Aprovado em 1° lugar no concurso TRT CE para o cargo de Técnico Judiciário - Área Administrativa
Tribunais“[…] Acredite nos seus sonhos, descanse quando for necessário e persista até o fim, pois, depois, você verá que tudo valeu a pena”
Confira nossa entrevista com Leonardo Simeão Fortes Couto, aprovado em 1° lugar no concurso TRT CE (7ª região) para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leonardo Simeão Fortes Couto: Olá! Me chamo Leonardo, tenho 29 anos, natural de Teresina-PI e sou formado em Eng. de Produção pela UFPI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: Comecei a estudar para concursos públicos após algumas experiências negativas no mercado de trabalho privado, e vi no mundo dos concursos uma oportunidade de ter uma carreira mais valorizada, aliada a uma melhor qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leonardo: Saí do meu último emprego para me dedicar integralmente aos estudos. Estudar é o meu trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leonardo: Já fui aprovado em vários concursos, porém nunca com grandes chances de ser nomeado. No final de 2023, comecei a colher os frutos, sendo aprovado em 5º lugar para TJAA no TRT-RN (21ª Região), e agora em 1º lugar TJAA no TRT-CE (7ª Região).
Além disso, pretendo continuar estudando, mas agora em busca do cargo de AJAA do TST.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leonardo: A minha frequência de saídas diminuiu muito após o início dos estudos, até porque os recursos que tinha eram limitados, todavia, precisava da minha rede de apoio e, aos finais de semana, fazia algum passeio mais leve.
É necessário equilíbrio, não pode ser tão displicente a ponto de prejudicar sua rotina e seus estudos, mas também não pode ser tão restritivo que você não consegue desopilar de forma alguma.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Leonardo: Sou muito feliz porque todo mundo sempre me apoiou. Não ficavam me julgando pelo resultado que não vinha e me motivaram quando eu estava pra baixo. Além disso, meu avô e minha mãe me deram todo o suporte financeiro que precisei para continuar dedicado somente aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leonardo: Estudo para concursos há 4 anos, porém iniciei de forma errada e sem um direcionamento muito claro. Quando percebi o meu erro e que era necessário definir um foco, foram 2 anos de estudos dedicados para TRTs até a aprovação no TRT-CE.
Para ajudar a manter a disciplina, precisei abdicar de algumas coisas e larguei as redes sociais, pois me tiravam muito a atenção.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leonardo: Na minha preparação, utilizei as videoaulas, PDFs e mapas mentais do Estratégia. As videoaulas foram importantes para eu ter um primeiro contato com as matérias, principalmente as do Direito, porém acabam demandando muito tempo. Acredito que os cursos em PDF, com os resumos ao final da aula, são de fácil leitura, muito bem explicados e abordam tudo aquilo que o concurseiro precisa levar para a prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Conheci o Estratégia por indicações de amigos que já estudam para concursos e elogiaram bastante a plataforma.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leonardo: Sempre utilizei os materiais do Estratégia, e percebi desde cedo que era algo bem completo e que atenderia todas as minhas necessidades. Depois que formei a minha base, notei que não era necessário nenhum outro curso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leonardo: Nunca consegui controlar direito os meus estudos por horas líquidas. Eu planejava o meu dia com a meta de estudos de 5 disciplinas, estudando cada uma entre 1h a 1h30. Dependendo do dia, estudava de 3 a 7 disciplinas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leonardo: As minhas revisões eram feitas por meio de bateria questões especificamente da banca do concurso, e ao final do período, revisava por meio dos resumos das aulas do próprio Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leonardo: A resolução de exercícios é fundamental para a aprovação em qualquer concurso, pois ela mostra aquilo que as bancas gostam de cobrar, e você cai nas pegadinhas no treino para no dia da prova acertar aquela questão, cada ponto faz diferença. Acredito que fiz por volta de 20 mil questões, mas o número não é tão importante, mais vale fazer o exercício e entender o porquê de cada alternativa.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leonardo: Tinha muita dificuldade com as disciplinas do Direito. Só após muitas questões erradas, leitura e insistência para o começar a assimilar o conteúdo. Ouvir a explicação dessas disciplinas em áudio nos trajetos para casa, ou enquanto fazia determinadas atividades, como a academia, também me ajudou a sedimentar os assuntos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leonardo: Na semana que antecedeu a prova, busquei focar na revisão dos assuntos por meio da realização de questões, para ir me habituando com a forma de cobrança da banca. Já no sábado pré-prova, busquei relaxar e curtir as praias de Fortaleza para chegar descansado no grande dia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leonardo: Errei bastante ao não fazer exercícios no início da minha caminhada e ao não definir um concurso específico para estudo, pulando de pós-edital em pós-edital.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leonardo: Pensei em desistir por várias vezes, principalmente após alguma prova em que havia me preparado bastante e o resultado não veio. Porém, sempre acreditei que o custo de desistir era mais alto do que o de continuar estudando. Pensar nisso, e em tudo aquilo que o cargo público poderia me proporcionar, fez com que eu continuasse firme.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: O processo de estudos para concursos não é um caminho linear, onde você vai estar sempre motivado, estudar 10 horas líquidas todo dia e ser aprovado de primeira. É um processo longo, cansativo, cheio de altos e baixos, e com várias reprovações, porém, tudo isso faz parte, a chegada é gratificante e pode mudar a sua vida. Acredite nos seus sonhos, descanse quando for necessário e persista até o fim, pois, depois, você verá que tudo valeu a pena.