Aprovada em 2° lugar no concurso TRT MG para Técnico Judiciário em Contabilidade
Tribunais” Não saímos todos do mesmo lugar e com as mesmas condições, mas pelo menos a forma como seremos avaliados é a mesma, assim, é o mais próximo de uma seleção justa que temos. Tendo isso em mente, dê o seu melhor e siga no caminho, a vitória vem”
Confira nossa entrevista com Adna Paula Severino Rosa, aprovada em 2° lugar no concurso TRT MG para Técnico Judiciário – Contabilidade:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Adna Paula Severino Rosa: Sou formada em Ciências Contábeis, tenho 29 anos, sou natural de Ferros/MG, mas hoje moro em Barbacena/MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Adna: Meus pais são servidores públicos, então vi no serviço público uma forma de fazer um trabalho dedicado ao bem comum ao mesmo tempo em que tenho condições de dar qualidade de vida e estabilidade à minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Adna: Sim, estudava antes de ir para o trabalho e também depois que chegava, além dos sábados e domingos. O mais importante, nesse caso, é se conhecer e se respeitar. Por exemplo, eu sei que os dias que rendo menos são quinta e sexta-feira, pois já estou cansada. Então, nesses dias se eu não conseguir estudar a noite, não me culpo, pois pela manhã já estudei e no fim de semana também irei estudar. Além disso, tenho consciência que o estudo da noite tão tem tanta qualidade, então deixo atividades mais automáticas para esse horário, como leitura de lei, resumos e assistir videoaulas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Adna: Sim, pretendo continuar estudando. Nessa trajetória acumulo as seguintes aprovações:
Analista Contador – ITAURB (2015) – 1º lugar – Nomeada
Contador – Prefeitura de Barbacena (2016) – 4º lugar – Nomeada
Analista Contador – PGERS (2021) – 15º lugar – Nomeada
Auditor Fiscal de Tributos Municipais – Prefeitura de Belo Horizonte (2022) – 119º lugar – CR
Auditor Fiscal de Tributos Estaduais – Estado do Amazonas (2022) – 351º lugar – CR
Técnico Judiciário Especialidade Contabilidade – TRT MG (2022) – 2º lugar – Nomeada
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Adna: Tive que reduzir a saída com amigos e visitas à família, assim como viagens a lazer. Esporadicamente eu saía com meus amigos, visitava minha família a cada 2 meses e não fiz mais viagens longas a lazer. Mas participei dos eventos familiares e de amigos que aconteceram nesse período, como casamentos e formaturas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Adna: É um pouco difícil para alguns entender a ausência, especialmente por eu já ser servidora pública, é difícil para esses assimilar meu desejo de mudar de cargo ou carreira, especialmente por ter que me dedicar tanto. Por outro lado, minha família sempre me apoiou, especialmente o meu noivo que é meu maior incentivador e sonha junto comigo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Adna: Quando fiz o concurso do TRT MG já vinha me dedicando para concursos da área fiscal, então assim que saiu o edital do TRT MG o que fiz foi incluir revisões e exercícios de Contabilidade Pública, matéria que eu já tinha estudado anteriormente e tinha base forte. Para manter a disciplina, o que me ajuda é pensar que todos os dias é dia de estudar, e que é normal em um dia não render tanto e não me culpar por isso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Adna: Usei de tudo um pouco, em matérias e assuntos que tenho dificuldade, uso videoaulas. Para construir a base na maior parte das matérias usei PDFs. Mas a partir de certo ponto, o principal são as revisões, leitura de lei e principalmente exercícios.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Adna: Não me lembro ao certo como, mas meu primeiro contato com o Estratégia foi em meados de 2015, quando estudei para meu primeiro concurso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Adna: Bem no início, em 2015, cheguei a estudar por livros, mas me desanimava ver aquele livro gigantesco a ser estudado, além disso a linguagem era mais técnica, por não serem livros destinados ao estudo para concurso.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Adna: Sim, usei os livros no começo e depois aliei aos PDFs do Estratégia, assim passei na ITAURB e na Prefeitura de Barbacena, cargo que exerço até hoje.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Adna: Sim, usei principalmente os PDFs. Senti meu estudo fluir melhor e construí a base nas principais disciplinas por eles aliados a exercícios.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Adna: Depende, na minha primeira fase de estudo (2015/2016) estudei muito errado, comecei por livros e depois incluí os PDFs, mas estudava uma matéria por dia. Nesse período não consegui estudar muito, uma vez que ainda estava na faculdade e trabalhava.
Depois parei de estudar e só voltei em 2019, aí sim de forma melhor e acompanhada, estudando por ciclos com várias matérias, mas ainda assim sem muito ritmo. A partir de 2020 melhorei o ritmo e, desde então, faço uma média de 3 a 4 horas por dia, alguns dias menos e outros mais, especialmente nos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Adna: Fiz resumos das principais disciplinas e, já na fase mais avançada, usava um arquivo em word para anotar os pontos que errava nas questões, relendo-o e atualizando (descartando e incluindo informações).
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Adna: É importante fazer exercícios desde o começo. Todas as minhas sessões de estudo tem exercícios. Desde 2019 fiz mais de 60 mil exercícios.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Adna: Para esse concurso específico (TRT MG), português e discursiva eram minha dificuldade. Encarei essas matérias fazendo muitos exercícios e revendo pontos teóricos que via que tinha deficiência.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Adna: Mantive minha rotina de estudos (em quantidade de horas), mas refiz os exercícios que tinha errado anteriormente, reli meus resumos de temas que mais caem e que tenho mais dificuldade e fiz algumas discursivas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Adna: Fiz algumas questões discursivas. Aconselho ao concurseiro a ter alguém que corrija suas discursivas, pois muitas vezes não conseguimos identificar onde estamos errando e uma segunda opinião é fundamental nesse caso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Adna: Errei muito. No começo, estudando por livros. Em 2019, quando recomecei, demorei muito para ganhar ritmo e, muitas vezes, a ansiedade me atrapalha.
Mas também tive muitos acertos e venho acertando. Apostar em exercícios e ter a humildade de recomeçar do zero nas matérias que tenho dificuldade acredito que são meus maiores acertos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Adna: Já pensei, mas sabia que era da boca pra fora. Eu respeito e acredito na minha carreira no serviço público, assim, ao entender que qualquer carreira exige dedicação e tempo, tudo ficou “mais fácil”.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Adna: Como eu disse, é uma carreira, tenha isso em mente. Uma carreira exige investimento de tempo, dinheiro e energia. Na carreira pública, em especial, os esforços são recompensados. Não saímos todos do mesmo lugar e com as mesmas condições, mas pelo menos a forma como seremos avaliados é a mesma, assim, é o mais próximo de uma seleção justa que temos. Tendo isso em mente, dê o seu melhor e siga no caminho, a vitória vem.