Aprovada no concurso TJMG para o cargo de Oficial Judiciário - Oficial de Justiça
Tribunais“[…] continuem firmes e não desistam que a vitória chegará e eu posso lhes garantir que não há nada mais gratificante do que ver o seu nome entre os primeiros colocados na lista de aprovados! Continuem lutando que a vitória é certa! […]”
Confira nossa entrevista com Naiara Vieira Leal, aprovada em 19º lugar no concurso TJMG para o cargo de Oficial Judiciário – Oficial de Justiça:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Naiara Vieira Leal: Sou Bacharel em Direito, tenho 31 anos e moro em Sete Lagoas/Minas Gerais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Naiara: Meu pai é Policial Militar aposentado e ele sempre me incentivou a estudar para concursos públicos devido à estabilidade que o cargo público proporciona e a remuneração, que claro não nos deixará ricos, mas que é capaz de nos proporcionar uma vida digna.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Naiara: Sim. Meu período de preparação é dividido em duas fases.
A primeira fase foi de Janeiro a Outubro de 2020 em que eu trabalhava em horário comercial, ou seja, 8 horas diárias ou mais! Nesse período eu estudava durante o trajeto para o trabalho, no horário de almoço e quando chegava em casa estudava cerca de 2 horas antes de dormir.
A segunda fase foi a partir de outubro de 2020 quando fui demitida do trabalho e passei a atuar como correspondente jurídico. Como era um trabalho esporádico eu tinha bastante tempo livre para estudar, então eu dividia os estudos ao longo do dia. Estudava 3 horas na parte da manha, 3 horas à tarde e 2 horas à noite, essa divisão de horários me permitia ter períodos de descanso e aguentar mais horas de estudos sem ficar uma rotina muito cansativa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Naiara: O primeiro concurso que prestei foi em 2013, para o cargo de Oficial de Justiça do TJMG! Fui aprovada em 2 º lugar na Comarca de Paraopeba, porém havia só uma vaga prevista no edital e durante a validade do concurso não surgiram vagas e eu fiquei de fora! Criei muitas expectativas com essa aprovação e como não fui nomeada fiquei muito frustrada e simplesmente parei de estudar para concursos.
Em 2020 após ser demitida, percebi que precisava de algo mais estável na minha vida e foi aí que decidi mergulhar de cabeça nas provas de concursos e me mantive estudando.
Em 2021 a PMMG abriu o edital para soldado, prestei o concurso e fui aprovada em 2º lugar na 19ª RPM (Sete Lagoas), mas após o TAF (que fui aprovada, mas com pontuação baixa!) fiquei em 7º lugar e eram apenas 5 vagas femininas. Esse período foi de grande sofrimento, porque devido à necessidade de pessoal que a PM enfrenta, acreditava que os excedentes seriam chamados, fiquei na expectativa de convocação durante 1 ano (obs: fiquei na expectativa, mas continuei estudando!) e no final não fomos convocados, ou seja, mais uma frustração! Porém dessa vez estava decida a não parar.
Em 2022 prestei o concurso do TJDFT para o cargo de Técnico Judiciário, fui aprovada e obtive 41/60 pontos, porém o corte para ter as discursivas corrigidas ficou em 42/60 (Obs: na hora de preencher o gabarito troquei a resposta de 5 questões! Não façam isso! kkk), ou seja, fiquei fora da segunda etapa e fui eliminada (mais uma frustração!).
Também em 2022 prestei o concurso para Oficial de Justiça do TJMG no qual fui aprovada em 5 º lugar na Comarca de Contagem e estou confiante na nomeação! E em 2023 prestei para Oficial do MPMG, fui aprovada em 10º lugar na Comarca de Pedro Leopoldo e estou aguardando a correção das discursivas que pode alterar significativamente a classificação. E ontem realizei as provas para a Prefeitura de Sete Lagoas e aguardo o resultado.
