Aprovada em 1° lugar no concurso TRT 11 para o cargo de Analista Judiciário - Biblioteconomia
Tribunais“Defina uma área que deseja seguir, escolha um bom material, mantenha a constância, pois passar em concurso é uma construção […]”
Confira nossa entrevista com Caroline dos Santos Setubal, aprovada em 1° lugar no concurso TRT-11 para o cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Biblioteconomia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caroline dos Santos Setúbal: Meu nome é Caroline Setúbal, sou formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tenho 33 anos e sou natural de Manaus – Amazonas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caroline: O salário para dar uma qualidade de vida para mim e minha família e por ser mais isonômico, pois a maioria das empresas privadas exigem experiência para ocupar um bom cargo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caroline: Não, apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caroline: Aprovada e classificada nos concursos: Polícia Militar do Amazonas 487º; Corpo de Bombeiros do Amazonas 162º; e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas 97º. Nos cargos de Soldado e Assistente Operacional.
Atualmente, aprovada no cargo de Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado – Biblioteconomia em 1º lugar no TRT 11ª Região; Agente Técnico – Especialidade Bibliotecário em 1º lugar no MPAM; e Analista Administrativo – Biblioteconomia em 1º lugar no Ebserh (HUGV – Ufam).
No momento não pretendo mais continuar estudando para concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caroline: Minha vida social era bem restrita, poucos amigos sabiam da minha rotina de estudos e em tempo de edital aberto desativaram as redes sociais. Minha distração era academia e poucos passeios com minha família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Caroline: Sim. Minha família entendeu quando decidi apenas estudar para concursos, o apoio financeiro foi fundamental na minha caminhada. Os amigos que sabiam, apoiaram com palavras de incentivo nos momentos que eu achava que não fosse conseguir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caroline: 7 meses. Minha rotina era estabelecida. Definia metas, horários de estudo e descanso, listava prioridades e excluía distrações.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caroline: PDF e videoaulas. Curso em PDF por ser mais rápido/completo e videoaulas pela vantagem de não ter deslocamento para ir a um curso presencial.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caroline: Por meio de amigos que se preparavam para concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caroline: Sim. O diferencial está nos PDFs completos com resolução de questões direcionadas para tal assunto, os destaques, organização do material, as aulas de revisão ao vivo pelo YouTube e os comentários dos professores nas questões tanto do site quanto nos PDFs.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caroline: Meu plano de estudo foi baseado nas minhas dificuldades e peso das disciplinas. Definia 3 matérias por dia. Colocava maior tempo para aquelas que não tinha facilidade. Fazia em média de 4h a 5h por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caroline: Simulados, questões e anotações que fazia nos post-it e destaques no próprio PDF.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caroline: É fundamental, pois é por meio da resolução de exercícios que se identifica as dificuldades e aprende a linha de cobrança da banca examinadora.
Não lembro exatamente, mas acredito que resolvi mais de 10 mil questões em toda minha trajetória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caroline: RLM, Informática e Biblioteconomia na disciplina de Representação Descritiva. Assistia videoaulas, fazia resumos e muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caroline: Na semana que antecedeu a prova, resolvi apenas questões e li minhas anotações dos assuntos mais decorebas. No dia pré-prova, preferi descansar e fazer coisas de que gosto.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Caroline: Elaborava de 1 a 2 redações por semana e acompanhava sites para estar por dentro dos assuntos da atualidade.
Meu conselho é: fazer um curso de redação com correção e treinar, pois 1 (um) ponto na redação pode te colocar nas vagas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caroline: Não ter resolvido questões no início da trajetória, fazer resumos em cadernos e não identificar o que funcionava para mim. Escolher o material do Estratégia Concursos e resolver as questões propostas nos PDFs, foram os meus acertos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caroline: Muitas vezes. Minha maior motivação era mudar de vida e um dia inspirar pessoas que estão nessa trajetória de estudar para concursos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caroline: Defina uma área que deseja seguir, escolha um bom material, mantenha a constância, pois passar em concurso é uma construção e saiba para quem contar que está estudando. Por fim, não desista que no tempo certo a aprovação e classificação vem.