Aprovada no Concurso TJ SP
“O caminho é repleto de dificuldades e renúncias, mas a alegria da aprovação e do dever cumprido supera qualquer fase difícil, o importante é NUNCA desistir!”.
Confira nossa entrevista com a Coimbra Almeida, aprovada em 2º lugar no concurso TJ SP para o cargo de Assistente Social Judiciário:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Coimbra Almeida: Sou formada em Serviço Social pela UFRN, tenho 34 anos e sou de Natal/RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Coimbra: A decisão por concursos públicos veio do desejo de obter estabilidade profissional.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Coimbra: Durante minha caminhada, trabalhava e estudava, para lograr êxito foi preciso encarar os estudos como um compromisso, assim como era trabalhar, então, tinha horário certo para começar a estudar, rigorosamente cumprido.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Coimbra: Já fui aprovada em quatro concursos públicos: Aeronáutica, Banco do Nordeste, Prefeitura de Baía Formosa e TJSP.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Coimbra: A sensação é indescritível, é um misto de felicidade e dever cumprido.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Coimbra: A vida social ficou um pouco comprometida, mas não era radical, dependendo de como tinha sido a semana de estudos, me dava uma folga no domingo.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Coimbra: Minha família sempre me apoiou, mas tinha consciência que essa “empreitada” era minha e que dependia exclusivamente do meu empenho.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Coimbra: Acredito que é válido sim, mas é preciso tomar cuidado para não se acomodar, ter foco e continuar buscando seu objetivo principal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Coimbra: Para o TJ SP foi uma preparação intensa pós-edital de três meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Coimbra: Sim! Já estudei sem edital e sem perspectiva do mesmo, mantinha a disciplina e focava no meu objetivo, estudava de forma regular, sem a pressão do pós-edital, e é o que recomendo para qualquer concurseiro.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Coimbra: Quando resolvi estudar para concursos, pesquisei bastante sobre os cursos preparatório e o Estratégia se destacou pela qualidade do material e os excelentes professores.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Coimbra: Durante a preparação focava no PDF e nas resoluções de questões, quando apresentava muita dificuldade em alguma disciplina, assistia videoaulas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Coimbra: Estudava por ciclos, com, pelo menos, quatro matérias por dia. Fazia muitas questões e montei meu plano de estudos de acordo com as minhas necessidades e levando em consideração as especificidades do concurso que ia prestar.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Coimbra: Muita dificuldade em Raciocínio Lógico e Matemática, então dedicava mais tempo a essas disciplinas e assistia videoaulas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Coimbra: A reta final é um período mais intenso, requer mais dedicação e foco. No entanto, na véspera da prova, ou seja, no fim de semana da realização, prefiro não estudar, a ansiedade é alta e a mente precisa estar descansada.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Coimbra: Durante a preparação é muito importante se conhecer bem, saber qual é o horário que você rende mais, qual a metodologia de estudo que melhor lhe atende, enfim, essas são coisas imprescindíveis para um estudo de qualidade e isso o concurseiro só aprende com o tempo, por isso, a caminhada deve ser contínua.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Coimbra: Essa caminhada nunca é fácil, requer muita dedicação e foco, por vezes, chorei estudando e pensei em desistir, mas logo recobrava a consciência e pensava no meu objetivo. É preciso ter em mente que nem todos os dias você estará motivado e o que vai lhe manter é a disciplina.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Coimbra: Minha maior motivação era pensar na realização do meu sonho, saber que um dia iria se concretizar, ser servidora pública.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Coimbra: Para aqueles que almejam a aprovação, permitam-se ser iniciantes, errem e aprendam como erros, persistam, o caminho é repleto de dificuldades e renúncias, mas a alegria da aprovação e do dever cumprido supera qualquer fase difícil, o importante é NUNCA desistir!