Aprovada em 22° lugar para Analista Judiciário no concurso TRT PB
Concursos Públicos“Sim, a motivação é sempre buscar evoluir e está onde realmente seja útil a você e a sociedade.”
Confira nossa entrevista com Maressa Maria de Melo Santos Moura, aprovada em 22° lugar para Analista Judiciário – Área Administrativa (CR) no concurso TRT PB – Administrativa (CR):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Maressa Maria De Melo Santos Moura: Sou de Recife-PE, tenho 31 anos. Sou graduada, mestra e doutora em Engenharia Química pela UFPE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Maressa: Quando estava no Mestrado decidi começar a estudar para concurso, nesta época minha intenção era prestar concursos para a área de pesquisa da pós-graduação, que era a área ambiental. Quando já estava no doutorado fiz o concurso para a Petrobras, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e para a Secretaria de Meio Ambiente de Paulista-PE.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Maressa: Eu fazia pesquisa e estudava para concurso. Intensifiquei os estudos para concurso meses antes da realização das provas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Maressa: Quando decidi estudar de forma planejada, obtive o 79ª colocação no concurso da Petrobras (Químico(a) de Petróleo Júnior), 9ª colocação no concurso da secretaria de meio ambiente de Paulista-PE (Analista Ambiental) e 1ª colocação no concurso da Companhia Pernambucana de Saneamento (Analista de Saneamento). Fui chamada para a Compesa e trabalhei de fevereiro/2021 a agosto/2022. Escolhi sair da empresa e seguir outro caminho. Neste período, estudei para os concursos que abriram edital, mesmo não sendo na minha área, me inscrevi no TRT-PB e Secretaria de Educação de Pernambuco. Antes de sair da empresa, tinha passado na seleção para professora substituta do Instituto Federal de Pernambuco, no qual trabalho atualmente, este contrato tem no máximo dois anos. Pretendo seguir estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Maressa: Costumo estar com minha família. Mesmo durante a preparação para algum objetivo profissional, tenho momentos de lazer.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Maressa: Apoiaram e apoiam integralmente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Maressa: Estudei durante 3 meses depois do edital. Comecei muitas matérias do zero, pois não eram da minha área. Para manter a disciplina coloco metas diárias de horas que preciso estudar, como se fosse um trabalho.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Maressa: Estudei pelos PDFs e videoaulas no curso do Estratégia, seguindo cada aula. Também fiz os simulados. O PDF é mais completo, mas se gasta mais tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Maressa: Conheci pela internet. Já tinha estudado atualidades e conteúdo específico de legislação para o concurso da Compesa em 2018.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Maressa: O diferencial do Estratégia é que abrange todo o edital de forma atualizada e objetiva, isso faz você render e estudar o essencial.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Maressa: Estudava quatro matérias por dia, 2 horas líquidas cada matéria. Fazia um ciclo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Maressa: Como não tinha muito tempo de preparação, optei por estudar o máximo de conteúdo possível. No final de semana fazia simulados e quando possível fazia mais questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Maressa: É muito importante a resolução de questões para se familiarizar com a banca e consolidar o conhecimento.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Maressa: Direito constitucional, não consegui absorver apenas com o PDF. Então assistir todas as videoaulas da Profª Nelman Fontana e resolvi questões, passei a gostar muito.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Maressa: Fiz uma revisão pelos resumos e simulados.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Maressa: Pelo tempo reduzido, não consegui focar na discursiva. Mas li o máximo do material direcionado de discursiva. No dia da prova fui olhar o material novamente e um dos primeiros assuntos que estava no material foi o que caiu na discursiva, Balanced Scorecard.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Maressa: Sobre o processo de estudo, consigo um bom rendimento. Coloco metas e faço o possível para alcançá-las. Em relação aos erros, acredito que ainda preciso encontrar um caminho profissional, tenho tentado várias áreas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Maressa: Sim, a motivação é sempre buscar evoluir e está onde realmente seja útil a você e a sociedade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Maressa: Continue, o progresso está no pouco a cada dia.