“Para toda conquista há um preço a ser pago. Quanto mais dedicação, mais gostosa é a vitória.”
Confira nossa entrevista com Adeilson Barbosa Melo, aprovado em 1º lugar no Exame CFC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Adeilson Melo: Meu nome é Adeilson Melo, me formei em contabilidade em junho/2019, tenho 33 anos e moro em São Paulo.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Adeilson: Durante minha preparação, estava trabalhando. Porém, conseguia dedicar 4 horas diárias de estudos, sendo que das 4 horas, 3 eram no percurso para o serviço (ida e volta) e 1 hora pela noite ao chegar em casa. No percurso em relação ao serviço, assistia às aulas em vídeo e à noite dava uma lida no material.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Adeilson: Sim. Havia tentado duas vezes.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Adeilson: A sensação foi maravilhosa, porque minha expectativa era ter uma rotina de estudos mais intensa no segundo semestre para passar no segundo exame de 2021, ainda mais ao me deparar com a prova que estava bastante difícil.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc.? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Adeilson: Para esse exame estava conciliando, por ser casado e também porque estava com o pensamento de adotar essas medidas no segundo semestre.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Adeilson: Comecei os estudos em março, então tive um pouco mais de 3 meses de preparação para esse exame.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Adeilson: Meus estudos foram unicamente com o material do Estratégia, videoaulas e PDFs.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Adeilson: Conheci pelo YouTube.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Adeilson: Não, não tive tempo.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Adeilson: Estava focado nas matérias que me sentia mais despreparado. Tentei fazer uma série de estudos de uma semana para cada matéria e fechava com exercícios no final de semana.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Adeilson: Por tomar boa parte da prova, dediquei mais tempo sim para contabilidade geral, juntamente com pública, por ter mais dificuldade. Algumas outras, como auditoria, perícia e matemática financeira, os estudos foram bem superficiais.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Adeilson: Minha maior dificuldade era em contabilidade pública e contabilidade geral pelo conteúdo ser mais extenso. Dediquei mais tempo de estudo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Adeilson: Foi um desespero de simulados.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Adeilson: Muito complexa, até em relação aos outros exames que eu já tinha feito achei o mais difícil.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Adeilson: Com certeza errei em não ter começado o preparo a mais tempo.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Adeilson: Não se dedicar com intensidade e achar que a bagagem da faculdade é suficiente.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Adeilson: Acho que o tempo ao qual me propus a estudar foi curto e minha motivação foi o desafio que encarei em estudar todo material possível do Estratégia.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Adeilson: Nunca desistir ou desanimar. Para toda conquista há um preço a ser pago. Quanto mais dedicação, mais gostosa é a vitória.