Aprovado em 4° lugar no concurso do AMC-Fortaleza para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito
Concursos Públicos“Se eu tivesse que dar um conselho seria que você que está iniciando não desistisse em sua primeira reprovação, ou por não está entendendo determinado assunto, ou por críticas de pessoas que não construíram nada […]”
Confira nossa entrevista com Adailton Almeida do Nascimento, aprovado em 4° lugar no concurso do AMC-Fortaleza para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Adailton Almeida do Nascimento: Olá, chamo-me Adailton Almeida, 31 anos (recém-completados), cearense, natural de Eusébio (CE), mas residente de Itaitinga, município da Região Metropolitana de Fortaleza. Atualmente curso Análise e desenvolvimento de sistemas, faltando um único semestre para conclusão. Fui o 4° colocado no Concurso da AMC Fortaleza na Ampla Concorrência e o 1° em Cotas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Adailton: O meu interesse por concurso público partiu indiretamente de um amigo de infância, este que foi o primeiro concursado das pessoas que me eram próximas. Digo indiretamente porque não fui incentivado necessariamente por ele, mas certamente ele foi o responsável por esse interesse. Foi a pessoa que coloquei como modelo, até mesmo por admirá-lo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Adailton: Sim, trabalhava e estudava. Acredito que a grande massa de concurseiros também se encontra nessa mesma situação. A conciliação do estudo com o trabalho depende de vários fatores, tais como disciplina, familiares que entendem o que você busca e lhe ajudam no processo, dentre outras coisas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Adailton: Já fui aprovado em outros concursos, todos na área do trânsito, o primeiro foi de Agente de Trânsito e Transporte do Detran CE, porém não fiquei nas vagas, este concurso foi regionalizado, foram distribuídas 41 vagas para a Regional de Fortaleza, e fiquei na 46ª posição dessa Regional e o 6° do Cadastro de Reserva. O segundo foi para Agente de Trânsito do Município de Cascavel CE, neste fiquei na 4° posição, onde atualmente atuo. E por último este da AMC Fortaleza, em que também fiquei na 4° posição. Sobre continuar estudando, pretendo sim, pois nunca é bom parar. Já almejo outros objetivos e certamente farei um planejamento para alcançá-lo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Adailton: Quem estuda para concurso sabe que é necessário abdicar um pouco da vida social. Durante a preparação para este último concurso não saí, senão para fazer simulados presenciais. Assim como nos outros dois que mencionei anteriormente.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Adailton: Sim. No começo foi um pouco chato, mas com o tempo a família começa a entender, as aprovações começam a acontecer e tudo vai se acertando. Mas também tive a sorte de ter pessoas que me apoiaram e ainda me apoiam nessa caminhada, seja de forma direta ou indireta.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Adailton: Direcionado para o último foram 3 meses, mas eu já tinha uma bagagem de estudo, não foi algo do zero. Muita coisa já estava massificada, e isso ajuda muito. A disciplina é adquirida no dia a dia, você vai analisando a situação em que você se encontra e se questiona se está bom da forma que está ou se é preciso fazer algo a mais para melhorar sua vida e de sua família. Assim você vai matando um leão diariamente. Vão ter dias em que você vai está um pouco desmotivado e cansado, mas ainda assim vai dando o melhor que pode naquele momento, seja vendo um pouco de teoria ou resolvendo questões.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Adailton: Utilizei-me um pouco de tudo. Se formos considerar o meu início no mundo dos concursos, comecei no presencial (e é o que indico para quem não tem direcionamento). Entretanto, atualmente faço mais uso de PDFs do que qualquer outro material, além dos meus resumos e escritos. As vantagens e desvantagens vai muito da forma como você se adequa ao seu ambiente de estudo. Eu percebi com o tempo que o presencial me limitava um pouco, mas há quem o prefira. Depois que me adequei às plataformas onlines e muitas dessas com PDFs muito bem elaborados e simplificados, como exemplo têm-se vocês do Estratégia, tudo ficou mais fácil.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Adailton: Conheci o Estratégia no momento em que comecei a me utilizar de plataformas online, e para falar a verdade era quase impossível que isso não acontecesse. Não à toa o Estratégia é hoje uma das maiores plataformas no mundo dos concursos, e quem estuda para concurso necessariamente vai chegar até vocês.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Adailton: Sim, utilizei. Não que algo me incomodasse, mas com o tempo fui conhecendo e me utilizando de várias plataformas. E devido a isso, você vai percebendo que há materiais mais bem elaborados e direcionados do que outros, com isso você vai se adequando e compreendendo melhor determinado assunto ou disciplina.