Aprovado em 2° lugar no concurso TRT AL para o cargo de Policial Judicial
Tribunais“O concurso público é uma possibilidade de mudar sua vida para sempre, então não desista até seu nome aparecer no Diário Oficial.”
Confira nossa entrevista com Kanauã Vieira Dantas, aprovado em 2° lugar no concurso TRT AL para o cargo de Policial Judicial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Kanauã Vieira Dantas: Sou formado em engenharia elétrica, tenho 26 anos e sou natural de Cuité-PB.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Kanauã: Decidi estudar para concurso depois que meu irmão foi aprovado no último concurso da PRF. Através da aprovação dele eu senti confiança de que eu era capaz de ser aprovado também. O serviço público garante estabilidade e segurança financeira, que foi o que sempre procurei.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Kanauã: Eu pedi demissão da empresa que trabalhava para me dedicar integralmente aos concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Kanauã: PC PB 2022 (104° lugar)
TRT AL 2023 (1° empatado – 2° critério desempate)
TRT GO 2023 (2°)
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Kanauã: Estudava a semana toda, em média 40 horas líquidas semanais. Aos finais de semana sempre dava uma saidinha leve para ver os amigos, curtir alguma festinha mas sem exceder.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Kanauã: Voltei a morar com meus pais depois que pedi demissão e tive total apoio da família. Todos são servidores públicos, então me apoiaram 100% nessa decisão.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Kanauã: 5 meses e mantinha a disciplina com o sonho da aprovação sempre em mente, todos os dias.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Kanauã: 90% da minha preparação foi pelo curso em PDF do Estratégia. A principal vantagem, sem dúvida, é a otimização do tempo, pois o material em PDF é muito bem direcionado e garante que estudemos o conteúdo de forma mais rápida.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kanauã: Meu irmão foi aprovado no último concurso da PRF e me indicou o Estratégia. Inclusive ele deu entrevista para vocês também, em 2021.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Kanauã: A Trilha Estratégica foi uma ferramenta muito boa que encontrei na plataforma do Estratégia. É como se não precisássemos nos planejar, pois a Trilha já guiava todo o passo a passo do que tínhamos que fazer e isso otimiza o tempo do concurseiro de uma forma muito significante. O Estratégia Cast também me ajudou bastante.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Kanauã: Eu estudava cerca de 6 matérias ao mesmo tempo, em média 8 horas líquidas por dia. Sempre considerava que ao final da semana eu teria que ter estudado 40/44 horas semanais.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Kanauã: Defini um ciclo de revisões baseado em 3 formas de revisão diferentes e estudava por ciclo de estudos (no máximo 6 disciplinas por vez). Nas revisões sempre dividia 50% questões e 50% teoria.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Kanauã: A resolução de exercícios é o que vai direcionar o estudante para os pontos do conteúdo que precisam de mais atenção. Eu sempre digo que o coração e a alma do estudo para concursos é a resolução de questões e as revisões. Só para o concurso da PC PB foram mais de 20 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Kanauã: Direito penal era meu calo, então tive que direcionar mais tempo para essa disciplina do que a média.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kanauã: Estudei até às 22:00 do dia anterior. Mantive minha rotina de estudos normal.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Kanauã: Para prova discursiva é importante definir bem o esqueleto da estrutura que você vai usar e conseguir ter argumentos coringas para as diversas possibilidades de temáticas que podem ser cobradas. Além disso, é muito importante que se pratique e tenha suas redações corrigidas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kanauã: Eu acho que não existem erros e acertos, o estudo para concurso é também um exercício de autoconhecimento. A partir disso você vai entendendo qual a melhor estratégia que você pode usar para melhorar seu rendimento.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kanauã: Mais difícil é manter a disciplina de estudar várias horas por dia por um período prolongado. Mas nunca pensei em desistir, eu sempre tive apenas o plano A.
Minha principal motivação era me tornar policial. E sempre fui motivado pelo meu irmão, que muito me ajudou nessa caminhada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kanauã: Foco, disciplina, constância e estratégia. O concurso público é uma possibilidade de mudar sua vida para sempre, então não desista até seu nome aparecer no Diário Oficial.