.
“Não tente atirar para todos os lados. Estabeleça o cargo que você quer alcançar e estude com antecedência, focado naquele concurso desejado. E o essencial, utilize o material do Estratégia, ele é completo, vale a pena”
Confira nossa entrevista com Daniel Costa Holanda, aprovado em 3° lugar no concurso TRT MA para Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador Federal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniel Costa Holanda: Sou formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, tenho 43 anos e sou natural de Limoeiro do Norte/CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniel: Quando entrei na faculdade sempre pensei que o melhor para mim seria trabalhar no serviço público, principalmente no judiciário, pela segurança financeira e qualidade de vida que pode proporcionar. Contudo, as circunstâncias da vida me levaram a exercer a advocacia, onde nunca consegui me firmar. Definitivamente não era o lugar que eu queria estar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Daniel: Trabalhava sim. Como trabalhava por conta própria, tentava organizar o meu tempo para poder estudar. No pós edital do concurso do TRT 16, tive um apoio essencial da minha família, que me proporcionou intensificar os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Daniel: Antes de ser aprovado no concurso do TRT16, em 3º lugar, para o cargo de Oficial de Justiça, fui aprovado para o cargo de Auxiliar Judiciário do TJPA, cargo que exerço atualmente, em 23º lugar. A prova desse concurso foi realizada em janeiro de 2020.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Daniel: Nunca fui boêmio, mas como sou pai de dois adolescentes sempre tive muitos compromissos familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Daniel: Meus pais e meus irmãos sempre me apoiaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Daniel: Estudei aproximadamente por 8 meses focado nos concursos do TRT 16, TRT 13, TRT 5 e TRT 17. Felizmente, fui bem já no primeiro. A determinação em conseguir uma aprovação breve me fez manter o foco, além do apoio constante do meu pai, me substituindo em tarefas familiares.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Daniel: Sou assinante do Estratégia desde 2019. Antes eu focava muito nas videoaulas, mas para este concurso estudei essencialmente pelos PDFs, resolvendo as questões do próprio material e realizando simulados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniel: Conheci o Estratégia assistindo as aulas disponíveis no Youtube, em 2018.
Estratégia: Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Daniel: Os PDFs são sensacionais. A forma como são escritos facilitam muito a compreensão do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Daniel: Segui a Trilha Estratégica. Realizava, normalmente, 3 tarefas por dia. Na reta final estudava aproximadamente 5 horas diárias. Nunca fiz esse cálculo de horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Daniel: Fazia os simulados do Estratégia e seguia a Trilha Estratégica. Nunca fiz resumos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Daniel: Resolver questões é essencial. É a melhor forma de fixar o conteúdo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Daniel: Direito Civil e Processo Civil. São disciplinas muito extensas. Busquei focar nos assuntos mais recorrentes. Estudei com estratégia.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniel: Intensifiquei a resolução de questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniel: Acredito que o erro principal foi demorar a cair na real e estudar efetivamente. Já como acerto, não tenho dúvidas que foi estudar pelos PDFs e confiar no Estratégia, que me forneceu excelentes ferramentas para conseguir a aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniel: Sim, em 2021 eu estudava, mas de forma irregular. Problemas pessoais me fizeram, no fim de 2021, desistir completamente. Mas minha família (pais e irmãos) me incentivaram a retomar. Sem eles eu não teria conseguido.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniel: Não tente atirar para todos os lados. Estabeleça o cargo que você quer alcançar e estude com antecedência, focado naquele concurso desejado. E o essencial, utilize o material do Estratégia, ele é completo, vale a pena.