“Bem, primeiramente, eu aconselharia a fazer um plano de estudo eficaz e sustentável. Aliado a isso, escolher e definir uma área do setor público que a pessoa tem afinidade.”
Confira a nossa entrevista com Kássio Henrique Rodrigues Correa, aprovado em 3° no concurso TRT MT para Área de Apoio Esp – Enf. do Trabalho:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Kássio Henrique Rodrigues Correa: Sou formado em Enfermagem, atuo na área desde 2011 quando me formei, tenho 36 anos e sou de Goiânia-GO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Kássio: Na verdade, eu estudo para concursos desde a época da faculdade. Me formei em 2010, e já no final da faculdade eu passei no concurso da SES-DF em 3º lugar, concurso esse que teve mais de 30 mil candidatos para o meu cargo. No ano de 2018 resolvi retomar os estudos, mas agora o intuito era passar em cargos na área legislativa e/ou judiciário. Assim, fique em 26 no concurso da CLDF.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Kássio: Sim, eu Sou servidor da SES-DF lotado em unidade de terapia intensiva. Faço 40 horas semanais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Kássio: Bem, já passei em diversos concursos: SES/DF 2011, Bombeiro e PM Goiás 2010, Bombeiro-Oficial do Distrito Federal, Enfermeiro da SMS Anápolis 2016. Fiquei em 6° lugar ALGO para enfermeiro, SMS de Goiânia 2020. E agora 3° lugar para técnico e Analista de enfermagem do Trabalho do TRT-23.
Sim, atualmente estou estudando para o Concurso do SENADO e para a ALMG, e ainda estou avaliando a possibilidade de mudar de área, por exemplo AFT. Ser Auditor Fiscal do Trabalho sempre foi um sonho adormecido.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Kássio: Sempre tive uma vida social muito pacata, nunca deixei de sair nem de curtir um dia de folga por causa das provas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Kássio: Sim, minha família sempre me apoiou desde o início.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Kássio: Para o TRT-23 estudei 3 meses, assim que saiu o edital. Não havia expectativa de vaga para minha área específica, por isso não era um concurso que eu estava esperando.
Eu sempre fui muito disciplinado com os estudos. O que eu sempre fiz foi ter uma rotina bem dividida dos dias e horários que eu ia estudar e o que eu iria estudar, nada mirabolante. O importante é ter um plano de estudo e ir adequando o a sua rotina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Kássio: Eu gosto muito de livros, então sempre os usei na minha preparação. Não gosto muito de videoaulas, mas para o concurso do TRT-23 eu usei para a disciplina de RLM, que é uma área que eu não domino. Gosto muito de PDF, para mim eles são mais ágeis e eu consigo render mais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kássio: Eu Faço uso dos cursos da Estratégia desde 2016, quando conheci pela internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Kássio: Usei de outro curso, contudo não gostava dos PDFs.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Kássio: Sim, como disse: me adaptei muito com os PDFs. O diferencial está justamente na forma de elaborar o PDF, as questões no final de cada material, os resumos e os Mapas mentais também acabam por direcionar o estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Kássio: Sim, geralmente eu estudo em torno de 4 matérias por dia a depender do peso da disciplina em relação ao edital e em relação ao tamanho do conteúdo. Em média 6 horas liquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Kássio: Eu sempre gostei de fazer resumos. Nos últimos anos aprendi a fazer mapas mentais e resumos em tabelas, e isso tem funcionado para mim. Faço semanalmente provas e diariamente uma prova de português da banca a qual irei prestar concurso.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Kássio: A resolução de questões é importantíssima. É através dela que idêntico meus gaps, corrijo meus erros, vejo que é mais cobrado e tem chance de cair, e o mais importante: aprendo a pensar como a banca pensa.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Kássio: Bem, sempre tive muita dificuldade com exatas, então RLM sempre foi um gargalo pra mim. Eu assistia videoaulas, e sempre colocava ela como a primeira matéria a ser estudada.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kássio: Na semana pré-prova eu revisei todo o conteúdo e fazia muita questão. Nada de assunto novo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kássio: O principal erro foi buscar diferentes materiais para o mesmo assunto, acho que com o excesso de informação todos ficam perdidos, e a gente tende a colocar a responsabilidade no material.
O principal acerto, sem dúvida, foi definir a área que eu gostaria de prestar concurso e fazer muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kássio: Jamais pensei em desistir. Minha motivação sempre foi buscar o melhor para mim e para minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kássio: Bem, primeiramente, eu aconselharia a fazer um plano de estudo eficaz e sustentável. Aliado a isso, escolher e definir uma área do setor público que a pessoa tem afinidade. A partir disso, buscar um material específico e atualizado como é o do Estratégia. Assim, aos poucos ir lapidando sua rotina e readequando o plano de estudo. Isso sem dúvida o fundamental.