Aprovada em 1º lugar no concurso ALEMA para o cargo de Técnico de Gestão Administrativa - Administrador
Legislativo“[…] O início será bem difícil mas à medida que você for estudando, você vai adquirir confiança e vai começar a visualizar cada vez mais a possibilidade da sua aprovação. Mantenha a constância. […]”
Confira nossa entrevista com Adriana Jardim, aprovada em 1º lugar no concurso ALEMA para o cargo de Técnico de Gestão Administrativa – Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Adriana Jardim: Sou Adriana, tenho 40 anos. Natural de São Luís, Maranhão, onde sempre morei. Sou Médica Veterinária e Administradora Pública. Tenho algumas especializações e mestrado em Políticas Públicas.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Adriana: Tive que abandonar um dos meus empregos, então minha renda caiu pela metade. Tentei empreender no ramo da consultoria de alimentos, mas o retorno não foi o que eu esperava. Como não sou uma pessoa muito paciente, eu já mudo logo de estratégia. Então decidi a voltar a estudar pois acredito que é um caminho que dá resultado. Sou servidora pública concursada desde 2005. Estou na minha quinta aprovação/nomeação/exercício. Minha família toda é formada por servidores públicos. Eles eram muito pobres, então o trabalho e o estudo fizeram com que eles mudassem de vida. Minha mãe desde cedo colocou eu e meus irmãos para fazermos concursos, logo esse caminho é muito comum na nossa trajetória.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Adriana: Quando escrevemos “concurso” no google de cara já aparece o site do Estratégia. Então de vez em quando eu entrava no site e dava uma olhada no que tinha por lá. No meu grupo de whatsapp do trabalho os meus colegas falavam sobre concursos de vez em quando. Então quando eu decidi voltar a estudar pedi indicações de cursinhos para alguns colegas e eles indicaram o Estratégia como o melhor cursinho. Entrei no site, vi os conteúdos, os materiais, os vídeos, as entrevistas e percebi que esse cursinho trazia bons resultados. Então eu apostei e deu certo!
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Adriana: Estudava durante o trabalho e nos fins de semana era em casa mesmo geralmente um turno. Durante a semana eu só conseguia estudar umas duas matérias por dia. Não passavam de 3 horas líquidas. Eu não gostava de acordar muito cedo para estudar e nem de estudar à noite.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Adriana: Durante a semana eu trabalhava fora de casa. Moro sozinha, então pela manhã eu cuidava da casa, fazia academia, cuidava do cachorro, trabalhava online, etc… À tarde eu ia para o trabalho e como as atividades não eram tão intensas, eu estudava lá mesmo, pois era um ambiente muito tranquilo e a sala era só para mim. Entre uma matéria e outra eu fazia o serviço. Ficava lá até umas 18:30h pois era melhor ir embora nesse horário por causa do trânsito. À noite eu não gostava de estudar, então por isso eu esticava o horário de trabalho para estudar mais e suprir essa falta.
Nos fins de semana eu reservava uma parte do dia para estudar. Geralmente pela manhã, mas não em todos os dias.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Adriana: Utilizei videoaulas, PDFs e aúdios do Estratégia Cast.
As videoaulas eram boas para matérias em que eu tinha dificuldade e também para determinados assuntos de uma matéria em que eu não estivesse entendendo somente com a leitura do PDF. Videoaulas são boas também quando eu estava ou lavando a louça, ou fazendo esteira ou bicicleta na academia ou quando eu estava muito cansada ou doente, mas queria estudar naquele dia. Videoaulas também são boas para anotar as dicas valiosas dos professores.
O PDF é uma ferramenta de uso para um estudo mais rápido, no entanto deve-se ter cuidado com excesso de conteúdo. Com a experiência e aprofundamento sobre as bancas, se consegue perceber o que é mais cobrado nas provas.
O Estratégia Cast eu ouvia quando estava dirigindo. Era bom pois o caminho de casa até o trabalho era longo, então eu ouvia para tentar memorizar pontos importantes.