Agora vou focar na preparação para o cargo de Escrevente do TJSP.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Naiara: Minha vida social era bem restrita! Só comparecia a eventos importantes, como casamentos e aniversários de familiares e amigos íntimos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Naiara: Sim! Meus pais e meus irmãos me apoiaram incondicionalmente. Apoiaram psicologicamente nos momentos mais difíceis em que eu queria desistir, e financeiramente com os custos de inscrições, passagens e hospedagens! Sem eles nada seria possível!
Quanto aos amigos, apenas os mais íntimos sabiam que eu estudava para concursos e também me apoiaram, e me apoiam, muito! Sou eternamente grata a eles também!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Naiara: Especificamente para o concurso do TJMG estudei 5 meses! O segredo é manter a constância e estudar todos os dias, nem que seja por poucas horas para criar o hábito de estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Naiara: Gosto de PDFs porque são mais completos e permitem estudar uma maior quantidade de conteúdo em menos tempo. Assistia videoaulas (que consomem maior tempo) apenas em pontos da matéria em que eu tinha dificuldade e em matérias como Raciocínio Lógico e Informática.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Naiara: Conheci através do Youtube e Instagram.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Naiara: Não.
As videoaulas do Estratégia foram essenciais para a minha preparação, principalmente em Raciocínio Lógico, matéria que tenho grande dificuldade! Posso dizer que só aprendi essa matéria com o professor Brunno Lima, que tem uma didática maravilhosa e explica tudo passo a passo! Graças a essa explicação detalhada consegui gabaritar a matéria no concurso do TJMG.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Naiara: Dividi as matérias de acordo com a relevância delas para a prova. Direcionava uma maior quantidade de horas de estudo para as matérias com o maior número de questões. No caso da prova do TJMG, Conhecimentos Específicos e Português representavam quase 60% dos pontos da prova, então essas matérias eu estudava todos os dias e as outras eu ia intercalando ao longo da semana. No total, estudava cerca de 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Naiara: Não fazia resumos! Acredito que tomam muito tempo. Revisava através da resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Naiara: Resolver questões é essencial para a fixação do conteúdo estudado. Resolvi aproximadamente 3.000 questões ao longo da minha preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Naiara: As disciplinas que eu mais tinha dificuldade eram Raciocínio Lógico e Informática. As videoaulas foram essenciais para superar essa dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Naiara: Na semana que antecedeu a prova foquei na resolução de questões de todas as matérias estudadas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Naiara: Meus principais erros foram a falta de inteligência emocional para entender que mesmo se dedicando, muitas vezes, as coisas não sairão da forma como planejamos, e duvidar da minha capacidade quando algo não dava certo.
Meus principais acertos foram recomeçar depois de um longo tempo sem estudar, acreditar que sou capaz e que a vitória chegará para quem não desiste.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Naiara: Sim! Na verdade eu desisti por um tempo, fiquei 7 anos sem prestar concursos. Minha maior motivação foi buscar a estabilidade financeira que eu não tinha; a realização pessoal e profissional, porque sempre sonhei em trabalhar no Judiciário; e também a possibilidade de uma vida mais tranquila no futuro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Naiara: O conselho que eu deixo a quem está iniciando a caminhada no mundo dos concursos é que tenham muita fé em Deus e em vocês, tenham paciência, perseverança e muita força de vontade! Nem sempre as coisas sairão conforme planejado, portanto, estejam preparados para enfrentar dores, frustrações, sentimentos de incapacidade, dificuldades financeiras, entre outras situações que somente nós concurseiros somos capazes de entender…., mas continuem firmes e não desistam que a vitória chegará e eu posso lhes garantir que não há nada mais gratificante do que ver o seu nome entre os primeiros colocados na lista de aprovados! Continuem lutando que a vitória é certa!
E para finalizar deixo aqui uma das frases que mais me motivaram nos dias difíceis: ’’A dor é passageira, mas a glória é eterna. “
Um grande abraço e fiquem com Deus!