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Adailton: Sim. Fiz e fui aprovado, mas é um conjunto de coisas. Você vai pegando um pouco de cada e vai encaixando suas ideias sobre determinado assunto. Tudo se complementa se você souber como utilizar, nada é descartável.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Adailton: Sim. Uma das coisas que mais me atraíram no Estratégia foi justamente os PDFs simplificados (resumos esquematizados), era algo que não tinha visto até então. Apesar de ser um material curto, era bem direcionado para facilitar a compreensão de determinada disciplina. Para este concurso da AMC Fortaleza vocês disponibilizaram dois simulados que ajudaram muito na minha preparação. Simulados são necessários para que você tenha uma noção de sua possível pontuação, disciplinas que precisam de mais atenção e também apontam aquelas que você já está com o conteúdo massificado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Adailton: No começo utilizava cronograma, dividia as disciplinas por dia e as estudava. Não fazia controle de horas. Contudo, fui percebendo que não me adequava a estudar desta forma, já que nem sempre dava para cumprir as disciplinas de determinado dia. Depois de um tempo comecei a estudar por ciclo, controlar o tempo de estudo e com isso me organizei melhor. Estudava no máximo 5 horas por dia, às vezes extrapolava um pouco, mas somente nas últimas semanas anteriores à prova. Em média eram 3 horas por dia com duas disciplinas no máximo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Adailton: Minhas revisões eram feitas semanalmente antes de iniciar o estudo de determinada disciplina. Neste caso, revisava até determinado ponto, pois separava uns 30 minutos para isso, e no próximo dia em que entrasse novamente nesta disciplina, já partia do último ponto revisado e continuava o estudo do dia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Adailton: A resolução de exercícios é uma das coisas mais importantes durante a preparação de uma prova. É na resolução que você mapeia o seu nível de conhecimento e também de erros. Para este concurso da AMC Fortaleza resolvi exatamente 10.346 questões, contando simulados e questões do dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Adailton: Certamente Raciocínio Lógico era uma pedra no meio do caminho, mas como sabia dessa deficiência, dei maior atenção a ela. Até o dia da prova já estava mais seguro e sabia que não seria esta que iria me reprovar. Entretanto, neste último concurso, Direito Administrativo acabou se tornando o grande vilão, mas graças a Deus consegui superá-lo e consequentemente minha aprovação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Adailton: A última semana anterior à prova foi a que mais resolvi questões, mas também revisei alguns pontos que não estavam tão seguros na mente. É uma semana em que você tem que controlar um pouco da ansiedade e não se perder mentalmente. Resolvi também o último simulado, que neste caso foi o 39° e estava muito confiante que iria dar certo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Adailton: O principal erro que considero foi não ter começado os estudos para concurso antes, mas não me condeno por isso. Tive muitas reprovações durante minha trajetória e muitas delas por não ter me preparado como deveria, mas são situações necessárias para que você possa acertar lá na frente. O principal acerto foi ter aprendido com os erros que cometia lá atrás, foi me relacionar com pessoas que buscavam os mesmos objetivos que eu e aprender a se organizar e ganhar confiança para realizar qualquer concurso que eu me interessar. Hoje sei da minha capacidade e onde posso chegar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Adailton: Sim, cheguei. As reprovações vão lhe desmotivando, você começa a criar limitações e a pensar que não é pra você. Apesar disso, você tem sonhos a realizar, tem pessoas que precisam de você e assim vai se criando motivos para continuar. A verdade é que você já começa sua preparação reprovado, mas é possível que o resultado final seja mudado e se torne uma aprovação. Tudo depende das escolhas que você faz durante a preparação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Adailton: Se eu tivesse que dar um conselho seria que você que está iniciando não desistisse em sua primeira reprovação, ou por não está entendendo determinado assunto, ou por críticas de pessoas que não construíram nada. Saiba que a tua disciplina pode fazer você chegar a qualquer lugar. Escolha bem a carreira que você deseja, e faça o melhor que puder para alcançá-la. Haverá dias de cansaço, mas entenda que é normal, faz parte do processo. Faça amizade com pessoas que buscam o mesmo que você. Entenda que cada pessoa tem suas limitações, não tente se igualar a ninguém. Busque ser melhor que você a cada dia. Continue na caminhada que certamente alcançará os seus objetivos. Avante!