Aprovado nos concursos SEFAZ AM, SEFA PA e ISS Crato
Fiscal - Estadual (ICMS)Fiscal - Municipal (ISS)“Só não passa quem desiste! Sei que os obstáculos são dos mais diversos, mas a recompensa fará valer todo o esforço, acredite”
.
Confira nossa entrevista com Túlio Aureliano, aprovado nos concursos SEFAZ AM, SEFA PA e ISS Crato:
Estratégia: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Tulio Aureliano: Sou de Juazeiro do Norte, Ceará. Tenho 28 anos e sou formado em Engenharia Elétrica.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tulio: Assim que terminei a faculdade, já iniciei a preparação para os concursos. Devido ao cenário profissional pouco atrativo da minha formação, optei por buscar oportunidades no setor público.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Tulio: Ao pesquisar acerca da remuneração e tipo de trabalho de alguns cargos, acabei optando pela área fiscal por conta dos bons resultados nesses quesitos, assim como pela possibilidade de realizar um estudo incremental entre uma prova e outra.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Tulio: Nos primeiros anos, me dediquei apenas aos estudos, enquanto nos anos finais estava trabalhando e estudando.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Tulio: Fui aprovado no ISS – Crato (2º lugar), SEFA-PA (Fiscal – 15º, Auditor – 36º) e SEFAZ-AM (Auditor Fiscal – 20º).
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Tulio: Comecei meus estudos sem edital na praça e acabei errando diversas vezes no planejamento por buscar estudar como houvesse edital aberto, mas falhando miseravelmente. Sendo assim, se voltasse a estudar hoje, com certeza adotaria uma postura menos radical nos estudos, buscando ter uma vida mais equilibrada.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tulio: Conheci através de vídeos no Youtube de aprovados em concursos anteriores.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tulio: Materiais em PDF muito bem escritos e completos, permitindo um primeiro contato profundo com a matéria.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Tulio: Sim, com toda certeza.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Tulio: Principalmente PDF, utilizado videoaulas apenas nas matérias que possuía mais dificuldades, como Contabilidade e TI.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Tulio: Devido falta de constância, não consigo precisar tal número, mas seria algo em torno de 40 horas semanais, num bom pós-edital, e 20-30 horas num pré-edital.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Tulio: É necessário realizar um estudo incremental, iniciando com disciplinas do ciclo básico e ir adicionando outras ao pouco. Após finalizadas, o trabalho será realizar milhares de questões e revisar os pontos fracos.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Tulio: Acredito que a jornada de dificuldade do concurseiro da área fiscal depende do momento em que se encontra. No início, a Contabilidade se mostra um grande desafio, ao passo que no nível intermediário senti dificuldade com TI e os direitos menos cobrados. Ao fim da jornada, os maiores desafios se mostravam ser Economia e Estatística Inferencial. Nesse momento, as disciplinas que antes eram um problema acabam deixando de ser.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Tulio: Namorei apenas uma pequena parte da minha jornada, sempre morando na casa dos meus pais/avós. Sempre tive todo o apoio possível, havendo apenas alguns problemas que todo concurseiro pode encontrar, pois as outras pessoas não entendem nossa jornada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Tulio: Foram diversos momentos, variando de acordo com a proximidade de provas. No entanto, nos últimos meses de estudo, antes das minhas aprovações, o que se mostrou mais certeiro foi inserir atividades físicas diárias como forma de combater a ansiedade.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Tulio: Acredito apenas se houver um foco total na aprovação do concurso escada. Ao longo da minha jornada, já optei por fazer concursos fora do foco e todas as vezes isso atrapalhou muito mais do que ajudou.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Tulio: Na área fiscal é difícil ver alguém que começou a estudar para o concurso que acabou sendo aprovado. Ao longo da nossa jornada diversos sonhos são germinados e deixados para trás pelas reprovações, as quais são essenciais para atingir a aprovação. Comecei meus estudos em julho/17, dando uma pausa em agosto/17 e voltando em janeiro/18.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Tulio: Definitivamente foi uma sensação indescritível. Todo seu suor, todas as suas lágrimas são recompensados em forma de um Diário Oficial, um simples nome numa lista, mas que representa tudo aquilo que buscamos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Tulio: Em todas as provas que fui reprovado, de fato a última semana foi de arrancar os cabelos. No entanto, quis o destino que os concursos em que logrei aprovação terem sido as mais tranquilas, em que fui para a academia todos os dias, mas claro, sem esquecer de estudar todo o tempo disponível.
Na véspera, costumo estudar até a entrada da prova, mas sem exageros para não chegar na prova cansado.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Tulio: O mais difícil foi conseguir manter a constância nos estudos ao longo dos anos. Quanto a pensar em desistir, nunca passou pela minha cabeça, pois tinha convicção que todo esforço valeria à pena.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Tulio: Ter a certeza de que o prêmio valia a pena, todo o esforço e renúncia, tudo em prol de desfrutar e oferecer uma vida melhor para minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tulio: Definitivamente, só não passa quem desiste! Sei que os obstáculos são dos mais diversos, mas a recompensa fará valer todo o esforço, acredite.