Aprovado no concurso TRT PI para Técnico Judiciário - Área Administrativa
Tribunais“Não fique assustado com a grande quantidade de inscritos, não use os outros como paradigma, use você mesmo. Tente ser melhor a cada dia e tenha certeza que você alcançará seu cargo tão almejado.”
Confira a nossa entrevista com Sérgio Gomes De Oliveira, aprovado no concurso TRT PI para Técnico Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sérgio Gomes De Oliveira: Tenho 27 anos, sou casado com Jessyca Karolayny, natural de José de Freitas -PI. Atualmente mora em São Luís – MA.
Formação: Téc. em Segurança do Trabalho e Superior incompleto em Eng. Elétrica.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sérgio: O que me levou a estudar para concursos foi a busca por uma melhor qualidade de vida, uma estabilidade financeira, de forma que eu pudesse ajudar minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Sérgio: Sim, Trabalhava e estudava. Atualmente sou funcionário público do Estado do Maranhão, minha escala de serviço me ajudou bastante na disponibilidade de tempo para dedicação aos estudos. Desta forma, conseguia dedicar quase todo o período diurno para o estudo. Iniciava às 05:30 da manhã e parava às 12:00 para Almoço, retornava às 14:00 e seguia até às 16:00. Isso nos dias em que estava de serviço, nas folgas dedicava também o período da noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Sérgio: Fui aprovado no concurso da PMMA em 2017, no cargo de Policial Militar, colocação 1080°. Aprovado também em 34° para TJAA no TRT-MT.
Pretendo continuar estudando, acredito que somos capazes de melhorar a cada dia e conseguir alcançar um melhor emprego e, consequentemente, melhor qualidade de vida.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Sérgio: Quanto a minha vida social, não foi difícil conduzir. Como foi necessário mudar de Estado quando passei no concurso da PMMA, meu ciclo de amizade ficou mais restrito. Utilizava os passeios do final de semana como recompensa pelo que tinha conseguido alcançar durante a semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Sérgio: Durante minha preparação o apoio da minha esposa foi fundamental, ela fazia o possível para não me interromper, cuidava praticamente de tudo em casa para que eu pudesse me dedicar ao máximo e me fortalecia quando eu estava cansado, desmotivado. Acredito que todo concurseiro passa por momentos de cansaço físico e psicológico, e algumas vezes chega a pensar em desistir, nesses momentos é imprescindível o apoio da família e amigos.
Minha esposa sempre entendeu e me incentivava a estudar, a acreditar que eu era capaz de conseguir. Ela sempre foi minha forte base de apoio quando precisei.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Sérgio: Para os concursos de TRT’s estudei 5 meses. Antes de estudar focado para TRT estudava para TRE. Para manter a disciplina comecei a acreditar que para chegar ao sucesso só dependia de mim mesmo e que iria construir/crescer aos poucos, ou seja, todos os dias precisava dedicar um pouco mais de tempo para poder evoluir. Procurei não criar metas mirabolantes, isso me ajudou a acreditar que seria capaz de alcançar pequenas metas todos os dias, ajudando-me, desta forma, a me manter motivado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Sérgio: Durante minha preparação sempre procurei utilizar mais as aulas em PDF, isso contribuiu bastante para minha evolução, principalmente, na compreensão das questões. Usei videoaulas apenas em conteúdo que encontrava dificuldade, por exemplo, em português.
As vantagens do PDF são aprofundamento do conteúdo, estudo mais ativo, força o estudante a trabalhar mais a compreensão e assimilação, aprimora a velocidade de leitura e exige uma maior concentração. Além disso, há a possibilidade de você evoluir mais rápido nos assuntos mais fáceis.
A videoaula tem a desvantagem de ser mais passiva, assunto ser mais resumido e ser mais fácil você perder a concentração. Como ferramenta, confeccionei muitos mapas mentais e utilizei também os resumos e mapas ofertados na plataforma do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sérgio: Indicação de um amigo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Sérgio: Sim, senti uma grande diferença na minha preparação, tendo o Estratégia professores de excelência e altamente competentes, por exemplo, Adriana Figueiredo, Hebert Almeida. O diferencial do material é que são bem direcionados, possuem esquemas e resumos que auxiliam bastante e também muitas questões comentadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Sérgio: Quanto ao plano de estudos, estudava quatro matérias por dia, dependendo de como estava avançado na disciplina, resolvia apenas questões ou estudava material de base. Estudava em torno de 6 a 7 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Sérgio: Quanto às revisões, realizava por meio da resolução de muitas questões, principalmente, nos últimos meses antes da prova, relia os resumos prontos do Estratégia, meus mapas e mapas do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sérgio: Resolução de questões é imprescindível na preparação, para mim foi um divisor de águas, evoluí muito com resolução de exercícios. Para TRT resolvi 4.500 questões da FCC. Durante a trajetória, em torno de 10 mil.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Sérgio: Tinha mais dificuldade em português. Para superar, primeiramente trabalhei o psicológico, reforçando que eu possuía total capacidade para aprender, posteriormente passei a estudar por videoaulas e a resolver dezenas de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sérgio: Na semana da prova foquei na resolução de questões, passei também a revisar pelas aulas Hora da Verdade e revisei meus mapas mentais. No dia pré-prova revisei alguns assuntos rapidamente e depois relaxei, não estudei no período vespertino e noturno.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sérgio: Bom, em primeiro lugar ACREDITE EM VOCÊ. O seu maior concorrente é você mesmo! Acredite em seus sonhos, coloque nas mãos de Deus e faça sua parte, Deus é justo e todo seu esforço será recompensado.
Não deixe para estudar quanto o edital for lançado na praça, comece a estudar antes, faça o possível para estudar todos os dias, entendo que nem sempre estamos motivados, porém acredite que o conhecimento é construído dia após dia, um degrau de cada vez.
Não fique assustado com a grande quantidade de inscritos, não use os outros como paradigma, use você mesmo. Tente ser melhor a cada dia e tenha certeza que você alcançará seu cargo tão almejado. Não negligencie a DISCIPLINA, não subestime a resolução de exercícios, ela será fundamental na consolidação do conteúdo estudado. Boa sorte!