Aprovada em 1° lugar no concurso TJRN para Analista Judiciário - Apoio Especializado - Psicologia (Leste Potiguar)
Tribunais.
“Descanse a mente, tenha paciência, e mesmo que dessa vez não seja A vez, outras oportunidades sempre surgirão e aquele conhecimento nunca será em vão”
Confira nossa entrevista com Eloah Dantas De Lima, aprovada em 1° lugar no concurso TJRN para Analista Judiciário – Apoio Especializado – Psicologia (Leste Potiguar):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal
Eloah Dantas De Lima: Meu nome é Eloah, tenho 23 anos, sou psicóloga e natural de Natal-RN
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Eloah: Em 2022 criei o desejo de começar a estudar para concursos devido a todas as vantagens que ser servidor público podem te oferecer, além do interesse pela psicologia jurídica e sua atuação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Eloah: Especificamente para a prova do TJRN, pude me dedicar exclusivamente aos estudos, pois havia acabado de terminar a faculdade e estava aguardando ser chamada para outro concurso que havia feito em 2022.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Eloah: Minha jornada é bastante recente, antes do TJ prestei meu primeiro concurso para começar a estudar, escolhi o da Prefeitura de Macaíba para o cargo de Psicólogo. Tive a felicidade de saber que fiquei em 3º lugar na prova, e em 5º lugar no resultado final (ainda não possuo títulos, pois sou recém formada, o que acaba interferindo minha colocação).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Eloah: Inicialmente, minha vida social se manteve normal, porém, ao se aproximar da prova, reduzi minhas saídas e também a frequência na academia. Apesar de estudar ser importante, não recomendo abrir mão de socialização e atividade física, pois sinto que minha saúde mental foi bastante afetada, o que impactou negativamente nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Eloah: Minha família me apoiou bastante, sempre fazendo questão de enaltecer minha capacidade e esforço. Além disso, meus pais me deram a oportunidade de me dedicar exclusivamente aos estudos, sem isso a jornada teria se tornado muito mais complicada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Eloah: Estudei aproximadamente 7 meses para o concurso, desde o dia em que soube que provavelmente o edital seria aberto, no final de 2022.
O que manteve a disciplina foi enxergar minha evolução ao longo dos meses e pensar na recompensa de todo esse processo. Além disso, respeitar minha vontade de estudar ou não determinadas matérias naquele momento, para tornar o processo menos tortuoso. Caso em determinado dia eu não estivesse tão bem para estudar, sempre escolhia algo que fosse do meu agrado para não perder o ritmo, deixando as matérias mais difíceis para dias que eu estava melhor e assim fazer com que o estudo rendesse mais, respeitando meus limites.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Eloah: Videoaulas foram essenciais para entender assuntos complexos que eu estava tendo contato pela primeira vez, muito úteis nas matérias de direito, por exemplo. Apesar de muitos considerarem uma “perda de tempo”, por de fato gastar bastante tempo, elas foram essenciais para minha total compreensão de determinados assuntos, que com certeza poderia ser afetada sem a ajuda de um professor para me explicar.
Os materiais em PDF também foram úteis como forma de trazer o conteúdo de algumas leis com uma linguagem mais simples e que facilitasse o entendimento.
Fazer resumos no computador também me ajudou a trazer o conteúdo para minha própria linguagem, o que permitia realizar consultas, tirar dúvidas e revisar com mais agilidade. Porém, o principal de tudo sempre será resolver questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Eloah: Conheci o Estratégia concursos através das aulas do YouTube, que sempre entregaram bastante qualidade e professores maravilhosos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Eloah: Com certeza, as videoaulas e os PDFS foram essenciais para minha aprovação e tiveram um impacto significativo na minha compreensão total do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Eloah: Eu escolhia uma matéria para estudar no dia a depender da minha necessidade e/ou vontade, mas sempre me atentando em variar para bater todos os assuntos do edital. Estudava cerca de 8-10h em dias mais produtivos. No dia seguinte eu decidia se continuaria ou não naquela mesma matéria caso achasse que fosse benéfico para o entendimento do assunto, se não, mudaria para outra.
Sempre fiz questão também de começar pelo assunto mais fácil/base para depois partir para o mais difícil, sem tentar pular etapas. Aprender direito constitucional antes de qualquer outra área do direito foi essencial para mim, que venho de outra formação, absorver e conseguir relacionar os assuntos entre si.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Eloah: Minhas revisões sempre foram voltadas aos resumos que eu mesma fazia no computador (para ser mais rápido) e resolver questões. Se eu errasse uma questão, parava para estudar aquele assunto na hora.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Eloah: Eu possuía uma meta de resolver 100 questões por dia, alguns dias mais e outros menos, mas sempre com essa meta em mente. Ao se aproximar da prova, fui ficando um pouco mais cansada e esse rendimento diminuiu, mas sem nunca abandonar as outras formas de estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Eloah: A disciplina que tive mais dificuldade, com toda certeza, foi regimento interno do TJ. Aproveitei algumas videoaulas que estavam disponíveis sobre o assunto para superar o cansaço da leitura, revisei um pouco toda dia quando faltava um mês para a prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Eloah: Na semana que antecedeu a prova, revisei os assuntos mais importantes e, quando possível, escolhi alguns tópicos que ainda tinham alguns déficits para tentar me apropriar mais do tema. Além disso, me permiti sair um dia de noite para desopilar, por já estar muito cansada mentalmente.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Eloah: Aproveitei também de algumas aulas que estavam disponíveis sobre a resolução de discursivas, adquiri ebooks que continham várias questões de provas de psicologia com o espelho das respostas, selecionei as que estavam dentro da área jurídica e fui tentando resolver da minha maneira. Repeti algumas questões para adaptar a escrita e ir melhorando com o tempo. Confesso que me dediquei as discursivas apenas quando faltava cerca de 3 semanas para a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Eloah: Os principais erros com certeza foram, principalmente durante o último mês, abandonar o lazer e os exercícios físicos. Sem saúde mental não conseguimos estudar bem com a quantidade de energia e foco que precisamos.
Talvez o principal acerto tenha sido não me obrigar a seguir um cronograma rígido de estudos, me permitir estudar ou revisar uma matéria que eu tivesse mais afinidade nos dias em que não estava bem de forma alguma. Apesar de funcionar bem para algumas pessoas, mas para mim pode gerar um rendimento menor e um stress maior. Acreditar em mim mesma e me lembrar de ter paciência nos tópicos mais difíceis fez com que eu não desistisse de tentar entender nenhum dos assuntos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Eloah: Mesmo nos dias de maior cansaço eu nunca pensei seriamente em desistir. A principal motivação foi ver todo o caminho que eu já havia percorrido, todo o conhecimento que eu já havia adquirido e como aquilo poderia mudar a minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Eloah: O processo não é linear, haverá dias bons e ruins assim como tudo na nossa vida. Descanse a mente, tenha paciência, e mesmo que dessa vez não seja A vez, outras oportunidades sempre surgirão e aquele conhecimento nunca será em vão.