“Nunca desista! A caminhada até a aprovação é árdua, mas extremamente recompensadora. Não tem como descrever a sensação de ser aprovado”
Confira nossa entrevista com Caio Vinícius De Lima Viera Florentino, aprovado em 9° lugar no concurso TRT PB para Analista Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caio Vinícius De Lima Viera Florentino: Me chamo Caio, tenho 25 anos e moro em Arcoverde- PE, cidade situada no interior do estado. Sou formado em engenharia de produção.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caio: O sonho de ter uma estabilidade profissional e de proporcionar uma vida melhor para minha família foram, sem dúvidas, os motivos que sempre me motivaram a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caio: Sim. Trabalhava das 8h às 17h, com 1h de almoço. Na maioria dos dias, estudava das 18h às 23h. Quando dava, estudava no trabalho também.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caio: Já prestei diversos concursos. Logrei êxito no processo seletivo realizado pelo IBGE para o cargo de coordenador censitário de subárea, aprovado em 1º lugar, cargo esse que exerci até o dia 02/02/2023. Também fui aprovado no concurso da SEFAZ-PE, realizado no ano de 2022, para o cargo de assistente de apoio administrativo às atividades fazendárias, ficando na 55º posição. E, por último, a aprovação no concurso do TRT-PB.
Pretendo continuar estudando sim, mas não com a mesma intensidade de antes.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caio: A minha vida social, durante o período de preparação, era um pouco comprometida. Saía raramente com meus amigos e frequentava a casa dos familiares apenas em datas especiais, como, por exemplo, em aniversários.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Caio: Minha família e meus amigos sempre me entenderam e mais do que isso, sempre me incentivaram a estudar. Não conto as vezes que meus familiares me ajudaram na compra dos cursos preparatórios para concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caio: Pra falar a verdade, para o concurso do TRT-PB só estudei o período compreendido entre a publicação do edital e a realização das provas. No entanto, já possuía uma boa base das matérias que iam cair no certame.
Para manter a disciplina sempre pensava no meu objetivo final, ser aprovado, e que o esforço e as renúncias que estava tendo que fazer eram temporários. O pensamento sempre foi, quanto mais eu me esforçar, por menos tempo vou ter que manter esse esforço e, futuramente, mais tempo terei para fazer tudo que eu quero.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caio: Sempre gostei de estudar por PDFs. Acho bem mais rápido e mais proveitoso o estudo. Para mim, não vejo nenhuma desvantagem na utilização de PDFs nos estudos para concurso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caio: O meu primo, que também estudava para concursos, me indicou. Ao realizar uma busca rápida na internet, verifiquei que se tratava de um ótimo curso preparatório para concursos e com um alto grau de alunos aprovados nos certames.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Caio: Estudei com outro cursinho preparatório antes do Estratégia. O que mais me incomodava no mesmo era que, quando ia responder as questões, sempre tinham assuntos que as apostilas não abordavam, dando a ideia que estava estudando por um material incompleto.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Caio: Sim, vários. Nunca cheguei a ser aprovado enquanto utilizava o outro cursinho preparatório.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caio: As apostilas do Estratégia são muito completas. Praticamente tudo que as questões abordam estão nas apostilas. Além disso, as apostilas com as marcações dos aprovados ajudam bastante a ter uma noção do que é mais importante dentro de um determinado conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caio: Eu mesmo montei meu plano de estudos, estudando duas matérias por dia. Procurava estudar 4h líquidas e a quantidade de horas que estudava cada matéria era de acordo com o nível de conhecimento prévio que já tinha da mesma. Se sabia mais, estudava menos e vice e versa.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caio: Tentava ao máximo fazer as revisões de 24h , 7dias e 15 dias. Durante as duas últimas semanas de preparação, montei um caderno de erros de questões e todo dia revisava o mesmo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caio: Posso dizer que é essencial. Já fiz preparação para concursos sem realizar questões e o resultado foi péssimo. Não tenho uma média de quantas questões fiz durante meus estudos para concurso. Buscava sempre resolver umas 50 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caio: Sempre tive dificuldade com as disciplinas de português e informática. Meus resultados só melhoram nessas disciplinas quando passei a realizar uma grande quantidade de questões dessas matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caio: Na última semana de estudos, procurei revisar os conteúdos que mais estava errando quando ia fazer questões. Além de revisar sempre meu caderno de erros.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Caio: Todo domingo realizava uma dissertação e enviava para correção, a fim de melhorar minhas falhas de escrita. Aconselho aos concurseiros sempre ficarem de olho no que está acontecendo de importante no mundo e nunca negligenciar a prova discursiva, pois a mesma conta demais na sua nota final.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caio: Acho que meu principal erro foi querer me dedicar a vários concursos de carreiras diferentes, o que acabou me atrasando nas aprovações. Meu principal acerto foi nunca ter desistido, apesar das dificuldades.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caio: Pensei em desistir várias vezes. Aliás, cheguei a parar de estudar por um tempo, mas sempre acabava voltando aos estudos. Minha maior motivação sempre foi proporcionar uma vida melhor para a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caio: Primeiramente, escolha um bom curso preparatório. Foque em uma área para concursos, não fique pulando de galho em galho querendo aproveitar todas as oportunidades, isso vai acabar atrasando sua aprovação. Por último, nunca desista! A caminhada até a aprovação é árdua, mas extremamente recompensadora. Não tem como descrever a sensação de ser aprovado.