“A constância eleva seus estudos sem você perceber, por isso é fundamental estudar todos os dias, porque seu dia irá chegar e você precisa estar preparado.”
Confira a nossa entrevista com Anderson Magalhães de Sousa, aprovado no concurso TJ PI para Analista Judicial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Anderson Magalhães de Sousa: Sou formado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior(Icev), tenho 25 anos, sou e resido em Teresina-PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Anderson: Meu pai sempre me falou que era um excelente caminho a seguir, inclusive, ele é concursado. Então, sempre tive um exemplo e incentivo para seguir!
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Anderson: Eu foquei 100% em “apenas” estudar. Depois que me formei, pensei que gostaria focar totalmente em concurso público, pois queria ser aprovado logo. Dessa forma, precisava da minha atenção 100% naquilo e graças a Deus e aos meus pais, eu tive a possibilidade de ter minha atenção voltada somente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Anderson: Eu comecei faz pouco tempo nos concursos públicos (estudo há cerca de 1 ano e meio). Decidi que somente prestaria concurso quando achasse que eu teria chances, logo fiz apenas 3. Consegui aprovação no TJDFT, contudo sem chances de nomeação, acredito eu. E no meu terceiro concurso (TJ-PI) consegui aprovação para os cargos de Analista e Oficial. Ainda estou analisando se irei prestar o concurso unificado do TSE.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Anderson: Eu decidi encarar o estudo como um trabalho. Logo, eu tinha uma rotina fixa e não gostava de alterá-la. Eu mantive o contato com poucos amigos, mas sempre buscava “desopilar” aos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Anderson: Meus pais, minha namorada, tias, tios, avó e sogra sempre me apoiaram muito. Tive muita sorte nesse quesito.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Anderson: Para este concurso específico foi apenas no pós-edital, porque não tinha 1 semana e meia que havia prestado o TJDFT, então foram 3 meses de estudos. Sempre tive a disciplina de estudar todos os dias, pois sempre quis alcançar meus objetivos e realizar meus sonhos o quanto antes. E isso somente seria possível após a minha aprovação e nomeação em um concurso público.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Anderson: Utilizei 99% PDF, os PDFs são extremamente completos. Também utilizei a Trilha, ou melhor, formei minha base toda com as Trilhas Estratégicas. Sou um exemplo de que elas realmente funcionam.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Anderson: Já havia visto na internet e meu primo havia sido aprovado em um concurso utilizando os materiais do Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Anderson: Sim, os PDFS e Trilhas me salvaram. Iniciei no mundo dos concursos sem saber de nada, a Trilha me direcionou e me deu uma base excelente para os meus pós-editais. São maravilhosas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Anderson: Não tinha nenhum plano específico. Depois que esgotei a teoria 2x das matérias, eu ficava revisando apenas por questões. Revisava por assuntos/matérias a cada 1h/1:30 no máximo por tópicos, ficava rodando as matérias. Estudava em média de 6:30/7:20 liquidas por dia, durante a semana, cronometradas. Aos finais de semana, em média 3/3:30 por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Anderson: Eu revisava 100% por questões. Para mim essa forma de revisão ativa funcionou muito bem, pois vi que muitos aprovados em suas entrevistas, revisava dessa forma. Assim, resolvi testar e gostei bastante.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Anderson: Para mim, resolver questões é 80% do estudo para concurso público. Você aprende bastante, seja acertando, errando, vendo como a banca cobra, o que ela gosta de cobrar.. é fundamental.
Resolvi mais de 19 mil questões do começo do ano até a data da prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Anderson: Tinha bastante dificuldade com português e superei através das videoaulas da professora Adriana. Confesso que me salvaram!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Anderson: Mantive 100% meus estudos, não reduzi e nem intensifiquei. Assisti a revisão de véspera do Estratégia, que sempre ajuda bastante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Anderson: Diria que foi demorar demais para revisar as disciplinas através de questões. Quando fiz isso, saltei para outro nível.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Anderson: Já pensei duas vezes, mas sabia que advogar não era para mim e nunca seria feliz com isso. Então, sempre buscava estudar mais ainda. E o apoio dos meus pais, namorada sempre foram essenciais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Anderson: Acreditar, é difícil com certeza. Contudo, a constância eleva seus estudos sem você perceber, por isso é fundamental estudar todos os dias, porque seu dia irá chegar e você precisa estar preparado.