianta pensar em outro objetivo que o substitua, nunca o vai. Disciplina não nasce, é incentivada e treinada. Você só quer algo ou você que muuuito mesmo? No primeiro caso qualquer coisa pode te tirar do caminho, no segundo nada te tira.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Albérico: Ah, falar de concurso é falar de Estratégia. Os PDFs do Estratégia foram ferramentas essenciais para meu desenvolvimento. Materiais direcionados são essenciais para sintetizar a matéria a e para tornar o estudo mais objetivo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Albérico: Utilizei os Passos Estratégicos, videoaulas, questões comentadas, entre outros.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Albérico: Aulões de véspera te dá uma visão geral e te faz lembrar dos assuntos mais recorrentes (isso é muuuito bom para a prova, você ganha itens importantes lá na frente).
Videoaulas foram e são muito importantes para quem tem tempo reduzido. Orientam de forma direcionada e explicação no que é mais importante.
PDFs são materiais simples e com professores especializados. É a ferramenta principal para quem estuda.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Albérico: Procurava estudar com máxima qualidade. Já testei vários métodos de estudo. E sempre estou adaptando-os. Penso sozinho por quanto tempo aquele horário será cumprido até de ser novamente alterado. Por exemplo, se meu concurso tem 10 matérias, procuro estudar mais as 10 todos os dias. Se não conseguir, reduzo. Mas sempre tentando conseguir pegar o máximo que der por dia.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Albérico: Relia o que grifei e revia as anotações. Costumo anotar sínteses do que li para facilitar minhas revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Albérico: Isso foi um dos meus erros, comecei a treinar muitas questões já nos últimos 2 anos. Errei muito porque achava que estudar era sempre a mesma coisa, ler, ler e ler. Melhorei meus rendimentos quando comecei a revisar bem e fazer questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Albérico: Acredito que nossa fraqueza hoje é nossa força amanhã. Todas as matérias considero que são difíceis de certa forma porque cada uma tem sua forma de raciocinar e de resolver. Tive maiores dificuldades em matéria de memorizar, porque sou de procurar lógica no que estudo. Se não acho lógica, tenho dificuldades de aprender.
Estratégia: Você fez alguma tabelinha com prazos, datas, quóruns, para auxiliar na memorização de tanta informação? Pregou post it no quarto, algo do tipo?
Albérico: Sim, minha parede era cheia de papeis com anotações, até que resolveram a parede deveria ser pintada (rsrs). Por ter pedido boa parte das minhas anotações, comecei a anotar no caderno como as pessoas normalmente fazem (kkkk).
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Albérico: Tenho um pouco de pena de quem estava comigo nos meses prévios às provas (kkkk). Tensão e ansiedade até o dia da prova. Já fiquei doente quando provas se aproximavam, mas com o tempo fui melhorando e me tornando mais objetivo. Ainda sinto muito frio na barriga, mas hoje tenho a cabeça tranquila. Se não foi nesse concurso, será no próximo.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Albérico: Texto técnico deve ser objetivo, sem rodeios. Errei muito nisso também, achava que tinha que impressionar o avaliador. Não precisamos disso, precisamos responder o que se pede e é isso.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Albérico: Kkkk “se houve erros”. Errei muito e erro até hoje, mas como sempre digo. Aprenda o que errou ontem para não errar amanhã. Errei muito durante a caminhada, mas prometo a mim (se é que isso vale) que não errarei o que já errei.
Meu maior erro foi passar muito tempo só lendo o conteúdo e fazendo poucas questões. Não dá para jogar um jogo só lendo sobre futebol. É necessário jogar para valer para ser campeão. E é isso, procure sempre acertar, mas saiba que vai errar. Quando errar, não repita. Quando acertar, repita. É simples, embora seja trabalhoso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Albérico: Nossa! “Desistir” é o palavrão mais feio que existe do dicionário. Fiz questão de tirar da minha vida. A única coisa que nos guia são nossos objetivos. E é isso. Você só para quando os atingir. Quando você está cansado, você descansa e depois volta a caminhar. Sempre falei para minha amiga Priscila, você não está abatida, você só está cansada. Descansa e bora lá atrás do que a gente quer. Obrigado, Priscila pelos momentos de descontração.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Albérico: Essa é a melhor hora. Meus amigos, sempre me julguei muito ruim nos estudos (ainda acho que tenho muito a melhorar), mas sempre busquei melhorar. Fui para recuperação algumas vezes, mas sempre pensei, vou me superar. E esse é o pensamento que gostaria que você tivesse. Falta tempo? Usa o que tem mesmo, só não dá para não estudar. Falta apoio? Vai só mesmo, no caminho você verá pessoas que estão na minha situação que você e vocês se ajudarão. Concurso é questão de se aperfeiçoar o bastante para aquele edital. Procure ajuda daqueles que ajudam. Sempre há. Eu tive, você terá. Deixo aqui meu muito obrigado a Thaís, Dui, Giuliano, Elder, Priscila, Pedro, David, Carol, Helane, Marcelo, Isabel e Arnon. Vocês foram fundamentais na caminhada, muito obrigado!!