Eu assistia também aulas gratuitas no Youtube, correções de gabaritos de provas que eu nem tinha feito, mas eu queria sempre saber o que as bancas estavam cobrando nas provas. As aulas de Reta Final eram muito boas por conta das dicas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Adriana: No primeiro concurso eu estudei por 4 meses.
No segundo concurso foram 6 meses de estudo.
O estudo era minha prioridade, então eu sempre buscava estudar todos os dias, apesar de ter poucas horas do doa dia estudar. Resumindo, eu mantive a constância.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Adriana: Tinha dificuldades em matérias de exatas (Raciocínio lógico, Informática…). Então para essas matérias eu sempre começava pelas videoaulas. Anotava as dicas dos professores, fazia exercícios junto com eles e aí depois de fixado o conteúdo eu fazia as questões.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Adriana: Reta final é bom para fazer questões, simulados e assistir videoaulas de reta final. Se nesse processo eu sentir que estou tendo dificuldade em algum assunto, vou verificar a teoria para tirar as dúvidas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Adriana: Teve prova de redação. Eu assisti as videoaulas de atualidades dos Professores Leandro Signori e Rodolfo Gracioli. Assisti também as aulas do Professor Raphael Reis sobre redação e ainda li o material de redação/discursiva do curso específico para ALEMA. Eu também todos os dias lia notícias de sites para me manter informada sobre os acontecimentos. Infelizmente eu não treinei redação, mas recomendo.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Adriana: Sou solteira, sem filhos e moro sozinha. Concurso público sempre foi algo comum e bem-vindo na família, então não tive dificuldades. O maior desafio foi conciliar o relacionamento amoroso com o estudo visto que essa era a prioridade, mas eu consegui…
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Adriana: A sensação foi tão maravilhosa quanto ter visto minha aprovação. Eu me emocionei bastante pois eu tinha o sonho de participar desse baile pois é a confirmação de que tudo valeu a pena. Sou muito grata ao Estratégia Concursos por essa oportunidade.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Adriana: Sim, sempre acompanhava a chamada dos bailes e me imaginava lá comemorando e conhecendo os professores. Eu sonhava, mas ao mesmo tempo parecia muito difícil estar lá pois eu teria que passar em primeiro lugar sendo que o concurseiro só quer passar, nem que seja em último, e começar a trabalhar. Mas ainda assim eu sonhava com esse momento de dar entrevista e participar do baile pois é uma superação passar em primeiro lugar. É um verdadeiro milagre!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Adriana: ACERTOS:
Assistir vídeos e realizar leituras sobre como planejar a rotina;
Testar estratégias e ver o que se encaixava na minha rotina e no que eu gostava;
Ter mantido a constância;
Focar na banca do concurso;
ERROS
Ter perdido tempo fazendo resumos que não eram estratégicos;
Pegar em celular ou ligar a TV nos intervalos das matérias;
Não treinar redação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Adriana: NUNCA pensei em desistir pois eu não tinha outra opção!
O que eu diria é que “volte a estudar agora mesmo, não se acomode pois ainda há muito para você conquistar!”
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Adriana: Se você quer passar em um concurso, comece a estudar agora e coloque isso como uma das suas prioridades. Se planeje, veja dicas de como estudar, organize sua rotina e faça as suas adaptações. O início será bem difícil mas à medida que você for estudando, você vai adquirir confiança e vai começar a visualizar cada vez mais a possibilidade da sua aprovação. Mantenha a constância.
Não seja radical a ponto de esquecer da sua família e amigos. Construa com eles momentos de qualidade, mas não se esqueça que você tem um compromisso consigo mesmo que é passar naquele concurso. Essa espera pode demorar anos, portanto, nada de ficar trancado no quarto durante esse tempo todo porque senão você vai adoecer. Faça atividades físicas, durma bem, leia livros, viaje, tire férias e sempre mantenha a sua rotina de estudo. A constância te ajudará a chegar aonde você quer.
Corte tudo que for supérfluo e intenso. Diminua redes sociais, vídeos do you tube, conversas sem propósitos. O estudo é a sua prioridade então você deve respeitar isso. Lembre-se, o estudo intenso faz parte de uma fase da sua vida, ela vai passar…