“Tenha fé, você é capaz. Viva enquanto estuda e estude enquanto vive, não deixe esses dois, três ou quatro anos passarem em branco em sua vida. Do mesmo modo que você deve fazer sua rotina de estudos, coloque o tempo de descanso e de repor energias”
Confira a nossa entrevista com Caique Cirano Di Paula, aprovado no concurso TJAC para Juiz de Direito Substituto:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Há quanto tempo se formou em Direito? Qual sua idade e cidade natal?
Caique Cirano Di Paula: Concluí a graduação em Direito em janeiro de 2011, tenho 34 anos e sou natural de Alagoa Grande, uma pequena cidade no interior da Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Escolheu seu curso superior já pensando em fazer concurso ou chegou a advogar?
Caique: Tive uma infância bem difícil, não tive a presença do meu pai biológico e estudei em escola pública a maior parte do ensino fundamental, então sempre tive o estudo como única oportunidade de mudar de vida, meus avós sempre endossavam a importância dos estudos. Já escolhi o curso de direito visando ser juiz (na comarca em que residia havia um juiz exemplar e muito respeitado), e todos os concursos que fiz, bem como o período que advoguei, foram no sentido de obter uma estabilidade financeira que me permitisse prestar magistratura.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Caique: Fiz vários concursos de diferentes áreas, mas meu foco sempre foi a magistratura. Percebi que os concursos mais visados nem sempre eram os mais acessíveis ou interessantes, com possibilidade de crescimento. Então antes mesmo de terminar a faculdade já era concursado na área fiscal municipal, na qual continuei enquanto prestava concurso para magistratura.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caique: Sempre tive que trabalhar para poder estudar e prestar concursos. Os gastos com passagens, estadia, materiais, inscrições e tudo mais são elevados, assim prestava praticamente todos os concursos até a primeira aprovação. Com o tempo aprendi que é melhor focar uma única área, revisitando as mesmas matérias.
Somente a partir do meu cargo atual que pude efetivamente me dedicar à magistratura, e já adianto que não sou um concurseiro convencional: trabalho meu expediente normal de 6 horas corridas, almoço, durmo, estudo uma ou duas horas, treino, janto, estudo mais uma ou duas horas, depois assisto algo, vejo as redes sociais, jogo videogame… Fim de semana estudo duas a quatro horas no sábado, depois saio com a turma, me divirto, vou ao cinema. E no domingo vou à missa, almoço e descanso.
Percebi que o sacrifício de uma jornada de estudos muito pesada não é produtiva, não compensa. Gosto de comparar quem está dirigindo um carro tranquilamente e ouvindo música a 100km/h e alguém estressado “voando” a 150km/h, ambos chegarão ao destino, o segundo pode até chegar mais rápido, mas, ao menos pra mim, o risco não compensa, o corpo e a mente reclamam…
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caique: Primeiro eu fui reprovado em vários concursos, depois fui aprovado para Agente Arrecadador do Município de Alagoa Grande/PB (1º), Fiscal de Tributos de Queimadas/PB (1º), Advogado do CREAS/PB (1º), Agente Fiscal de Tributos de Patos/PB (5º, atual cargo) e agora Juiz de Direito Substituto do TJAC (13º). Tenho várias aprovações em que pela colocação não fui nomeado, como procuradorias municipais, analista do TRF e do MPU e outras tantas aprovações em primeira ou segunda fases de magistraturas, mas sem sucesso em concluir todas as etapas até agora.
Pretendo continuar estudando até ser nomeado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caique: Meu estudo para magistratura vem desde 2018. Tentar estudar um pouco que seja mesmo em dias ruins, em dias que tudo deu errado, no dia dos acasos, isso ajuda a não estacionar. Terapia, treino e sobretudo a fé, não adianta mergulhar nos livros e deixar de viver, tem que haver um certo equilíbrio direcionado. Desativar as redes sociais nas retas finais também fez a diferença.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Caique: Concursos com múltiplas fases têm algumas peculiaridades.
A primeira fase (objetiva) é como qualquer outra: Lei Seca + Informativos + Questões + PDF, videoaulas ou aulas apenas sobre assuntos que se possua muita dificuldade.
Segunda e terceiras fases (discursiva e sentenças) dependem de um curso de sentença, pois você não irá fazer uma sentença, mas sim uma prova de sentença, com miudezas que podem valer sua aprovação.
A fase oral, por fim, não depende apenas do seu conhecimento, mas de sua postura, raciocínio lógico, capacidade de argumentação. É imprescindível fazer cursos específicos e treinar bastante a oratória.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caique: Um colega de concurso nos apresentou o Estratégia no grupo de whatsapp dos aprovados para a prova oral.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caique: Meu contato com o Estratégia limitou-se a fase oral, mas me foi muito útil: a metodologia utilizada pelos professores foi idêntica àquela utilizada pela Vunesp em minha prova oral, com uma pergunta principal e reperguntas sobre o tema, de forma dinâmica, que estimula o raciocínio.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Caique: Duas a quatro horas por dia, duas matérias por dia, separadas por um intervalo de treino e alimentação. Na fase oral, tinha treinos semanais aos sábados de manhã.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Caique: Revisões sempre por questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caique: A resolução de questões é o alicerce principal para aprovação em qualquer concurso. Você pode até conhecer o assunto, mas a forma que tal tema é exigido na questão deve estar cristalizada em sua mente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caique: Para a prova oral cheguei à cidade da prova com 4 dias de antecedência, li meu material de questões e, nas 24 horas anteriores, foquei nos temas que tinha mais dificuldade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caique: Tive vários períodos de “pausas” nos estudos, principalmente por problemas familiares ou afetivos, até que entendi que mesmo as pessoas que mais amamos ou que mais nos amam, às vezes se põem como obstáculos em nossa jornada. É preciso ter serenidade para entender que a realização de seu sonho impõe renúncias.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caique: Primeiramente tenha fé, você é capaz. Viva enquanto estuda e estude enquanto vive, não deixe esses dois, três ou quatro anos passarem em branco em sua vida. Do mesmo modo que você deve fazer sua rotina de estudos, coloque o tempo de descanso e de repor energias.
Foque numa só carreira e assim você sempre estará estudando e revisando os mesmos assuntos, foque nas questões, em saber por que cada alternativa está certa ou errada, juntamente com a leitura da lei seca, informativos e seu material de PDF que sua hora vai chegar.
Finalmente, não tenha medo de reprovações nem de pedir ajuda. Faça quantos concursos puder, isso ajuda até na ansiedade pós prova. Pedir ajuda é contar e confiar do seu cursinho – os professores e colaboradores estão lá pra te ajudar, então se sentir dificuldades não perca tempo, faça um esforço e siga quem tem experiência em ajudar pessoas a realizar seus sonhos.