Aprovada em em 13° lugar no concurso TRT-MG para Analista Judiciário
Tribunais“Batalhe cada dia pelo seu sonho, problemas, erros e desânimo fazem parte da nossa vida, mas quando chegar aquele momento do sonho realizado, aqueles que não desistiram, sentirão o sentimento maravilhoso e inesquecível da batalha vencida e do sonho realizado.”
Confira nossa entrevista com Luciana Fonseca Silva, aprovada em em 13° lugar no concurso TRT-MG para Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador Federal (CR):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luciana Fonseca Silva: Sou bacharel em direito, nascida na cidade de Campos dos Goytacazes, residindo atualmente em Niterói, 42 anos. Resolvi estudar para concurso para ter uma estabilidade e uma renda que pudesse me dar conforto e deixar de passar perrengue, rsrs, como se passa na iniciativa privada.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luciana: Estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luciana: Conciliei os estudos com o trabalho. Geralmente, acordava mais cedo para estudar pela manhã, aproveitava também o horário de almoço e o final do dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luciana: Seguem as aprovações:
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luciana: Não tinha muita vida social. Até tentava conciliar um pouco, em me distrair um pouco, mas confesso que não era muito de sair e ter vida social.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Luciana: Minha mãe sempre me deu muita força e me apoiou nas minhas decisões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luciana: Estudei cerca de 3 anos e meio focada, utilizando o método 4.2 do professor Rafael Barbosa, o qual, foi, inclusive, meu coaching para a preparação nesses últimos concursos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luciana: Utilizei os PDFs do Estratégia, conjuntamente com outro curso preparatório.
A vantagem do PDF era que você ser mais rápido em cada passado do edital.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luciana: Pela internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Luciana: Sim, o que mais me incomodava era as aulas serem mais por videoaulas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença na sua preparação?
Luciana: Sim, senti diferença na minha preparação porque o material em PDF é muito completo. As ferramentas do Estratégia que mais me ajudaram foi o material em PDF.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luciana: Segui o método 4.2 do professor Rafael Barbosa. De 3 a 4 matérias por dia, com varga horária de 4:30 no pré-edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luciana: As revisões no método 4.2 são feitas em 2 dias da semana e por questões, conforme a teoria estudada na semana nos 3 dias.
Não fazia resumo e nem simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luciana: Fiz cerca de 82.862 questões em uma plataforma de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luciana: Tinha mais dificuldade em RLM e estatística. Tentei superar assistindo à videoaulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luciana: Utilizando o método citado acima, fazia a revisão por meio de questões até o dia anterior às provas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Luciana: Sim, teve a prova discursiva. Aconselho realizar os treinos de temas que mais caem nas bancas e o estudo da teoria, tentando se aprofundar nos temas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luciana: Os principais erros foram em como me preparava anteriormente antes de seguir um método seguro. Não tinha problema em disciplina e foco, entretanto, ficava meio perdida em quantas matérias estudar por dia, como revisar, como voltar na teoria. Na leva anterior de TRTs cometi esses erros e após a prova do TRT 1 percebi que faltava eu ajustar esses pontos para que eu conseguisse uns 90% de acertos nas provas. Nesse sentido, assisti uma aula do Estratégia e vi a apresentação do professor Rafael Barbosa e achei o método dele super interessante, resolvi, então, contratar o coaching dele pelo Estratégia mesmo e depois o segui.
Os acertos foram na persistência e disciplina ao seguir as metas do método, não atrasando nenhuma meta e estudando regularmente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luciana: Sim, as vezes passou isso pela cabeça, rsrs. A minha principal motivação foi sempre olhar para trás e saber que havia investido muito na minha vida, seja na vida pessoal, seja no tempo despendido e principalmente pelo lado emocional. Se desistisse, era como se jogasse tudo isso no “lixo” e tempo, que considero primordial, não é algo que se volta atrás.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luciana: Batalhe cada dia pelo seu sonho, problemas, erros e desânimo fazem parte da nossa vida, mas quando chegar aquele momento do sonho realizado, aqueles que não desistiram, sentirão o sentimento maravilhoso e inesquecível da batalha vencida e do sonho realizado.