Aprovado no concurso TRF-1
“Aconselho a buscar os seus sonhos, nunca se limite ou deixe alguém limitar você, todos somos capazes, procurando a ajuda certa nos lugares certos, sempre será possível. Tenha foco e determinação! Seu maior concorrente é você mesmo. Supere o desânimo, supere a desconfiança, não se importe com o grande número de concorrentes, eles sempre vão existir, e são eles é que devem se preocupar com você e não o contrário (rsrs).”
Confira nossa entrevista com Otto Matsdorff Junior, aprovado em 2º lugar no concurso TRF-1 Boa Vista/RR para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Otto Matsdorff Junior: Sou formado em Administração, tenho 41 anos, sou natural de Boa Vista-RR e moro em Boa Vista.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Otto: Boa Vista e o estado de Roraima como um todo, tem poucas indústrias, e os ramos de comércio e serviços, tbm são pequenos, então a oportunidade aqui é empreender ou passar em um concurso, já fui empreendedor mas preferi migrar pro ramo do serviço público.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Otto: Sempre trabalhei e estudei, nunca tive a oportunidade de só estudar, mas quando se tem vontade, isso não é empecilho e sim combustível.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Otto: Já fui aprovado para 03 concursos, 2 a nível estadual, para Administrador na Sec de Saúde e para a Sec de Educação, onde estou atualmente e 1 a nível federal que foi para o TRF 1, seccional Boa Vista, esse foi o último que passei e fiquei na segunda colocação. No estado para a Sec de saúde, fiquei em 20º e fui chamado bem depois, para a Sec de Educação, passei em 1º e fui chamado de imediato, por isso que estou ainda por lá.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Otto: A sensação é maravilhosa, é o fruto do seu esforço, das várias horas de estudo, abdicação de outras coisas que ao final valem a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Otto: Durante a semana, de segunda a sexta, me dedicava ao trabalho e nos horários vagos, me dedicava totalmente aos estudos, em torno de 5hs diárias no mínimo. Sábado e domingo, raramente estudava, nesses dias eu descansava, namorava, cuidava da minha filha etc.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Otto: Sou divorciado, depois do divórcio acabei voltando pra casa dos meus pais por ser uma casa muito grande, tenho uma filha que hoje tem 12 anos. Minha família e principalmente minha mãe sempre me apoiaram, sempre me propuseram condições de estudar, sem cobranças, sem gerar muita expectativa, sempre me deixando bem tranquilo e a vontade.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Otto: Acho que vale a pena sim, estudar para outros concursos que não sejam o seu objetivo final, ajudam no sentido de se criar a cultura e o costume de estudar para concursos. Quanto mais concursos vc fizer mais treinado e habilitado estará para fazer aquele com o qual vc sonha. Você vai se acostumando com as provas, ao tempo limitado, enfim, criando aquela “casca grossa” rsrs. O concurso do TRF 1 é realmente o concurso que eu quero e estava esperando por ele, apesar de ainda não ter sido chamado ainda, mas acredito que irá acontecer.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Otto: Estudei para esse concurso por aproximadamente 11 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Otto: Sim, estudava para outros concursos, na época estudei para o TCE de Pernambuco, ilustrando o que disse acima, manter a disciplina é questão de foco e vontade, o sonho é possível desde que vc busque por ele, dos céus só vem a chuva de graça e olhe lá, Deus ajuda quem se ajuda.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Otto: Estava em busca de bons materiais para estudar e conheci o Estratégia pela internet, pelo Google.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Otto: Estudei pelas vídeo aulas do Estratégia, pelos PDFS, e alguns livros de Direito que adquiri. Mas 90% foi pelo material do Estratégia, na minha opinião os melhores do mercado.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Otto: Eu estudava de segunda a sexta em torno de 5hs diárias, então montei um horário de estudo com as disciplinas e conteúdos. Exercícios são fundamentais até para se familiarizar com as formas como vem as questões na prova do concurso. Minha técnica era estudar a teoria primeiro e depois fazer o máximo possível de exercícios, sempre verificando meu índice de acertos, quando vc chegar a mais de 80% de acertos nas questões, vc está no páreo (rsrs).
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Otto: Disciplinas que envolvem cálculos eu tinha mais dificuldade: raciocínio lógico, contabilidade, matemática financeira etc. Me dedicava mais tempo a essas disciplinas, apesar de não gostar delas – não importa se vc gosta ou não, elas vão fazer parte da sua prova então tem que ir pra cima e fazer muitos exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Otto: Mantive a rotina, se não fez durante meses de preparo não adianta, a última semana não vai te salvar, nem se vc estudar 24hs por dia, então mantive a rotina que vinha fazendo e eu prefiro não estudar na véspera de prova, relaxo no sábado, nem pego em livros, pdfs nada.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Otto: Aconselho a exercitar também, no meu caso tive a redação, minha banca foi o CESPE, então pesquisei redações de outros concursos com a mesma banca que foram bem avaliadas, estrutura, forma, etc e fazia vez por outra uma redação. Nesse quesito não busquei ajuda porque escrever nunca foi problema pra mim, mas aconselho a quem tem dificuldade a procurar o auxílio do Estratégia, não fosse pela redação, com certeza não teria ficado em uma boa classificação.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Otto: Os erros acredito que foram nos dias em que me faltaram paciência, foram pouquíssimos mas aconteceram, e estudei menos horas que deveria nesses dias, talvez isso tenha me custado a primeira colocação no concurso do TRF (rsrs). O maior acerto é o foco, a vontade de passar e minha determinação em fazer acontecer.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Otto: O mais difícil é abdicar um pouco do convívio da família, da namorada, da filha, mas existe um bem maior que sua aprovação traz, não só pra vc mas como para toda a sua família, então é um esforço que vale a pena, tanto no quesito familiar quanto financeiro. Pensei em desistir sim, mas nesses momentos pensei tbm nos benefícios que iria ter caso fosse aprovado, já experimentei isso por ser concursado no estado e sabia que se obtivesse sucesso no concurso do TRF, seria ainda melhor, com mais benefícios, melhor salário, etc.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Otto: A melhoria da minha vida, de proporcionar uma vida melhor para minha filha, estabilidade etc.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Otto: Aconselho a buscar os seus sonhos, nunca se limite ou deixe alguém limitar você, todos somos capazes, procurando a ajuda certa nos lugares certos, sempre será possível. Tenha foco e determinação! Seu maior concorrente é você mesmo. Supere o desânimo, supere a desconfiança, não se importe com o grande número de concorrentes, eles sempre vão existir, e são eles é que devem se preocupar com você e não o contrário (rsrs).