Aprovada em 24° lugar no concurso TJMS no cargo de Analista Judiciário
Tribunais“Não desista do seu sonho. Acredite em você. Leve o estudo a sério. Faça o seu melhor. Saiba que o caminho é árduo, mas tenha fé em Deus que sua hora vai chegar.”
Confira a nossa entrevista com Amanda Gomes Belo de Oliveira Bernardes, aprovada em 24°lugar no concurso TJMS no cargo de Analista Judiciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Amanda Gomes Belo de Oliveira Bernardes: Formação: Direito (Universidade Federal da Bahia)
Idade: 26
Cidade Natal: Rio de Janeiro
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Amanda: Estabilidade Financeira e possibilidade de oferecer uma vida melhor para mim e minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Amanda: Desde o 2º período da faculdade, precisei conciliar trabalho com estudo. Portanto, já estava um pouco acostumada a essa correria de dupla rotina. Para conciliar, buscava ter um planejamento diário e semanal de estudo para, quando eu fosse sentar para estudar, já saber exatamente o que fazer. Como eu trabalhava no período da tarde/noite, procurava acordar bem cedo e estudar até a hora de ir trabalhar. Para mim, estudar pela manhã era melhor, pois estava com a mente descansada. À noite, quando chegava do trabalho, procurava estudar alguma coisa também, ainda que fosse pouco. Estudava aos sábados também e fazia simulados aos domingos. Outro fator importante, é que todo espaço de tempo que possuía, procurava sempre ler algum material ou assistir uma aula. Nenhum segundo poderia ser perdido.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Amanda: Havia sido aprovada no concurso EAGS 2014 (Aeronáutica) em 12º lugar e no concurso da UFRJ, em 2015, em 1º lugar, cargo de Assistente em Administração. Esse último cargo é o que trabalho atualmente. Pretendo continuar estudando para concursos para magistratura.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Amanda: Minha vida social não era muito saudável (rsrs). Basicamente, só saía para trabalhar, aulas de tênis (2 vezes por semana) e igreja aos domingos
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Amanda: O apoio e a compreensão de minha família foram fundamentais. Meu esposo passou a fazer as tarefas domésticas para que eu tivesse mais tempo para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Amanda: Estudei cinco meses direcionada para o último concurso. Para manter a disciplina, buscava definir metas diárias e semanais de estudo
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Amanda: Meu estudo era focado nos cursos em PDF. Além disso, procurava assistir às vídeoaulas, quando estava muito cansada, e como complemento, sobretudo, nas disciplinas que possuía mais dificuldade. Outro ponto que me ajudou bastante foi assistir às aulas de reta final. Não cheguei a fazer curso presencial ou comprar livros.
Acerca das vantagens e desvantagens, acredito que seja algo muito pessoal. Gostei muito de estudar em PDF, pois percebi que retinha mais conteúdo, além de prender mais minha atenção. Todavia, havia momentos em que estava cansada de tanta leitura e a videoaula era uma ótima opção para continuar estudando. Enfim, penso que o ideal é que cada pessoa experimente e veja em qual método melhor se adequa.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Amanda: Redes sociais e indicação de amigos
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Amanda: Para mim, o diferencial do Estratégia foram as Trilhas e os PDFs. Estes eram completos (teoria, lei, jurisprudência e exercícios) e aquelas orientavam o planejamento de estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Amanda: O plano de estudos seguia a Trilha Estratégia, uma vez que as tarefas me orientavam a estudar de modo mais ordenado. A quantidade de matérias dependia da quantidade de tarefas da Trilha daquela semana. Nunca fiquei medindo a quantidade de horas líquidas
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Amanda: Fazia as revisões recomendadas pela Trilha e simulados aos domingos. Ademais, procurava sempre revisar o assunto anteriormente estudado antes de iniciar o próximo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Amanda: A resolução de exercícios é um fator fundamental para aprovação, principalmente, quando ocorre de forma direcionada para as questões da banca responsável pelo certame. Eu sempre busquei conciliar teoria com prática, logo, após cada assunto estudado fazia as questões para fixar a matéria e verificar se realmente havia entendido e eventuais dificuldades.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Amanda: Civil e Processo Civil. Buscava fazer mais questões da disciplina e leitura de lei seca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Amanda: 15 dias antes da prova pedi férias no trabalho. Nesse período, foi dedicação total ao concurso “espécie de maratona de Reta final”. Assisti ás revisões de véspera no YouTube do Estratégia, sempre após a aula, pois gosto de colocar na velocidade x2. Quanto ao dia pré-prova, assisti à aula de Revisão de Véspera.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Amanda: Essa pergunta é difícil. Erros foram muitos, mas acredito que a cobrança excessiva e a ansiedade, possam ter me atrapalhado.
Acertei quando fiz outras provas da mesma área em que estava estudando (TJs), isso ajudou a controlar o nervosismo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Amanda: Tive momentos de fraqueza, de dúvidas, de me questionar se todo aquele esforço valeria a pena. Havia momentos em que minha vontade era jogar tudo para o alto (rsrs). Nesses momentos, eu orava e pedia forças a Deus, pedia para Ele clarear minha mente, lembrava também de todos aqueles que dependiam e que estavam investindo em mim. Por fim, me vinha a seguinte frase à mente: “O sofrimento é passageiro; desistir é para sempre” (Lance Armstrong)
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Amanda: Não desista do seu sonho. Acredite em você. Leve o estudo a sério. Faça o seu melhor. Saiba que o caminho é árduo, mas tenha fé em Deus que sua hora vai chegar.