“Mantenha-se firme e, por mais que às vezes seja difícil, sorria. Um dia olhará para trás perceberá que valeu a pena!”
Confira nossa entrevista com Lucas Da Costa Silva, aprovado em 25º lugar no concurso TRT-MA para Analista Judiciário – Tecnologia da Informação (CR):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas da Costa Silva: Olá, eu me chamo Lucas, sou natural de Parnaíba/Piauí, mas atualmente moro em Teresina. Tenho 28 anos e sou formado em ciências da computação pela Uespi.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: O que me levou a estudar para concursos foi principalmente o desejo de poder proporcionar à minha família uma melhor situação financeira, mas ao longo da caminhada fui percebendo motivos talvez um pouco mais profundos, tais como o desejo de bem servir à população.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: Sim, atualmente eu ocupo o cargo de consultor na Alepi, fruto dos estudos com os materiais do Estratégia. Busquei fazer o possível para aproveitar todo o tempo livre tentando conciliar a minha vivência de fé, trabalho e afazeres de casa, pois estava morando sozinho. Em resumo, eu estudava um pouco durante à tarde e tentava aproveitar bem o tempo durante a noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas: Prestei poucos concursos, mas já fui aprovado no concurso de técnico do ifpi, e no de consultor de informática na Alepi em primeiro lugar pela graça de Deus, cargo que ocupo atualmente.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: Busquei manter uma vida social ativa na medida do possível, acredito que é necessário um equilíbrio entre tudo. Claro, há momentos em que é necessário fazer sacrifícios maiores, mas a cada coisa o seu devido cuidado.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Sou noivo, inclusive respondo a esta entrevista na semana do meu casamento, então o coração está bem ansioso. Ela sempre me apoiou e compreendeu que a vida de estudos requer sacrifícios e paciência. Além disso, a minha mãe foi alguém que de fato investiu e me apoiou quando no passado tomei a decisão de focar apenas nos estudos para concurso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lucas: Direcionado ao TRT-MA foi cerca de um mês, porém aproveitei a minha preparação para o TRT-PI que foi praticamente o mesmo conteúdo programático
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Utilizei PDFs e videoaulas de acordo com a complexidade da matéria e minha facilidade de aprendizado. A vantagem do PDF é a possibilidade de conseguir ver o conteúdo mais rápido, enquanto que as videoaulas são mais fáceis de compreender assuntos mais complicados ou práticos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Conheci o Estratégia por meio de um amigo que me indicou, principalmente pela parte do material de tecnologia da informação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: Notei que sim, o principal é a confiança passada através qualidade do material e a sua profundidade.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Busquei aproveitar o meu tempo livre na medida do possível. Geralmente estudava pelo menos 2 horas líquidas por dia, conciliando com o trabalho e as tarefas de casa.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Fazia minhas revisões principalmente por questões e resumos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: É de grande importância, pois por meio das questões é possível ter um indicativo de como estão os nossos conhecimentos em determinados assuntos, além de nos ajudar a revisar e, por vezes, aprender novos pontos da matéria.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: As disciplinas mais desafiantes foram as de programação, mas o professor direcionou bem o escopo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Busquei intensificar os estudos e resolução de exercícios da banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: De modo geral, na vida de concurseiro, o meu principal erro foi parar de estudar por um tempo, essa pausa me fez desanimar e esquecer alguns assuntos. Como acerto, aponto o fato de buscar entender como deveria estudar para concursos, visto que isso faz muita diferença na preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Sim, acredito que em toda caminhada árdua é normal as dúvidas e o desejo de desistir. O que me fez continuar primeiramente foi perceber que essa era a vontade de Deus em minha vida e o desejo de proporcionar uma condição melhor à minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou! Lucas: Persevere! Não desista! Tudo é uma questão de manter o foco e a paciência. Lembre-se que esse tempo de estudos é uma fase e logo chegará os frutos. Não se esqueça de dedicar a cada coisa da sua vida a sua devida atenção. Mantenha-se firme e, por mais que às vezes seja difícil, sorria. Um dia olhará para trás e perceberá que valeu a pena! Deus os abençoe e Maria interceda por cada um nessa caminhada.