“Depois que me tornei aluno do Estratégia Concursos eu senti uma grande diferença, senti uma evolução significativa. Antes tinha dificuldade em muitas áreas, como português, e com as aulas do Estratégia consegui saltar de nível.”
Confira nossa entrevista com: João Paulo Saraiva Pires, aprovado em 2º lugar no concurso UFMA para Técnico de Assuntos Educacionais
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
João Paulo Saraiva Pires: Eu sou formado em licenciatura plena em pedagogia, tenho 30 anos e minha cidade natal é Antônio Almeida-Pi.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
João: Decidir me dedicar a concurso público porque sonhava em conquistar uma estabilidade financeira em minha vida, além de ter a realização de poder trabalhar em uma universidade pública federal e poder contribuir para formação de outras pessoas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
João: Sim, trabalho de 7 às 13 horas. Dessa forma passei a planejar e organizar meus estudos para o período da tarde e noite, às vezes era difícil manter a rotina constante de estudos, pois nem sempre a gente consegue permanecer motivado. Mas sempre buscava aprender alguma coisa, mesmo nos dias que não eram muito produtivos, focando nos pontos em que eu precisava melhorar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
João: Eu já fui aprovado no IFPI, cargo assistente de alunos na 5° colocação em 2014, onde trabalho até hoje, o cargo é de nível médio. Fui aprovado/classificado no concurso do IFCE para professor, estou na 8° colocação na lista de classificação cadastro de reserva. E fui aprovado no concurso da UFMA, na 2° colocação para o cargo de técnico em assuntos educacionais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
João: Eu tinha vida social durante a minha preparação, eu saía de forma moderada sem exageros. Durante a semana e dias úteis permanecia focado nos estudos e nos fins de semana costumava sair um dia para relaxar com os amigos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
João: Eu não sou casado e não tenho filhos. E minha família sempre me apoiou nos estudos, principalmente minha mãe. Ela me ajudava financeiramente e também dava apoio moral quando eu precisava.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
João: Eu já vinha me dedicando para concurso há muito tempo, desde 2016. Tentei concursos em vários estados e instituições, como UFRN, UFC, IFBA, IFPB e não tinha conseguido ser aprovado e nem classificado para o cargo que eu sonhava. Aos poucos e com essas experiências fui aprimorando meus métodos de estudos até alcançar a aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
João: Durante minha preparação usei principalmente videoaulas e PDFs. As principais vantagens são que esses materiais são focados diretamente na preparação para concursos, dessa forma, você já estuda por um material que é totalmente direcionado e isso facilita muito na preparação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
João: Eu conheci o Estratégia Concursos através das redes sociais e por indicação de amigos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
João: Sim, antes eu estudava de forma autônoma, ou seja, usando materiais que eu comprava na internet e os da universidade. Sentia dificuldades, pois muitos deles não eram focados diretamente para concursos.
Depois que passei a estudar pelos materiais do Estratégia em 2020 meu nível de preparação evoluiu, pois os professores são muito preparados e ajudam bastante. Os materiais em PDF englobam conteúdos e questões de provas que me ajudaram muito.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
João: SIM.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
João: Depois que me tornei aluno do Estratégia Concursos eu senti uma grande diferença, senti uma evolução significativa. Antes tinha dificuldade em muitas áreas, como português, e com as aulas do Estratégia consegui saltar de nível.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
João: Eu estudava em média de 4 a 5 horas por dia. Meu plano de estudo era focado por disciplinas, ou seja, estudava por etapas e à medida que ia conseguindo aprender, ia passando para as outras áreas, sempre conciliando teoria e resolução de questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
João: Minhas revisões eram feitas com as anotações que eu fazia no caderno, pois eu sempre escrevia os principais pontos para rever na reta final de preparação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
João: É fundamental resolver questões de provas anteriores, pois vai ser através dessa prática que o candidato vai saber qual o seu nível. Eu resolvia em média 15 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
João: Tinha dificuldade em português, eu elaborei um plano de estudos focado nas minhas dificuldades, estudando desde o básico até conteúdos mais complexos, além de resolver muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
João: Na semana que antecedeu a prova revisei os conteúdos e resolvi muitas questões, também procurei relaxar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
João: Meu erro talvez tenha sido no início, pois antes estudava de forma autônoma e não buscava preparatórios como o de vocês, pois eu achava que estudando sozinho daria conta. Acerto foi me manter focado sempre e acreditando que era possível conquistar a aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
João: Pensei em desistir várias vezes. Como falei, tentei vários concursos e diante dos resultados negativos me questionava se realmente aquilo era para mim mesmo. O que me motivou foi aquele sonho que existia dentro de mim, a esperança de que um dia conseguiria, sem esse sonho que habitava dentro de mim e a esperança de um dia ser aprovado eu não teria conseguido.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
João: Se você sonha com uma aprovação em concurso primeiramente acredite que é possível, pois se não acreditamos nem sequer lutamos. Todos passam por adversidades, alguns mais, outros menos, mas o importante é deixar aquele sonho vivo dentro da gente e correr atrás dele mesmo enfrentando dificuldades. Tente quantas vezes for possível, mantenha uma rotina de estudos, foque nos pontos em que você ainda se sente inseguro e siga em frente que sua hora vai chegar.