Aprovada em 1º lugar no concurso TJ PI para o cargo de Analista Administrativo
Tribunais“[…] tenham constância nos estudos e acreditem sim na sua capacidade, sem deixar de cuidar de sua saúde, tanto física, quanto mental”
Confira nossa entrevista com Lauriane Maria dos Santos Teles, aprovada em 1º lugar no concurso TJ PI para o cargo de Analista Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Lauriane Maria dos Santos Teles: Tenho 33 anos; formação em Psicologia. Sou de Parnaíba, Piauí.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Lauriane: Comecei a ter interesse nos estudos para concurso em 2013, no final da faculdade. Naquele momento, estava refletindo sobre o que buscava após minha formatura, e o que me levou a querer os concursos foi o intuito em ter uma estabilidade financeira. Mas iniciei aos poucos, naquela época eu ainda não tinha o foco necessário para os estudos específicos de concurso.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Lauriane: Conheci o Estratégia por meio das minhas buscas de cursos pela internet e também por referências de outras pessoas no contexto de concurso. Minha decisão em me tornar aluna ocorreu por conta da minha identificação com as aulas dos professores, que conheci pelos conteúdos disponibilizados no YouTube. Percebi que estava ajudando bastante em meu aprendizado voltado ao que era necessário para ser aprovada, com a clareza e qualidade nos ensinamentos e, assim, decidi buscar por um material mais focado no concurso do TJ PI.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Lauriane: Eu não tinha um horário fixo de estudos, por conta da rotina que eu tinha. Mas, quando de fato foquei nos estudos, eu buscava estudar todos os dias. Claro que havia dia em que ocorria algum contratempo e não conseguia estudar, mas eu buscava compensar no dia seguinte. Considerando uma média de horas, havia dias que eu conseguia estudar duas horas; já outros eu conseguia tirar cerca de quatro horas.
Para o concurso do TJ PI, eu intensifiquei bastante, aprofundando mais o que eu já tinha base e dedicava mais tempo para aquelas matérias que eu não tinha ainda familiaridade. Mas algo que eu posso afirmar com certeza é que, mesmo que a gente não consiga estudar muito tempo no dia, o fato de você ter tido o contato com a matéria é fundamental. Ou seja, a constância foi um diferencial para mim. Quanto às matérias, também variava a quantidade; mas era uma média de duas matérias por dia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lauriane: Sim. Inclusive, esse foi um dos meus desafios no decorrer dos estudos para concurso, porque no início eu tive muita dificuldade para conseguir me organizar após sair do trabalho e, assim, só focar nos estudos. Mas, aos poucos, fui buscando me disciplinar nesse sentido. Busquei colocar em prática meus estudos a cada dia, mesmo que fosse por pouco tempo, até virar um hábito.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Lauriane: Utilizei mais as vídeoaulas e os PDFs. Quanto aos diferenciais, considero as aulas bastante didáticas; os professores transmitem o conteúdo com bastante clareza e focado em um direcionamento que de fato precisamos para realizar uma prova com maior preparo. Sobre os PDFs, eles são muito organizados e com fácil entendimento, o que facilita bastante na hora de assimilar os conteúdos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lauriane: Especificamente para o TJ PI, estudei de forma direcionada por cerca de sete meses, após outro concurso que eu havia feito naquele tempo. Para manter a disciplina, eu buscava estudar a cada dia, mesmo que não conseguisse estudar por muito tempo. Além disso, eu aproveitava bastante os finais de semana e feriados; coloquei na minha cabeça que, se eu não mantivesse a disciplina necessária (mas sem desconsiderar os momentos de descanso), dificilmente eu teria um bom desempenho na prova. O incômodo de não ter tido disciplina nos anos anteriores em relação aos meus estudos também me impulsionou a fazer diferente.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lauriane: No concurso do TJ PI, uma das disciplinas que tive mais dificuldade foi Direito Civil, por ser um conteúdo que eu não tive tanto contato na minha trajetória. A parte de Orçamento Público também era um desafio para mim, mas persisti; busquei os pontos que eu tinha mais dificuldade, lia bastante até amadurecer o conteúdo na minha cabeça e fazia muitas questões. Isso me ajudou a superar mais a dificuldade.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Lauriane: Como estratégia para a reta final, fiz muitas questões, principalmente da banca do concurso. Além disso, fiz muitos simulados, buscando fazer como se tivesse mesmo no dia (fazia no final de semana, no mesmo horário que seria a prova, contando o tempo); isso foi fundamental para me sentir mais segura no dia da prova.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Lauriane: Atualmente estou noiva; não temos filhos. Eu tenho uma rede de apoio muito boa: meu noivo, meus pais e outros familiares e amigos que são próximos a mim foram essenciais nesse processo. Eu não era muito de compartilhar com as pessoas que eu estava estudando, até porque isso aumentava minha ansiedade. Por isso, não era muita gente que sabia que eu estava me preparando para esse concurso, mas essas pessoas que citei acima entenderam meus momentos em que eu precisava ficar focada nos estudos. Aliás, eles acompanharam os anos em que abdiquei de muita coisa para que eu conseguisse alcançar minha aprovação. Sou muito grata a eles, que entenderam esse processo.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Lauriane: A sensação é de muita alegria! Fiquei emocionada de verdade, porque vem um filme na minha cabeça de tantos momentos na minha vida de concurseira.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Lauriane: Sim, ouvi muito falar sobre o baile. Eu tinha muita vontade de participar, porque vejo que é um momento de grande celebração e que simboliza algo tão marcante. Mas não imaginava que um dia estaria lá. Nossa, eu buscava muito minha aprovação; foram tantos anos tentando! E saber que fui convidada é algo que foi além das minhas expectativas; estou mesmo feliz pelo convite!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lauriane: Considero que um dos principais erros foi não acreditar, por muito tempo, em meu potencial. De alguma forma eu adiava minha preparação porque talvez eu não acreditasse que era capaz. Outro fator que atrapalhou foi a comparação. Eu focava muito na concorrência e cheguei a achar que concurso, para passar, seria um sonho bem distante. Mas vi que esse pensamento não levaria a nada e, por isso, tentei muito não desviar minha atenção e busquei focar no que realmente importava nesse processo, sendo constante nos estudos; assim, considero esses pontos como acertos na minha trajetória: tentei acreditar em mim e não alimentar situações e pensamentos que faziam com que eu não acreditasse na minha capacidade, além de criar o hábito de estudar a cada dia. Foi um desafio muito grande, e é algo que a gente tem que trabalhar diariamente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Lauriane: Sim, pensei muitas vezes em desistir. Desanimei muito nessa trajetória. Para a minha versão de 5 anos atrás, eu diria para continuar com a busca da realização desse sonho, que vai valer cada minuto de estudo. Também diria para ela ser constante nos estudos e não deixar a sensação de incapacidade tomar de conta, que ela tem sim que acreditar que é forte, independentemente das situações que façam ela acreditar no contrário.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Lauriane: Eu gostaria de falar para eles que lutam a cada dia, aprofundando não somente as matérias, mas que acreditem de verdade que são fortes e capazes de conseguir a aprovação. Sei que cada pessoa tem sua particularidade de rotina; por isso, é fundamental não se comparar com a rotina do outro. Sempre buscar a melhor forma e estratégia de estudo, mantendo sempre o hábito de, a cada dia, evoluir para alcançar a aprovação no concurso que eles querem. Também considero fundamental o auxílio de bons professores e materiais, pois darão o direcionamento necessário para a aprovação. É isso: tenham constância nos estudos e acreditem sim na sua capacidade, sem deixar de cuidar de sua saúde, tanto física, quanto mental.