Aprovado nos Concursos PCERJ e PCSP
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)Policial (Peritos, Papiloscopistas)“Siga as orientações dos professores do Estratégia, mantenha uma rotina de estudos e faça o que tem que ser feito. Não vai ser fácil, mas você vai chegar lá!”
Confira nossa entrevista com Lucas Verissimo, aprovado na PCERJ e na PC SP:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Lucas Verissimo: Sou formado na área da saúde (Educação Física), tenho 33 anos e sou do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Lucas: Estabilidade no trabalho foi o fator principal. Pensava no futuro e sempre achei que ser funcionário público me traria tranquilidade para poder ir em busca dos meus objetivos. Escolhi a área policial pela identificação e porque estava com muitas oportunidades quando comecei a me preparar.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava?
Lucas: No início da minha preparação, estudava e trabalhava durante a semana e, nos finais de semana, fazia pós-graduação.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Lucas: Já fui aprovado em 5 concursos. Duas vezes para CBMERJ e duas vezes para PCERJ, em ambos para cargos diferentes.
Os últimos foram PCERJ, para técnico de necrópsia e na PC SP para Escrivão. Pretendo continuar estudando, estou feliz com as aprovações e isso é só o começo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Lucas: Estudei durante três anos. O segredo foi a vontade de vencer, de atingir meus objetivos, minhas realizações e eu sabia que deveria me dedicar muito.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Lucas: Utilizei videoaula e todos os exercícios do PDF. A videoaula vai te trazer segurança, como principal vantagem. Você avança à medida que se sente confortável. A principal desvantagem da videoaula é que você vai precisar de mais tempo para poder finalizar os assuntos. Já no PDF, temos a vantagem de poder ver mais assuntos em menor tempo. A desvantagem é ter que estudar sozinho, e muitas vezes você não conseguir identificar o que realmente é importante.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Indicação de um amigo que já estudava para concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Lucas: Sim, o diferencial do Estratégia é a organização. Tudo é muito bem organizado. O aluno só precisa seguir as orientações e estudar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Lucas: Eu montei de acordo com a minha evolução nos estudos. Estudava todas as matérias do meu edital ao mesmo tempo. Eram 5. Estudava em média 4 horas líquidas, 2 matérias por dia, 2 horas para cada matéria.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Lucas: Meu estudo foi basicamente revisão. Após fechar todas as videoaulas, eu praticamente lia meus cadernos de revisão ou a “lei seca”. Fazia revisão e leitura durante a semana e simulados aos finais de semana.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: Muito importante para fixação do conteúdo. Eu não me lembro a quantidade. Foram muitas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Lucas: Português. Fiz muita revisão e exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Estudei muito aquilo que tinha mais chance de aparecer na minha prova durante a semana. No sábado, assisti à revisão de véspera e fiquei fazendo revisões. No dia da prova, eu estava tranquilo, porque tinha estudado bastante e estava me sentindo confiante em fazer uma boa prova.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Lucas: A próxima etapa do meu concurso é o TAF e hoje estou dentro dos índices exigidos. Faço os exercícios de duas a três vezes por semana, em dias alternados.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Lucas: Meu principal erro foi abrir mão dos exercícios físicos durante um período para estudar mais. Meu maior acerto foi a vontade de vencer, acreditar que seria possível e conseguir ser aprovado no concurso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Não pensei. Sabia que a aprovação seria uma questão de tempo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Siga as orientações dos professores do Estratégia, mantenha uma rotina de estudos e faça o que tem que ser feito. Não vai ser fácil, mas você vai chegar lá!