“Não há dificuldade nos estudos que não possa ser superada. A persistência e a força de vontade, uma hora ou outra, te levarão ao seu objetivo”
Confira nossa entrevista com Danilo Rogerio Guimarães, aprovado em 7° lugar no concurso TRT 14 para Técnico Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Danilo Rogerio Guimarães: Tenho 26 anos, sou natural de Patos de Minas – MG. Iniciei a graduação em Agronomia, cursei durante 4 anos e depois me afastei para me dedicar somente ao estudo para concurso público.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Danilo: Quando eu estava quase no fim da graduação, acabei não vendo muita aptidão para atuar na área, o que me fez procurar outras alternativas. Vi no concurso público uma possibilidade de iniciar uma carreira na área administrativa, sem graduação e com uma ótima remuneração. Ademais, a meritocracia do concurso público sempre me atraiu – conquistar meu espaço dependendo apenas de mim mesmo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Danilo: Sim. Sempre trabalhei meio período durante a semana, mesmo tendo condições de dedicar ao estudo por tempo integral. Sempre considerei o trabalho muito importante para manter a saúde mental, além de me sentir produtivo em algo durante essa jornada que é, inicialmente, por tempo indeterminado.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Danilo: TJ TO 2022 – TJAA – aguardando a classificação geral;
TRT PR 2022 TJAA – 185º lugar;
TRT MG 2022 TJAA – 165º lugar;
TRT BA 2022 TJAA – 11º lugar;
TRT RO/AC 2022 TJAA – 7º lugar.
Pretendo continuar estudando para os próximos concursos de tribunais que saírem no decorrer deste ano.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Danilo: Durante minha preparação, me abstive bastante de convívio social, sempre buscando me dedicar o máximo possível aos estudos. Nas datas mais festivas (natal, ano novo) fugi um pouco da rotina, mas dificilmente fiquei mais de um dia sem estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Danilo: Considero que sim. Meus pais me propiciaram condições para que eu estudasse por meio período em um ambiente em que, na maioria das vezes, era silencioso e favorável. Meus amigos mais próximos sempre respeitaram essa fase e compreenderam o motivo de não poder acompanhá-los em todas a ocasiões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Danilo: Cerca de um ano. Eu já estudava há mais de um ano quando me dediquei ao último concurso, o que já me propiciou uma grande vantagem. Creio que a enorme concorrência dos concursos de tribunais sempre me fez ter muita disciplina. Saber que há milhares de outros candidatos sempre me fez ter muita “noção da realidade”. Sempre soube que se não me dedicasse de verdade, seria apenas mais um “colecionando reprovações”.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Danilo: Quase 100% da minha preparação foi baseada em PDFs e na leitura da lei seca. Apenas recorria às videoaulas em último caso, na maioria das vezes em matérias como RLM e informática.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Danilo: Desde quando comecei a pesquisar sobre concurso público, o Estratégia sempre aparecia entre as melhores opções de cursos. Inicialmente utilizei outro curso, depois migrei para o Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Danilo: Sim. O que me fez migrar para o Estratégia foi a necessidade de materiais mais completos e aprofundados. Mesmo que o avanço nas matérias fosse um pouco mais lento, para o entendimento do conetúdo sempre preferi um material mais “destrinchado”. Como comecei no pré-edital, o tempo não foi um problema grande e foi possível utilizar os PDFs mais completos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Danilo: Sim. Não fui aprovado. Não culpo o curso em si, pois era minha primeira prova e tinha menos de um ano de preparação, o que dificultava bastante obter um bom resultado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Danilo: Considero que sim. Me adaptei muito bem aos materiais, principalmente aos PDFs, que geralmente são muito bem organizados e contam com uma boa quantidade de exercícios para fixação. O Estratégia também possui muitos professores excelentes, o que faz toda a diferença.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Danilo: No início, contei com a ajuda de um coach para montar o plano de estudos, o que já me trouxe uma enorme vantagem. Geralmente estudava de 5 a 6 disciplinas por dia. Eu conseguia fazer, em média, 6 horas líquidas, estudando 7 dias por semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Danilo: As revisões eram baseadas nos resumos do próprio material, na leitura da lei seca e do caderno de erros. Basicamente isso.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Danilo: Resolver muitos exercícios é mais que importante – é essencial. Só é possível encontrar os pontos fracos por meio da resolução de questões. Se você não sabe onde está falhando, dificilmente vai atuar onde precisa para elevar seu desempenho. Durante os dois anos de preparação, resolvi mais de 27.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Danilo: Português e Matemática, com certeza. Infelizmente, a grande maioria – assim como eu – sai do ensino médio com um nível de domínio muito baixo nessas disciplinas. Por outro lado, na maioria esmagadora das vezes, são as que possuem mais peso nos concursos. Grande parte das vezes, a repetição da teoria resolvia, quando a dificuldade era muito grande, partia para as videoaulas e, em seguida, muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Danilo: Não intensifiquei o ritmo da preparação na última semana. Como a preparação durante todo o pós-edital já foi mais intensa, apenas priorizei a resolução de questões e a revisão das “decorebas”.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Danilo: Sempre tive dificuldade nas discursivas. Novamente, o resultado satisfatório veio por meio da persistência. É a prática que leva ao aprimoramento da escrita, sempre aprendendo com os erros e assim superando o medo de escrever. Sempre aconselho treinar variados temas e ter algum profissional para fazer a correção. Só assim será possível elevar o seu nível nas redações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Danilo: Em relação aos acertos, ter procurado orientação de um coach para iniciar os estudos. Como quando comecei não sabia absolutamente nada sobre concursos, tenho certeza que ter alguém para direcionar a preparação acelerou bastante minha aprovação. Ter mantido a disciplina durante a preparação também foi muito assertivo.
Quanto aos erros, acredito que ter passado muito tempo criando resumos foi um deles. Material escrito para mim também não funcionou, infelizmente demorei um bom tempo para identificar isso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Danilo: Não. Sempre soube que se fizesse minha parte, alguma hora o resultado viria. Independente do quanto demorasse, fazendo o que tinha que ser feito, uma hora ou outra a aprovação viria. Sempre acreditei nisso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Danilo: Acreditar que é possível é, sem dúvida, o primeiro passo. Quando você compreende que um aprovado começou, muito provavelmente, no mesmo nível que você possui hoje, passa a acreditar que é possível e tudo flui melhor. Não há dificuldade nos estudos que não possa ser superada. A persistência e a força de vontade, uma hora ou outra, te levarão ao seu objetivo.